Arquiteto holandês desenvolve casa flutuante que suporta furacões

Arquiteto holandês desenvolve casa flutuante que suporta furacões 3
A Next Generation Floating House é uma casa flutuante e sustentável que que suporta até furações

O professor e escritor israelense Yuval Noah Harari diz que o maior problema de governos nacionalistas é abdicar de uma visão global, já que os maiores empecilhos da humanidade, como o impacto da inteligência artificial e aquecimento global, permeiam o mundo, então é essencial pensar em soluções que visam o todo.

Fora dessa esfera política, há diversos profissionais olhando globalmente, com soluções que valorizam a sustentabilidade.

Este é o caso do arquiteto holandês Koen Olthuis que por intermédio da startup Arkup, especializada na construção de iates movidos a energia solar, desenvolveram um projeto inovador de casa flutuante, intitulada Next Generation Floating House.

A casa sustentável que aguenta o tranco

Arquiteto holandês desenvolve casa flutuante que suporta furacões 4

Embora o conceito de uma casa flutuante não pertença ao Olthuis e a Arkup, eles projetaram uma forma disruptiva, que une a flexibilidade que uma casa dessa oferece aliada à segurança, já que a residência de 4.350 m2 conta um sistema de autoelevação hidráulico, capaz de suportar ventos fortes (de categoria 4), inundações e até furacões!

O sistema de autoelevação hidráulico da casa flutuante é capaz de se prolongar por até 12 metros e se movimentar a uma velocidade de 13 km/h.

A Next Generation Floating House é uma resposta do arquiteto aos impactos causados pelo furacão Irma, que devastou dezenas de casas na Flórida, principalmente em Miami e Keys, em setembro. A velocidade dos ventos alcançou incríveis 249 km/h.

Além dos generosos 4.350 m2, a Next Generation Floating House conta com 4 quartos, 5 banheiros, sala de estar, cozinha, lavanderia, terraço, painéis de vidro do chão ao teto, resistentes a choques, e energia gerada por painéis solares de 30 kW e baterias de lítio de 1.000 kWh.

Inteligente e completamente sustentável

Arquiteto holandês desenvolve casa flutuante que suporta furacões 5

A Next Generation Floating House é sustentável de ponta a ponta. Além dos painéis solares, a casa é capaz de tratar a água proveniente da chuva. Há também um sistema de comunicação inteligente entre dispositivos, como a TV e o roteador wireless.

A Arkup explica que o crescimento urbano, o aumento dos mares e a independência energética são desafios importantes para nossa geração, e que essa solução projetada em parceria com o arquiteto é um conceito que visa o futuro, uma combinação de pesquisa em energias renováveis, inovação, tecnologia e design, e que a casa representa um novo modo de vida, que faz você se sentir 100% seguro e protegido.

O projeto será oficialmente apresentado ainda este mês no Fort Lauderdale International Boat Show. Infelizmente, o custo de toda a inovação e revolução de engenharia oferecido pela Next Generation Floating House não é nada convidativo. A casa vai custar entre US$ 2 e US$ 3 milhões.

O que você achou do projeto? Embarcaria em algo tão diferente assim? Deixe sua opinião abaixo nos comentários.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via