Câmera DSLR vale a pena? Saiba como funciona

Câmera dslr eos canon.
Um guia completo para você saber como funcionam e quais são as vantagens e desvantagens de uma câmera DSLR.

Uma câmera DSLR é aquele tipo de câmera que é fácil de identificar por ser grande. Ela pode ser usada com diferentes lentes e tem aquela cara de ”profissional”. Além de ser uma câmera fotográfica, ela possui diversas outras funções.

DSLR é uma sigla em inglês para “Digital Single – Lens Reflex” , que em uma tradução livre seria ”Câmera de reflexo por uma lente”. Mas o que ela tem de diferente? E como ela funciona?

O conceito de funcionamento é derivado das câmeras de filme ”SLR”. A diferença das duas é que as DSLR possuem um sensor digital (especificado com a letra ”D” no nome), para registrar as imagens, enquanto a ”SLR” usa filme.

Funcionamento de uma câmera DSLR

O funcionamento é baseado em duas partes: O corpo da câmera e a lente. Devido a isso, os dois itens podem ser trocados facilmente, permitindo ter várias lentes e corpos de câmeras diferentes. Aqui vai uma imagem pra entendermos as configurações por dentro da câmera:

Representação da luz batendo nos espelhos internos da câmera dslr e gerando a imagem no visor
Funcionamento dos espelhos de uma DSLR.

Quando a luz entra na câmera, o espelho refletor dirige a luz pelo visor através de um prisma especial, chamado pentaprisma, que é montado no interior da câmera. Isto proporciona ao fotógrafo uma visão exata do objeto pelo visor. Quando a foto é tirada, o espelho abre e faz uma espécie de ”condução” da luz, permitindo que ela alcance o sensor.

Características de uma DSLR

O sistema de espelhos e prismas é o grande diferencial técnico de uma câmera DSLR, mas na prática existem outros atributos que fazem a câmera ser ainda mais avançada. Um exemplo disso está na qualidade dos sensores que captam a imagem. Esses sensores são maiores do que os vistos em outras câmeras digitais, o que permite uma maior qualidade na imagem e um favorecimento em ambientes com pouca luz, por exemplo.

Os sensores funcionam como um ”chip fotossensível” que captura a luz e assim forma uma imagem digital. Entre as câmeras DSLR, existem alguns tipos de sensores, mas os principais são: APS e Full Frame.

Representação dos sensores full frame e aps de uma câmera dslr
Diferença de tamanho dos senhores Full Frame e APS.

O sensor Full Frame tem um tamanho físico maior do que o APS, como você pode ver na imagem acima. Isso permite que o sensor Full Frame capture mais luz. Essa variação impacta diretamente a qualidade da imagem e o valor das câmeras.

Uma das principais diferenças entre os dois sensores será no fator de corte:

Imagem para mostrar diferença entre os sensores full frame e aps
Fator de Corte no sensor Full Frame e no APS.

Esse fator pode impactar o uso direto das lentes. Isso quer dizer que, dependendo do tamanho do sensor, as lentes passam a funcionar de forma diferente, alterando sua distância focal. Na prática, em um sensor APS, a lente não é capaz de capturar a imagem completa como é possível em um sensor Full Frame.

Aqui vai uma comparação esquematizada de alguns pontos entre os dois sensores:

Full Frame:

  • Sensor com maior tamanho físico, que permite permite captar mais luminosidade com a mesma condição de abertura e velocidade de sensor APS;
  • Maior resolução da imagem;
  • Menor índice de ruído.

APS:

  • Possui o fator crop;
  • Aumenta o índice de ruído;
  • O sensor menor permite que os fabricantes reduzam o preço final do equipamento.

Além disso, as DSLR oferecem muito mais possibilidades de ajustes que uma câmera comum. As lentes também possuem uma melhor qualidade de construção e diversas funcionalidades. Essa é uma vantagem gigante, pois cada lente tem uma particularidade e pode entregar fotos específicas.

Por exemplo, as lentes grande-angulares têm ângulos bem abertos em seus enquadramentos.

Paisagem do rio de janeiro
Lentes grandes angulares são ideais para paisagens. (Foto: Reprodução/Canon)

As lentes padrão são as que têm ângulos mais próximos ao olhar humano e não possuem uma distorção de perspectiva.

Câmera dslr vale a pena? Saiba como funciona. Um guia completo para você saber como funcionam e quais são as vantagens e desvantagens de uma câmera dslr.
Com uma imagem mais próxima ao olhar humano, são lentes super versáteis.

As lentes tele possuem ângulos mais fechados e são perfeitas para fotografar de longe, são bastante usadas em esportes!

Câmera dslr vale a pena? Saiba como funciona. Um guia completo para você saber como funcionam e quais são as vantagens e desvantagens de uma câmera dslr.
Tele objetivas ajuda a capturar detalhes a longas distâncias.

Funcionalidades

Controle manual de configurações da imagem

A câmera DSLR permite um controle detalhado de configurações. Nela você pode comandar o que chamam de ”tripé da fotografia”: ISO, a abertura e a velocidade.

O ISO é a sensibilidade do sensor à luz. Quanto menor o número, menor é essa sensibilidade. Nesse caso, é preciso mais luz para a fotografia ficar clara. Se o ISO é maior, a sensibilidade aumenta e é possível captar a cena mesmo com menos luz. Entretanto, quando o ISO é muito alto, o ruído aparece na imagem.

Níveis de iso
Câmera DSLR vale a pena? Saiba como funciona

A abertura responde diretamente ao tamanho que o diafragma disponibiliza para a entrada de luz na câmera DSLR. A abertura é medida pelo F-Stops ou “f/X”. Essa numeração varia conforme a lente. Quanto maior o F-Stops, menor é a abertura e menos luz entra pelo diafragma. Quanto menor o número, menos informação você captura. E você pode fazer aquele efeito desfocado na imagem.

Tamanho das aberturas da câmera.
Câmera DSLR vale a pena? Saiba como funciona

A velocidade se refere ao tempo que o obturador da câmera fica aberto para a entrada de luz. Esse tempo pode variar de acordo com as possibilidades de cada câmera DSLR. A velocidade de um obturador pode ser rápida para fotografar em 1/8.000 de segundos,  e também muito lenta, levando alguns minutos para se fechar. Quanto mais alta a velocidade, mais congelada a imagem sairá. Baixa velocidade deixa as fotos com uma sensação de movimento.

Demonstração de imagem e tempo para tirar fotografias.
Câmera DSLR vale a pena? Saiba como funciona

Achou meio complicado todas essas configurações e possibilidades? Não se preocupe. A maioria das câmeras DSLR vêm com modos que ajustam todas as configurações automaticamente.

Alguns modos são direcionados para assuntos que são mais fotografados: paisagens, esportes, retratos, e até comida em alguns modelos. O seletor de modos auxilia quem está fotografando ou filmando. É só alterar sua câmera para o modo mais adequado e de acordo com a sua necessidade.

Não faça só fotos. Faça vídeos também!

Sim! É possível gravar vídeos nesse tipo de câmera. E dependendo da sua configuração e lente, podem ser criados vídeos com uma estética bem “cinematográfica”, com aquele fundo desfocado.

Câmera gravando um vídeo de um homem de camisa roxa.
Use a câmera DSLR para fazer vídeos.

A qualidade dos vídeos de uma câmera DSLR pode te surpreender, já que alguns modelos gravam em 4K, como a Canon SL3 e a Nikon D7500, mas a grande maioria dos modelos ainda grava em HD ou Full HD. Se está pensando em uma carreira de videomaker, YouTuber e criador de conteúdo em geral, uma câmera DSLR vai te entregar um ótimo resultado.

Algumas DSLR também se preocupam com o áudio, já que, em vários modelos, existe a possibilidade de usar um microfone externo, o que torna a qualidade do seu áudio ainda mais profissional.

Use os acessórios!

Sem dúvidas, as DSLR possuem vários acessórios diferentes que podem te ajudar a criar fotografias e vídeos interessantes. Normalmente, a câmera DSLR inclui um encaixe, que é chamado de sapata, e funciona como uma montagem eletrificada no topo da câmera.

Encaixe chamado de sapata que funciona como uma montagem eletrificada
É possível usar flash e microfone externos através da sapata.

Esse encaixe é bastante usado para flashes externos: com ele você pode ter um controle maior sobre as fotografias tiradas em ambientes com baixa luminosidade. Além disso, como ele é externo à câmera, pode ser usado em ângulos diferentes do que o flash embutido permitiria, abrindo espaço para composições mais criativas.

Vantagens e Desvantagens de uma câmera DSLR

Além de todas as vantagens já citadas no texto, aqui estão mais algumas que podem fazer você decidir e saber se vale a pena investir em uma câmera como essa:

Vantagens:

  • Controle de configurações internas robusto;
  • Troca de lentes;
  • Existem modelos básicos com uma faixa de preço competitiva em comparação a outros tipos de câmera.

Desvantagens:

  • A portabilidade pode ser difícil, por quase todas as DSLR serem grandes e volumosas;
  • Chamam bastante atenção;
  • Preços de lentes e acessórios são elevados.

Conheça 4 câmeras DSLR incríveis

Listamos 4 câmeras das marcas Nikon e Canon, as principais do mercado de DSLR, pra você dar uma olhada e conhecer um pouco mais sobre.

Canon EOS Rebel SL3

Principal câmera de entrada da canon
A Canon SL3 é uma das câmeras que filmam em 4K, mais baratas.

A Canon EOS SL3 é a principal câmera de entrada da Canon. Filma em 4K, é super leve e compacta. Além disso, ela possui Wi-Fi e Bluetooth, que permitem a conexão com o celular para compartilhar os resultados à medida que fotografa.

Canon EOS 80D:

Câmera eos 80d
Canon EOS traz recursos mais avançados para profissionais numa bela câmera DSLR.

A Canon 80D se tornou queridinha dos videomakers por apresentar 45 pontos de autofoco e um sensor de imagem CMOS de 24.2 megapixels (APS-C).

Nikon D3500:

Nikon d3500
A Nikon D3500 é uma câmera DSLR de entrada com várias opções automáticas para fotografar.

A Nikon D3500 traz design mais ergonômico e funções interessantes como modos pré-definidos de fotografia com filtros disponíveis, lembrando as opções do Instagram.

Nikon D5600

Nikon d5600
A Nikon D5600 é uma câmera famosa pela portabilidade.

A Nikon D5600 faz cerca de 970 cliques com uma carga de bateria. Além disso, tem um sistema de timelapse embutido e o novo sistema de compartilhamento de fotos entre máquina e celular, o Snapbridge.

Outros tipos de câmeras

Além da DSLR, existem outros tipos de câmeras que possuem as suas vantagens:

Compactas

Sony cybershot w800
As câmeras compactas perdem espaço pela qualidade das câmeras de smartphones.

São aquelas que geralmente são bem fáceis de usar, com a ajuda dos modos que ajustam a configuração da câmera automaticamente. A Sony Cybershot W800 é uma câmera compacta bem famosa. Elas também são chamadas de “point-n-shoot” (apontar e clicar). – Possuem um tamanho reduzido e poucas configurações a serem mexidas.

Superzoom

Cyber-shot dsc-hx400vas
As câmeras super zoom possuem poucas possibilidades de configurações.

A Cyber-Shot DSC-HX400VAS é um exemplo de super zoom. Essas câmeras têm uma ”cara” parecida com a DSLR e passam esse ”tom profissional”. Elas possuem um zoom potente e a possibilidade de mexer em algumas configurações. Entretanto, o formato possui algumas limitações como: lentes fixas, aberturas limitadas e sensores pequenos.

Mirrorless

Nikon z7
Câmeras mirrorless possuem os valores mais altos.

A Nikon Z7 é uma de câmera mirrorless (sem espelho). Esse tipo de câmera possui um corpo sem a complexidade de espelhos, como as DSLR. Esse tipo de câmera trabalha com uma visualização da imagem eletrônica. Portanto, não é possível ver o que a lente está enxergando exatamente. Mas, esse tipo de câmera está se aprimorando bastante e existem modelos bem avançados em relação à configuração e qualidade de imagem.

Câmeras de ação

Gopro hero 8 black
Câmeras de ação estão com imagens cada vez melhores e possuem funcionalidades extras, como timelapse.

A GoPro HERO 8 Black, assim como outros exemplos de câmeras de ação, ficou famosa por um complexo sistema de estabilização, pois foram feitas para funcionar em condições adversas. Possuem boa resistência, portabilidade e muitos acessórios. A qualidade de gravação tem aumentado a cada modelo lançado com o foco na captura de vídeos.

Se você tá querendo tirar boas fotos e fazer vídeos de alta qualidade, uma câmera DSLR pode te ajudar muito. Suas funcionalidades estão cada vez mais fáceis e há inúmeras possibilidades de acessórios. Ficou na dúvida de qual câmera escolher? Listamos as 16 melhores câmeras fotográficas (de diversos tipos) para você tirar fotos e gravar vídeos incríveis.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário