Explore os símbolos do Google Docs e do Word de forma prática

Detalhe de teclas de um teclado bege. Em destaque, tecla com acento circunflexo no canto superior esquerdo. Logo abaixo, à esquerda, dois pontos e à direita, um til.
Quebrando a cabeça para fazer alguns dos símbolos no teclado? Descubra como é fácil encontrar caracteres especiais e símbolos no Google Docs e também no Microsoft Word

O Google Docs e o Word possuem um mapa de símbolos bem completo e de fácil acesso. Mas você sabia que é possível até desenhar para encontrar um símbolo que você deseja inserir ou que você pode criar um atalho para aquele caractere que não sai dos seus textos?

Saiba como identificar os símbolos do Google Docs e também do Word e veja como ir além com a tela de inserção de caracteres especiais e símbolos na sua ferramenta de edição de texto favorita.

Símbolos do Google Docs

A janela de Caracteres Especiais

Para inserir um caractere especial no Google Docs, primeiro, em um documento já aberto, clique em Inserir > Caracteres Especiais.

Captura de tela de página do Google Docs. No detalhe, o menu inserir aberto na parte superior contornado em vermelho. Na parte inferior, caracteres especiais, contornado em vermelho.

O quadro Inserir Caracteres especiais é aberto. Ele é dividido em três áreas. Em sentido anti-horário, a primeira delas concentra categorias de símbolos e caracteres especiais e suas subcategorias (na imagem, está selecionada a categoria símbolo e a subcategoria setas, por exemplo), de onde podemos escolher o item específico que queremos.

Logo abaixo, à esquerda, a segunda é a área de visualização de símbolos e caracteres especiais, onde podemos visualizar aquilo que estamos procurando a partir dos resultados de busca na ferramenta. Ao lado, à direita, o terceiro espaço tem duas caixas, permitindo pesquisar pelo símbolo que procuramos de duas formas: acima, digitando na barra de busca, ou abaixo, desenhando no grande espaço em branco que aparece ali.

Captura de tela da janela Inserir caracteres especiais no Google Docs. Na parte superior, à esquerda, os menus de categoria e subcategoria. Logo abaixo, um quadrado com vários símbolos, onde é possível visualizar símbolos e caracteres especiais. À direita e ao lado, uma caixa de busca e logo abaixo, um quadrado branco com a frase Desenhe um símbolo.
Caracteres Especiais no Google Docs

Inserindo um símbolo com desenhos

Passo 1: Desenhe o caractere que você quiser nesse quadrado branco. Note que os resultados são filtrados à esquerda, mostrando do mais similar para o menos similar ao que foi desenhado. Agora é só clicar no símbolo para ele ser inserido no seu documento.

Captura de tela do quadro Caracteres especiais no Google Docs. À esquerda, a caixa de busca filtra resultados de símbolos correspondentes ao desenho de maçã feito no espaço em branco à direita.
Busca de símbolos por desenho

Passo 2: Feche a janela e você verá que o seu símbolo foi inserido.

Captura de tela de recorte de um documento no Google Docs. Na parte superior, ao centro, a foto do Apple Silicon em preto e logo da Apple. Logo abaixo, na margem esquerda da página, o símbolo de uma maçã.
Clicando no símbolo desejado, ele aparece no documento

Inserindo um símbolo por palavra-chave

Uma outra forma de achar o símbolo desejado é pesquisando pelo nome, digitando palavras-chave que correspondam ao símbolo.

Captura de tela do quadro Caracteres especiais do Google Docs. À esquerda, o símbolo de uma maçã verde em destaque. À direita, a caixa de busca com a palavra apple.
Busca por palavra-chave

Note que também é possível encontrar o símbolo desejado digitando o seu código Unicode no campo de busca. No padrão Unicode – que é adotado mundialmente para possibilitar que todos os caracteres de todos os idiomas possam ser representados em computadores, abrangendo do Inglês, Português, Espanhol, Francês até o Russo, Japonês, Chinês, Hebreu e por aí vai – cada letra ou símbolo é representado por um código formado pela letra U + seu número em hexadecimal.

Na janela Inserir caracteres especiais do Google Docs, o código de cada símbolo aparece escrito em cinza, logo abaixo da representação gráfica e do nome do símbolo. Por exemplo, para o símbolo Green Apple, seu código no padrão Unicode é o U+1F34F. Ao digitar esse código na caixa de busca, o símbolo correspondente aparece.

Captura de tela da janela Inserir caracteres especiais. No campo de busca, o código U+1F34F. À esquerda, o símbolo Green Apple em destaque.
Busca pelo código Unicode

Inserindo um símbolo procurando em categorias, como no Word

Passo 1: Ou então, ao apertar em símbolo, na parte superior do quadro Inserir Caracteres Especiais, é possível escolher entre as diversas categorias de caracteres especiais, que variam de Símbolo a caracteres Han, do sistema de escrita chinês, e até mesmo emojis.

Captura de tela da janela Inserir caracteres especiais no Google Docs. Na parte superior, o menu Radicais Han com de 11 a 17 traços. Logo abaixo, os caracteres Han e à direita, uma caixa de busca e um grande quadro branco.
Diversas categorias de símbolos

Passo 2: Quando você seleciona uma categoria, ao lado suas subcategorias podem te ajudar a fazer um novo filtro de símbolos, sempre ajudando a refinar a busca para um item mais específico. Por exemplo, em emojis, podemos escolher de pessoas e emoções até símbolos.

Captura de tela da janela Inserir caracteres especiais. Menu da subcategoria aberto em destaque, à esquerda. À direita, categoria emojis. Abaixo, a área de visualização de símbolos mostra diversos emojis.
Subcategoria de emojis

Símbolos do Microsoft Word

Inserindo um Símbolo

Passo 1: Com o Microsoft word aberto, vá em Inserir > Símbolo.

Captura de tela do menu inserir do Microsoft Word. Em destaque, o menu símbolos.
Os símbolos mais utilizados e a opção mais símbolos

Note que aparece uma pequena janela com os símbolos mais utilizados. Embaixo, a opção mais símbolos pode trazer outras possibilidades.

Passo 2: A janela Símbolos é aberta. Na guia Símbolos, há uma caixa de seleção para escolhermos a fonte da qual desejamos retirar o caractere especial.

Captura de tela da janela Símbolos no Microsoft Word. Em destaque, a caixa de seleção Fonte.
Caixa de seleção fonte

À direita, na caixa de seleção subconjunto, você consegue escolher um item específico, indo de símbolos de moeda a operadores matemáticos, por exemplo, dependendo da fonte escolhida na primeira caixa de seleção.

Captura de tela da janela Símbolos no Microsoft Word. Em destaque, a caixa de seleção subconjunto.
Caixa de seleção subconjunto

Passo 3: Para inserir o item desejado, basta clicar nele para selecioná-lo e clicar em Inserir.

Captura de tela da janela símbolos do Microsoft Word. Em destaque, um retângulo com vários símbolos e TM está selecionado em azul, contornado em vermelho. O botão inserir no canto inferior direito também.
Insira o símbolo

Passo 4: Pronto! O símbolo é inserido no ponto que está o cursor no seu documento. Note que a janela não é fechada após adicionar o item, o que pode ser útil em uma situação em que você precisa inserir mais de um caractere especial, por exemplo.

Captura de um documento do Microsoft Word com a janela Símbolos em destaque.
Símbolo inserido no documento

Ainda nessa janela, na parte inferior, os símbolos usados recentemente são mostrados, facilitando a procura e acesso.

Note que o código do caractere no padrão Unicode aparece na parte inferior. Por exemplo, para o símbolo de Trade Mark ™, seu código é U+2122 e o seu número 2122 aparece embaixo quando selecionado na área superior, conforme a imagem mostra. Ao lado, é possível alternar entre os diversos padrões de código possíveis.

É muito comum também encontrar o código ASCII nessa lista, outro que surgiu para padronizar que computadores de diferentes fabricantes pudessem entender códigos para caracteres alfa-numéricos (letras, sinais, números e acentos), pois antes de 1960, cada computador usava uma regra diferente para representar caracteres.

Destaque da seção Símbolos usados recentemente na janela Símbolos, mostrados lado a lado.
Símbolos recentes

Criando seu próprio atalho

Cada símbolo possui um atalho de teclado que facilita sua inserção.

Captura de tela da janela Símbolos. Em destaque, a visualização de símbolos e o símbolo copyright selecionado em azul e contornado por linhas vermelhas. Na parte inferior, as palavras Tecla de Atalho: Alt + 0169 contornadas por linhas vermelhas.
Cada símbolo possui um atalho

Se você quiser, você também pode mudar a combinação de teclas padrão e criar o seu próprio atalho para aquele símbolo que você costuma usar bastante.

Passo 1: Clique em tecla de atalho

Captura de tela da janela Símbolos. Em destaque, a visualização de símbolos e o símbolo copyright selecionado em azul. Na parte inferior, as palavras Tecla de Atalho: Alt + 0169. À esquerda, o botão Tecla de Atalho contornado por linhas vermelhas.
Clique em Tecla de Atalho

Passo 2: Clique na caixa Pressione a nova tecla de atalho. Pense em como vai ser seu atalho: qual é a combinação de teclas que gostaria de usar? Em seguida, pressione as teclas que pensou. Por exemplo, o símbolo Marca Registrada possui o atalho Alt + Ctrl + R por padrão. Para simplificar e deixar apenas as teclas Alt + R, por exemplo, basta clicar na caixinha abaixo de Pressione a nova tecla de atalho e digitar os comandos.

Passo 3: Clique em Atribuir.

Janela personalizar teclado aberta. Nela, o campo pressione a nova tecla de atalho está preenchido com as teclas Alt + R e contornado por linhas vermelhas. Ao fundo, a janela símbolos e parte de documento de word.
Digite o novo atalho

Caracteres Especiais

A janela símbolos possui uma aba chamada Caracteres Especiais. Nela, você consegue encontrar vários caracteres especiais que são comumente usados. Os símbolos são ordenados em lista nesta aba. Para inserir qualquer um deles, o procedimento é o mesmo: clicar sobre o símbolo desejado e apertar inserir.

Captura de tela da janela Símbolos, aberta na aba Caracteres especiais.
Aba Caracteres Especiais

Os caracteres especiais também possuem atalhos e para atribuir uma nova sequência de teclas de atalho, o procedimento é o mesmo: basta clicar em Tecla de atalho e repetir os mesmos passos anteriores para mudar o atalho.

O que você achou das dicas para administrar os símbolos do GoogleDocs e do Word? Vai aplicá-los? Compartilhe conosco nos comentários.

fontes: Microsoft e Addictive Tips.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter