Conecte-se conosco
01 1 - Caixa de Som Bluetooth? Melhor comprar uma Soundbar

GADGETS

Caixa de Som Bluetooth? Melhor comprar uma Soundbar

Optar por uma soundbar, no lugar de uma caixa de som bluetooth, pode resultar em mais potência, versatilidade e qualidade sonora. Confira.

É senso comum optar por um home theater quando se está buscando o melhor som para a sala de TV. Porém, dependendo do tamanho do ambiente e da dificuldade de se posicionar corretamente um sistema de som 5.1 ou 7.1, a qualidade sonora pode ficar longe do que se espera desse tipo de aparelho.

No caso de pequenas salas e ambientes, pode ser mais interessante optar por uma soundbar. A gente já comentou essas e outras vantagens aqui no Showmetech, no post Soundbar, vale a pena comprar um?.

Mas, você sabia que a soundbar também pode substituir as populares caixas de som bluetooth? As vantagens estão na potência, versatilidade de conexões e na multifuncionalidade. Confira:

shutterstock 253019749 720x480 - Caixa de Som Bluetooth? Melhor comprar uma Soundbar

Soundbar vs Caixa de Som Bluetooth

Qualidade de som

É bem verdade que as caixas de som bluetooth são mais portáteis e fáceis de transportar, cabendo em praticamente qualquer situação em ambiente. Porém, devido essa portabilidade vem à custo da qualidade e potência do som. Caixas pequenas e portáteis precisam compactar os dispositivos internos e, por esta razão, costuma ser menos potentes.

As soundbars, apesar de não serem tão portáteis, são vendidas em configurações de áudio amplitudes mais interessantes de sons graves e agudos, em pacotes de 2.1, 3.1, 5.1 e até 7.1 caixas de som unificadas (o número da esquerda indica sempre a quantidade de caixas de som presente no kit, enquanto o da direita representa o subwoofer). E, convenhamos, já que elas dispensam fios e conexões (além da conexão de energia), para trasportá-las de um ambiente para o outro, não há muito trabalho.

maxresdefault 7 - Caixa de Som Bluetooth? Melhor comprar uma Soundbar

Yamaha YSP-3300: uma soundbar com 7.1 canais

A Soundbar YSP-3300 da Yamaha surpreende pela potência de especificações. Ela tem 7.1 canais com 16 falantes e dois woofers, mais um subwoofer wireless. A potência de saída total é de 262W.

Fácil conexão

lg curved sound bar 2015 56a4b5f65f9b58b7d0d86ab3 720x483 - Caixa de Som Bluetooth? Melhor comprar uma Soundbar

Bluetooth, P2, HDMI e Entrada Óptica são algumas das opções disponíveis para você conectar seus aparelhos.

Além do mais, as soundbars dispõem de diversas opções de conexão como a P2 (a mesma presente no seu smartphone), Bluetooth, cabo óptico e até o padrão HDMI.

Alguns modelos facilitam o pareamento de dispositivos como smartphones e tablets, deixando o processo ainda mais prático (leia sobre TV Sound Connect e Sound Sync Wireless aqui) e livre de fios. É o caso do modelo Soundbar SH5 da LG, visto abaixo:

LG Soundbar SH5 - Caixa de Som Bluetooth? Melhor comprar uma Soundbar

LG Soundbar SH5 com Sound Sync Wireless, para facilitar o pareamento.

 

Modelos disponíveis no mercado

samsung 8 720x240 - Caixa de Som Bluetooth? Melhor comprar uma Soundbar

HW-M4501 é um dos mais belos modelos à venda no Brasil.

Existem diversos modelos de soundbars no mercado. Por exemplo, em 2017 a Samsung trouxe para o Brasil três novas opções de soundbars voltadas para esses usuários que querem um equilíbrio entre som e portabilidade: K 450, K 360 e M 4501.

Nós avaliamos o modelo M 4501, no post abaixo:

Review: Samsung Soundbar Curvo com Subwoofer sem fio M 4501

Essas três soundbars contam com 2.1 canais, ou seja, som estéreo e, além de servirem como fonte primária de som do televisor, é possível reproduzir as músicas do seu smartphone através da conexão P2 ou Bluetooth.

As potências variam de acordo com o modelo. A K450 conta com 300W RMS, a K360 entrega 130W RMS e a M4501, que é mais arrojada, com uma curvatura na barra, oferece 260W. As caixas de som bluetooth mais populares do mercado oferecem menos de 100W de potência.

A integração das soundbars com as TVs da Samsung entregam ainda mais praticidade ao usuário, já que é possível utilizar o próprio controle remoto da TV para controlar as soundbars, permitindo inclusive alterar as configurações do equipamento.

Conclusão

Se, no comparativo de especificações, as soundbars são quase imbatíveis, talvez seu calcanhar de Aquiles seja definido por dois pontos: preço e portabilidade. Quem optar por elas, estará buscando por modelos que custam entre R$ 700,00 e R$ 1.400,00 (ou mais, em modelos ainda mais potentes), e buscando instalá-las em ambientes onde mover-se não seja tão necessário.

Se estas duas questões não são o problema, o resto é lucro: os modelos costumam ter um belíssimo design, e potência de sobra para reproduzir músicas, filmes, seriados e outros conteúdos com qualidade.

Continue lendo
Advertisement

Carioca, altamente aficionado por tecnologias que realmente funcionam, rock, Batman, livros, Netflix, academia e mais um amontoado de coisas.

Comentários
Subir