Como montar a casa conectada com o Google Assistente

Casa conectada com google assistente imagem destacada
Descubra o mundo da casa conectada com o Google Assistente, e conheça ideias criativas para para explorar!

Cada vez mais a automação residencial vem se tornando popular, por já possuirmos, hoje em dia, uma gama significativa de dispositivos inteligentes que facilitam a nossa vida e colocam o controle de inúmeras funções da nossa casa na ponta da nossa língua. As possibilidades de casa conectada com o Google Assistente se estendem desde perguntas em voz alta, como qual a previsão do tempo, até colocar a cafeteira ou a máquina de lavar para trabalhar, apenas com comandos de voz. Essa matéria tem como foco ajudar você que se interessa em automatizar a casa com o Google Assistente, apresentando os modelos lançados no Brasil de Google Nest além de ideias criativas de como montar a casa conectada.

Como funciona o Google Assistente

O Google Nest se conecta ao assistente pessoal Google Assistente — que, para você usar, basta baixar o aplicativo do seu smartphone, independente de possuir um Google Nest — para reproduzir música, fazer chamadas, enviar e receber mensagens, fornecer informações, notícias, resultados esportivos, previsão do tempo e muito mais, instantaneamente. Tudo o que você precisa fazer é perguntar. O dispositivo tem três microfones de campo distante para ele poder te ouvir do outro lado da sala, mesmo enquanto a música estiver tocando. Quando você quiser usar o dispositivo, basta dizer o clássico “Ok Google” ou, então, “Hey Google” e ele irá aguardar o seu comando.

O google assistente tem um ótimo ouvido
Apesar do Google Assistente não ter uma voz tão natural quanto à Alexa, garanto que seu ouvido é afiado e a precisão é ótima.

Um ponto excelente que joga a favor dos produtos de casa conectada do Google é a integração orgânica com toda a família Google, como o Photos e o YouTube — a plataforma de compartilhamento de vídeos não possui aplicativo nos modelos Echo Show, os dispositivos com tela da Amazon, sendo necessário acessar pelo navegador, por exemplo. Isso sem falar na praticidade de serem produtos nativamente integrados ao Gmail, Drive, Agenda, Meets entre outros serviços da companhia.

Usando o Google Nest como hub

Mas a parte mais interessante quando falamos sobre como montar a casa conectada, é que o Google Nest pode ser usado como hub de todos os produtos inteligentes que você tiver, atuando como uma central de controle para os seus dispositivos inteligentes, mantendo todos eles conectados e integrados debaixo do mesmo “guarda-chuva”.

A grande vantagem aqui são possíveis soluções criativas (que abordaremos mais à frente) que não funcionariam tão bem se os dispositivos não estivessem integrados, e, além disso, você vai poder personalizar com comandos de voz tudo que você puder imaginar.

Escolha o seu Google Nest

Para montar a casa conectada com o Google Assistente, a primeira peça do seu quebra-cabeça pessoal será escolher qual Google Nest irá te acompanhar. Abaixo, conheça os dois modelos já lançados e disponíveis no mercado brasileiro.

Google Nest Mini

O modelo menor possui esse simpático formato redondo com um belíssimo acabamento de tecido costurado, se parecendo menos com um dispositivo tecnológico e mais como um adorno de decoração — ou seja, vai combinar facilmente em qualquer canto que você escolher. Ele possui um driver 360º de 40 mm, que resulta em um som de qualidade para uso pessoal e para poucas pessoas em um ambiente pequeno. Para reuniões com poucas pessoas, facilmente ele substitui um alto-falante auxiliar. Você o encontra por R$ 228,86 à vista na Loja do Showmetech na versão cor de giz e pelo mesmo preço na versão cor de carvão.

Google Nest Audio

Este é o modelo para quem quer a melhor experiência possível no Brasil com o Google Assistente. O Google Nest Audio é um produto bem mais robusto, tendo 1,2 kg (contra os 180 g do Nest Mini) com uma assinatura de som premium. Ele é equipado com um woofer de 75 mm e um tweeter de 19 mm. A experiência sonora é de altíssima qualidade, e impressiona como o assistente consegue te ouvir mesmo caso você fale baixo com a música alta. Sem contar que o design ainda mais ousado para um dispositivo tecnológico merece destaque. Você o encontra por R$ 656,56 na loja do Showmetech na versão cor de giz, e pelo mesmo preço na versão cor de carvão.

Configure o seu Google Assistente

Agora que você já escolheu o modelo que servirá melhor às suas necessidades, vamos dar início à configuração do Google Assistente:

  1. Antes de tudo, é necessário que você tenha uma conta Google, pois a configuração e o dispositivo estarão atrelados à sua conta;
  2. Escolha o lugar da sua casa em que o Google Nest ficará posicionado (lembrando que eles não possuem bateria e só funcionam direto na tomada, então é legal pensar em um local estratégico para que você não o fique desconectando o tempo todo);
  3. Instale o app Google Home no seu smartphone ou tablet para  Android ou iOS;
  4. Conecte o seu Google Nest no Wi-Fi e, então, abra o app no seu smartphone. Lá, você poderá encontrar o dispositivo e fazer o pareamento entre eles.

Com o pareamento feito, seu Google Assistente já estará pronto! Daqui para frente, cada produto inteligente que você for integrar na sua automação residencial com Google Assistente precisará de uma configuração inicial pelo próprio aplicativo, mas não se preocupe, a maioria desses produtos vêm prontos para serem integrados ao Google Assistente, então na hora de configurar, basta escolher integrar ao seu Google Nest.

Conheça as possibilidades de automação residencial

Uma vez com seu novo Google Nest devidamente configurado, chegou a hora de começarmos a pensar em ideias criativas para usar e abusar do seu assistente pessoal. Lembrando que aqui não existe certo ou errado, apenas preferências no estilo de configuração de cada pessoa.

Tomada Inteligente

Se tem um item ótimo em expandir as possibilidades, é a tomada inteligente. O modelo da Positivo surpreende, mas existem outras tomadas de ótima qualidade. A ideia aqui é transformar absolutamente qualquer eletrodoméstico e eletrônico em um dispositivo inteligente. No app, você pode controlar o fluxo da corrente elétrica, permitindo ou interrompendo o fluxo. A vantagem é poder deixar seus aparelhos ligados, mas com o fluxo interrompido pela tomada, assim, vai bastar um toque no seu smartphone para que a corrente flua e o aparelho ligue.

Tomada inteligente positivo para automação residencial com google assistente
As possibilidades são tão grandes com a tomada inteligente da Positivo que é seguro dizer que o limite é a sua criatividade.

Você também pode programar o horário em que a corrente irá fluir. Por exemplo, deixar o sabão e as roupas na máquina de lavar com a configuração pronta, e programar para liberar a corrente às 6 da manhã, para que quando você acordar, a sua máquina já esteja terminando o trabalho para você.

Outra ideia genial é programar a tomada para a sua cafeteira, assim, você consegue ganhar aqueles minutinhos a mais na cama e quando levantar, o café já vai estar pronto e te esperando na cozinha. E para ficar ainda melhor, você pode configurar comandos de voz com o Google Assistente, por exemplo, “Hey Google, prepare o café da manhã“, e esse comando irá acionar a tomada, fazendo a cafeteira trabalhar.

Usando o google assistente para preparar o café
Já pensou em ter o café fresquinho assim que você acordar? Basta criar o comando e dizer Hey Google.

Sem falar em comandar a sua tomada inteligente para que o ar-condicionado ligue 5 minutos antes de você chegar em casa (ou o aquecedor, caso você esteja em uma cidade fria durante o inverno). Incrível, né? Ela também te gera dados do consumo dos eletrônicos conectados, informação que pode ser relevante para você encontrar os “criminosos” da sua fatura.

Ar condicionado Inteligente

Mas pode ser que você prefira um legítimo ar condicionado inteligente ao invés de usar uma tomada, né? Nesse caso, o LG DUAL Inverter Voice ARTCOOL é fantástico para você. Uma vez configurado, você poderá esquecer o paradeiro do seu controle remoto, e controlá-lo totalmente com o Google Assistente.

Lg art cool, ótima pedida com o google assistente
Ar condicionado inteligente da LG te permite controle completo sobre o aparelho por voz.

Lâmpada Inteligente

Um item que tem caído no gosto dos entusiastas de casa conectada são as lâmpadas inteligentes. O modelo da Philips, a Philips Hue, é referência aqui. A possibilidade de cores é gigantesca e você pode explorar diversas ambientações diferentes na sua sala, criando climas intensos ou amenos, baseado na sua vontade.

Ambiente decorado com lâmpadas philips hue
Usar comandos de voz para controlar as luzes é uma das experiências mais satisfatórias com o Google Assistente.

Além de ambientes com iluminações diferentes e coloridas, essas lâmpadas podem te auxiliar na sua rotina. Você pode programá-las para ir diminuindo gradativamente a intensidade conforme chegar perto da hora de dormir, até se apagarem por completo à meia-noite, por exemplo.

Philips hue com o google assistente
Com lâmpadas inteligentes, todo o controle das luzes vai ficar no app do seu smartphone e na sua própria voz.

Cada lâmpada pode ficar em uma “zona” diferente na configuração, então imagine que você esqueceu a lâmpada da cozinha ligada; basta dizer “Ok Google ou Hey Google, desligue a luz da cozinha” e pronto. E, além de lâmpadas, também deixo a recomendação das fitas de LED da Philips Hue, fantásticas para iluminar locais inusitados.

Fita de led philips hue na casa conectada com o google assistente
Fita de LED Philips Hue são lindas para decorações arrojadas.

Além disso, uma vantagem dessas lâmpadas para controlar a luz com o Google Assistente é que, para seu funcionamento, é indispensável adquirir uma “Bridge“, um roteador especial para estabelecer a comunicação entre as suas lâmpadas e o seu sinal de Wi-Fi, contudo, os Google Nests podem fazer essa função, diminuindo um acessório que você precisaria adquirir separadamente.

A Positivo e a Multilaser também possuem suas próprias lâmpadas inteligentes, ambas na faixa dos modelos de entrada. A qualidade de luzes coloridas e até mesmo de branco não serão como o modelo da Philips, mas são boas portas de entrada ao mundo das lâmpadas inteligentes. Aqui você ainda pode conhecer a lâmpada da Positivo e a lâmpada da Multilaser.

Smart TV

Certamente, as smarts TVs saíram na frente no mundo sobre casa conectada, e é claro que falando em automação residencial com Google Assistente, elas não poderiam ficar de fora. A Crystal 4K UHD da Samsung, oferece uma imagem excepcional e já possui o assistente pessoal de fábrica.

Smart tv samsung crystal uhd 4k com google assistente de fábrica
A Crystal 2021 vem com o Google Assistente de fábrica, e é uma smart TV disponível em diversos tamanhos.

Outro modelo excepcional, mas com a tecnologia de pixels OLED, é a smart TV 4K UHD OLED da LG. Ela oferece a qualidade ímpar de pixels OLED, além de ser super moderna e, claro, também vem de fábrica com Google Assistente.

Tv lg oled com google assistente instalado de fábrica

Tecnologia OLED + Google Assistente de fábrica? A LG tem.

Câmera Inteligente

Além de facilitar a vida com coisas divertidas, a casa conectada também pode nos auxiliar em termos de segurança. Se antes instalar câmeras era algo complexo e caro, hoje você encontra modelos excelentes, como a Câmera Inteligente 360º Wi-Fi da Positivo. Ela é super simples de instalar, aceita cartão micro SD para armazenar as gravações e pode ser controlada para você assistir às gravações ou acompanhá-la em tempo real, independente de onde você estiver.

Câmera inteligente wi-fi positivo na casa conectada com google assistente
Câmera Inteligente 360º Wi-Fi da Positivo é uma ferramenta excelente de segurança.

Fechadura Digital

Ainda sobre segurança, a Fechadura Digital com Biometria da Elsys é um modelo excepcional, te possibilitando usar leitura biométrica e/ou senha numérica, instalar a digital de todos os moradores e, até mesmo, criar senhas temporárias para as suas visitas.

Fechadura digital com biometria elsys na casa conectada com google assistente
Fechadura Digital com Biometria Elsys é uma camada a mais de segurança inteligente.

Sensores

Agora, que tal falarmos de coisas divertidas e segurança ao mesmo tempo? Os sensores são ótimas pedidas para ter ciência da segurança da sua casa. O Sensor de Porta e Janela Inteligente Wi-Fi da Geonav te envia notificações sempre que uma porta ou janela foi aberta na sua casa. Isso te ajuda não apenas a monitorar, mas, também, para criar cenas; por exemplo, programar que a TV ligue e a luz se acenda sempre que a porta for aberta.

Já o Sensor de Movimento Inteligente Wi-fi da Geonav pode igualmente te enviar notificações quando houver movimentação em um ambiente quanto ser usado para criar cenas. Por exemplo, sempre que houver movimento, as lâmpadas serão ligadas. Pode ser algo muito interessante caso você tenha animal de estimação, pois você não precisará se preocupar em ter deixado o seu gatinho no escuro.

Além dos sensores relacionados a movimento, também vale falarmos sobre os sensores voltados à qualidade do ar. O Sensor de Fumaça Inteligente Wi-Fi da Geonav, assim como os outros, te notifica ao detectar fumaça e aciona um aviso sonoro e luminoso.

Por fim, o Sensor de Monóxido de Carbono Inteligente Wi-fi da Geonav é uma super medida de segurança para se ter na cozinha. Em qualquer vazamento de gás, por exemplo, ele irá acionar um aviso sonoro e luminoso, além de te notificar.

Quantas opções incríveis, né? Depois de adquirir o seu Google Nest, vai ser difícil querer parar de expandir a sua casa conectada, já que a internet das coisas (“IoT” como é popularmente conhecido) está cada vez mais na moda. Conte nos comentários quais ideias sobre como montar a casa conectada mais te atraiu, e quais desses produtos você ficou com vontade de ir atrás!

Se quiser conhecer de perto o Google Nest Audio, aproveite para conferir o nosso review completo!

Veja também

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário