Câmera do Galaxy S4 ganha do iPhone 5, Xperia Z e Lumia 920 em testes

Galaxy S4 iPhone 5 Lumia 920 - Câmera do Galaxy S4 ganha do iPhone 5, Xperia Z e Lumia 920 em testes
Testes feitos pela francesa DxO Labs, especializada em câmeras e lentes, colocaram a câmera do Galaxy S4 fabricado pela Samsung acima das câmeras do iPhone 5 (Apple), Lumia 920 (Nokia), Xperia Z (Sony), e o BlackBerry Z10 (BlackBerry/RIM), todos carros-chefes de seus respectivos fabricantes...

Galaxy S4 iPhone 5 Lumia 920 - Câmera do Galaxy S4 ganha do iPhone 5, Xperia Z e Lumia 920 em testes

Testes feitos pela francesa DxO Labs, especializada em câmeras e lentes, colocaram a câmera do Galaxy S4 fabricado pela Samsung acima das câmeras do iPhone 5 (Apple), Lumia 920 (Nokia), Xperia Z (Sony), e o BlackBerry Z10 (BlackBerry/RIM), todos carros-chefes de seus respectivos fabricantes.

Embora pouco conhecida pelo público em geral, a DxO Labs é a responsável pelo DxOMark, um conjuntos de protocolos, ferramentas e software usados por empresas conceituadas como o site Digital Photography Review para avaliar câmeras.

Os testes analisam a performance em quesitos como exposição e contraste, cor, auto-foco, textura, ruído, artefatos e estabilização da imagem em diversas condições de luz. Cada um desses itens recebe uma nota com a análise da imagem gerada e o programa, então, calcula a média da câmera para fotos e para vídeos. Feito isso, os testes chegam a uma nota final.

Nos testes o primeiro lugar ficou com o Nokia 808 PureView, que recebeu 77 pontos; o Galaxy S4, que ficou com o segundo lugar, recebeu 75 pontos; e empatados do terceiro ao sexto lugar estão o iPhone 5, o Galaxy Note 2, o Galaxy S III e o iPhone 4S, que receberam 72 pontos. O BlackBerry Z10 ficou em sétimo lugar com 67 pontos, o Lumia 920 em nono lugar com 66 pontos e o Xperia Z em décimo com 61 pontos.

Confira a lista completa abaixo (quanto maior a pontuação, melhor):

Testes Galaxy S4 iPhone 5 Nokia Lumia 920 camera test - Câmera do Galaxy S4 ganha do iPhone 5, Xperia Z e Lumia 920 em testes

O Galaxy S4 recebeu bastantes elogios nas imagens capturadas em ambientes externos com alta luminosidade. Entre os pontos positivos estão a preservação impressionante de detalhes em condições de luz brilhante, o foco automático rápido e preciso, tanto no modo automático quanto manual, boa exposição automática, cores ricas em vários tipos de condições de iluminação e boa qualidade da imagem tirada com o flash. A principal crítica fica por conta da baixa qualidade das imagens geradas em ambientes com pouca luz.

Nos modelos empatados do terceiro ao sexto lugar: iPhone 5, Galaxy Note 2, Galaxy SIII e iPhone 4S, foi considerado que o Galaxy SIII e o Galaxy Note 2 possuem câmeras praticamente idênticas, sendo até hoje uma das líderes no foco automático em velocidade e precisão. Ambos os aparelhos reproduzem cores ricas, especialmente em ambientes externos, e o lado negativo, assim como no S4, é seu desempenho em ambientes com pouca luz, onde estes perdem ainda mais detalhes que o seu irmão mais novo.

Mas, a grande surpresa aqui foi o empate técnico entre o iPhone 5 e seu antecessor. Embora a nova geração tenha tido grandes avanços nos recursos da câmera (causados pela nova versão do software) e, principalmente, na estabilização de vídeo, teve uma piora dramática na geração de artefatos com um o alargamento da lente, que deixa as imagens tiradas contra a luz com uma coloração violeta, o que acabou equilibrando a pontuação das duas câmeras. Segundo o site, esse problema já persegue a Apple desde o lançamento do iPhone 4, e, agora, houve uma piora.

Dois modelos muito badalados justamente por suas câmeras, não se saíram tão bem nos testes. Tanto o Lumia 920 quanto o Xperia Z receberam uma pontuação de vídeo maior que a de fotografias estáticas. Em ambos as imagens capturadas em ambiente com pouca luminosidade foram bem elogiadas, com uma pequena vantagem para o Lumia 720. Já a precisão do foco automático, nitidez, textura e equilíbrio das cores foram bem criticados nos dois aparelhos. O Xperia Z ainda teve o agravo de usar pesadamente filtros pra reduzir ruídos, o que teve um impacto negativo nos detalhes e texturas, fazendo com que sua nota ficasse abaixo do Lumia no resultado final.

Notou-se a falta do HTC One nos testes, embora a empresa tivesse outro representante nos testes, talvez pela câmera de apenas 4 Megapixels do carro-chefe da empresa taiwanesa. Outras ausências notáveis foram a Motorola e a LG, embora historicamente ambas sejam notórias por péssimas câmeras. Quem sabe isso mude em um futuro próximo (sim, estou falando do X Phone) e possamos ver mais um aparelho no comparativo.

Os testes individuais podem ser encontrados neste link, (em inglês).

Galaxy S4 iPhone 5 Lumia 920 - Câmera do Galaxy S4 ganha do iPhone 5, Xperia Z e Lumia 920 em testes

10 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Lumia 920 em último? Atrás do lixo da câmera do Z10, GS III, Note II e até do HTC 8X? Eu tenho um HTC e posso garantir que a câmera não é das melhores.

    Esse teste é mais comprado que a própria propaganda acerca desse celular que trinca tela sozinho. ASUDhsah

    • E outra coisa “Notou-se a falta do HTC One nos testes, embora a empresa tivesse outro representante nos testes, talvez pela câmera de apenas 4 Megapixels do carro-chefe da empresa coreana.” Empresa coreana?

      • É impossível confiar nesses testes da DxO Labs. Felizmente, hoje, nós podemos questionar qualquer tipo de teste com embasamento – e grande. Não vou falar dessa Digital Photography Review porque não conheço, mas diria que é bem propenso a ser comprado também. De qualquer forma, vamos as evidências – lembrando que eu NUNCA disse que o Lumia era o melhor, disse apenas que é IMPOSSÍVEL ele estar em último em comparação com o restante -:

        Veja apenas o comparativo a olho nú, sem cair na fala dos sites. Imparcialidade falta nesse meio:

        https://geeksou.eu/tecnologia/comparativo-samsung-galaxy-s4-iphone-5-htc-sony-xperia-zgalaxy-s3-nokia-lumia-920

        As comparações abaixo começam aos 7:31. Não precisa nem esperar por comparações sem luz e flash, visto que nenhum outro aparelho se aproxima do Lumia:

        Outro teste só de câmera em russo:

        Eu nem vou entrar nos detalhes de construção, desempenho e navegação no OS. O S4 é sim um bom aparelho, mas o marketing é maior do que ele aparenta ser. 🙁

  • Interessante ver esse tipo de teste. Boa parte dos veículos que testam, o fazem de forma bastante superficial. Muitos, até de forma tendenciosa. Como os inúmeros testes do Lumia 920 apenas em ambientes escuros ou em eternos testes de gravação de vídeo.

    No restante, eu vi pouca coisa, como se não houvesse importância. Não se destacar em nitidez, nem em foco e equilíbrio de cores é lamentável.

  • Vocês são loucos? Eu tenho um galaxy s3 e a camera é mais ou menos, bem inferior aos antigos celulares que tive. O Lumia 920 deveria ta é segundo lugar, o xperia z em terceiro, iphone 5 em quarto e galaxy s4 em quinto! Vocês puxam muito saco da samsung ou estão cegos. :))))

    • Olá Fernando. Esse teste não foi feito pelo Showmetech. Apenas publicamos os resultados divulgados pela DxO Labs. Ainda assim, não significa que eles estão 100% corretos. O Showmetech não puxa saco de nenhuma fabricante. Não favorecemos nenhum tipo de plataforma. Alias, testamos todos os aparelhos em questão e demos nossa opinião sobre eles. Caso tenha curiosidade, veja os reviews que fizemos. Abraços.

      • Não sou nenhum expert em tecnologias,mas gosto muito de celulares.Tenho um lumia 920 e minha esposa um lumia 720.As fotos do 720 são melhores em nitidez.Tirei uma foto com 720 e passei a mesma para 920,cheguei a conclusão que a qualidade da tela do 720 é melhor.A propaganda é grande a respeito do 920,mas tive um nokia n 701 e a câmera tambem é melhor.

  • Bah, pra mim ninguém ainda superou a boa e “velha” câmera do n8 ^^. Acho que a Nokia devia “reviver” o n8 com um hardware melhor e talvez com o wp8…

Receba Notícias por E-mail:

Share via