Conecte-se conosco
cartão memória SD microSD

Aplicativos

Cartão de memória com defeito? Aprenda a recuperar dados e formatar

Aprenda a corrigir erros do cartão de memória sem prejudicar seus arquivos

Um cartão de memória do tipo SD ou microSD é útil para guardar arquivos extras não suportados pela memória interna de eletrônicos. No entanto, não é raro que o dispositivo entre em pane e pare de exibir os itens salvos. Danificados, os cartões não permitem gravação de novos vídeos, fotos e outros arquivos, ou sequer são reconhecidos pelo aparelho. Mas, em grande parte dos casos, há solução.

Um microSD pode ser apresentar defeito após longos períodos exposto a altas temperaturas. No entanto, outros fatores que contribuem para ocorrer falhas são uso inadequado (troca constante do mesmo cartão em celulares diferentes), hardware de baixa qualidade e erros do sistema operacional capazes de corromper dados gravados.

Erros pequenos em cartões podem ser resolvidos com uma simples formatação. Mas, há vezes em que o microSD simplesmente se recusa a ser apagado pelo smarphone. Confira a seguir como recuperar e formatar um cartão de memória para restabelecer seu funcionamento normal.

Como recuperar dados do cartão de memória

Antes de tudo, é importante tentar obter todos os arquivos gravados no cartão de memória. Para isso, é importante tirar o microSD do celular ou o SD da câmera e coloca-los diretamente no computador (no caso do microSD, você precisará de um adaptador). Feito isso, baixe um software de recuperação como Disk Drill ou Recuva para o computador.

Em geral, os programas funcionam da mesma forma.

1) Selecione o cartão de memória no menu inicial e faça uma varredura.

disk drill cartão de memória

Faça uma varredura usando programas como o Disk Drill

2) Em seguida, recupere os arquivos encontrados no cartão de memória para uma pasta no computador.

disk drill cartão de memória

Recupere arquivos encontrados para o computador

Como formatar um cartão de memória corrompido

Cartões que se recusam a ser formatados no celular ou na câmera devem, de novo, ser movidos para o computador. Se você tiver sorte, o sistema operacional irá identificar o erro e propor uma solução automática.

cartão de memória windows

Tente a solução nativa do sistema operacional

Caso a medida dê errado, resta apelar para outro software. Baixe o SD Formatter, um programa simples de formatação recomendado pela SD Association. O software funciona no Windows e Mac e suporta microSD, SD, SDHC e SDXC.

1) Abra o programa e selecione “Option”;

SD Formatter cartão de memória

Configure o SD Formatter

2) Em “Format Type”, selecione “Full (Erase)”;

SD Formatter cartão de memória

Selecione a formatação completa

3) Clique em “Format” para apagar todos os itens do cartão de memória.

SD Formatter cartão de memória

Inicie a formatação

Ao final do procedimento, o seu cartão de memória SD ou microSD deverá voltar ao funcionamento normal para uso no smartphone ou câmera fotográfica.

Continue lendo
Advertisement

É jornalista e comunicador digital por formação, gosta de tecnologia desde que se entende por gente e escreve sobre isso há bastante tempo. Como um bom nerd, gosta de séries e ficção científica, e tenta relacionar tudo isso com estudos sobre comunicação.

Comentários
Subir