Capa do texto de cobertura do google na ces 2022

Casa inteligente é o foco do Google na CES 2022

Avatar of joão pedro boaventura
Google Fast Pair, ampliação do Google assistente e integrações diversas com o sistema Android são os destaques da apresentação do Google na CES 2022

A Consumer Electronics Show 2022, a mais importante feira internacional de tecnologia voltada para eletrônicos de consumo, está acontecendo entre os dias 5 a 7 de janeiro e o Google, sendo a gigante que é no meio, não poderia ficar de fora. O Google na CES 2022 trouxe uma apresentação voltada a novos recursos relacionados à internet das coisas, otimizando seus serviços referentes à casa inteligente no intuito de aprimorar suas funcionalidades e colaborar para a manutenção de um ambiente cada vez mais prático no cotidiano.

Entre as principais novidades anunciadas estão o aumento de dispositivos com suporte a pareamento rápido (o Google Fast Pair), novas formas de realizar bloqueios e desbloqueios remotos e integração cada vez maior com dispositivos inteligentes compatíveis com Android e, para um futuro próximo, com o Windows também. Confira:

Fast Pair: o principal destaque do Google na CES 2022

Você sabe o que é o Google Fast Pair? é um serviço de pareamento rápido do Google que utiliza geolocalização e tecnologia Bluetooth para agilizar a descoberta de acessórios Bluetooth e facilitar a conexão entre os dispositivos suportados. Já suportado em plataformas Android, a ideia é organizar os dispositivos compatíveis sem que haja conflitos de emparelhamento.

Hoje, tal serviço suporta o pareamento de conectividade em dispositivos de áudio como fones de ouvido e alto-falantes, automóveis e tecnologias vestívei. O objetivo anunciado pelo Google na CES 2022 é ampliar esse suporte para outras plataformas, como Chromebooks, eletrodomésticos inteligentes e smart TVs.

A expansão do google fast pair é a principal aposta para o futuro da google na ces 2022.
A expansão do Google Fast Pair é a principal aposta para o futuro da Google na CES 2022. (Divulgação/Google)

No caso do Chromebook, o suporte será liberado já nas próximas semanas, quando será possível realizar a identificação e o emparelhamento rápido de fones de ouvido no dispositivo. Além disso, será ainda mais fácil configurar a plataforma para os novos usuários a partir de 2022: agora, basta realizar o pareamento de um dispositivo Android para que o Chromebook adquira imediatamente o acesso a informações como a conta Google atrelada e a senha do Wi-Fi.

O suporte do Google Fast Pair a outras plataformas será implementado ao longo do ano. Dentre as abrangidas estão os televisores com Google TV e Android TV, e também será possível incorporar outros dispositivos domésticos integrados no sistema Matter ao Google Home e outras aplicações de utilidade similar.

Integração do Android com Windows

Trabalhando em parceria com a ASUS, HP, Acer e Intel, o Google está, pela primeira vez, visando expandir suas funcionalidades de maneira otimizada para outras plataformas com suporte a Windows. Utilizando o Google Fast Pair, logo será possível emparelhar acessórios via Bluetooth e sincronizar arquivos e mensagens de texto via sistema Nearby Share, do Android.

Ampliação do Google Assistente

Enquanto já podemos utilizar a voz para comandar dispositivos domésticos como acender e apagar as luzes, fechar portas automáticas ou controlar a temperatura de ambientes, novos recursos do Google Assistente chegarão ainda em 2022, como a possibilidade de coletar informações como o nível de bateria de certos aparelhos compatíveis com a aplicação. Tais recursos serão disponibilizados inicialmente nos veículos da Volvo e, posteriormente, acredita-se que chegarão a outras marcas.

Novidades em sistemas de áudio

Duas novidades referentes à reprodução de áudio — ainda em desenvolvimento — chamaram a atenção. Uma delas é a tecnologia que permite alternar entre dispositivos diferentes quando necessário. Um exemplo apresentado de utilidade para tal tecnologia é quando estivermos assistindo a um filme em alguma plataforma Android — como um Chromebook ou um tablet — e recebermos uma ligação. Nisso, o filme será automaticamente interrompido e o fone emparelhado será direcionado para o smartphone. Ao desligarmos, o áudio retorna ao filme automaticamente.

Chega de interrupções: o sistema irá parear automaticamente seu fone de acordo com os dispositivos que exigem maior atenção.
Chega de interrupções: o sistema irá parear automaticamente seu fone de acordo com os dispositivos que exigem maior atenção. (Divulgação/Google)

A segunda tecnologia ainda sendo trabalhada é a de áudio espacial, que poderá proporcionar ao usuário de headset a experiência de se sentir no próprio local enquanto estiver assistindo a algum conteúdo como um show de música ao vivo por streaming. Para isso, o sistema conseguirá identificar a localização do indivíduo e adaptará o som transmitido de acordo com a posição da cabeça, criando uma espécie de áudio posicional que varia com o movimento.

Ambas as tecnologias têm previsão para chegar ao mercado ainda em 2021 para os fones que sejam compatíveis com ela.

Desbloqueio com Wear OS

Atualmente, um aparelho Android pode ser utilizado como uma forma de desbloquear o Chromebook. Para 2022, tal recurso será expandido para o Wear OS, o sistema operacional para smartwatch do Google, e permitirá o desbloqueio não só do Chromebook, mas também de smartphones e tablets Android.

Smartwatches com suporte ao wear os será a principal chave para seus sistemas android compatíveis.
Smartwatches com suporte ao Wear OS será a principal chave para seus sistemas Android compatíveis. (Divulgação/Google)

BMW Inteligente

Um recurso adicionado (para alguns países) agora em dezembro de 2021 a smartphones Samsung ou Pixel compatíveis é a Digital Car Key, que permite o bloqueio, desbloqueio e até mesmo ignição de automóveis BMW. Até o final de 2022, os usuários de aparelhos com suporte a tecnologia Ultra Wideband não precisarão sequer tirar o dispositivo do bolso para acionar a chave digital. Enquanto tal recurso é restrito apenas aos BMW, nota-se que o Google está trabalhando para ampliar tal suporte para outros veículos inteligentes.

Novos recursos do Phone Hub

O Phone Hub, a interface de smartphone dos Chromebooks, receberá novidades ao longo dos próximos meses. Dentre os novos recursos está a possibilidade de sincronizar os aplicativos de mensagens do celular para acessar as mensagens remotamente, sem precisar instalá-los na máquina. Além disso, o Phone Hub também receberá suporte ao Camera Roll, que permitirá o acesso das fotos e vídeos armazenados recentemente.

Casa inteligente é o foco do google na ces 2022. Google fast pair, ampliação do google assistente e integrações diversas com o sistema android são os destaques da apresentação do google na ces 2022
Longe do celular? Não tem problema! Logo será possível ver suas mensagens via Chromebook a partir de sincronização dos sistemas via Phone Hub. (Divulgação/Google)

Compatibilidade com produtos Bose

Atualmente, a integração do Chromecast permite o compartilhamento de conteúdo em vários dispositivos diferentes. Depois de ampliar o suporte para caixas de som da linha Nest, será a vez dos produtos da marca Bose, que vão de alto-falantes inteligentes a soundbars.

Casa inteligente é o foco do google na ces 2022. Google fast pair, ampliação do google assistente e integrações diversas com o sistema android são os destaques da apresentação do google na ces 2022
A Bose fabrica produtos de áudio de alta qualidade. Imagem: Amazon
Veja também

O aprimoramento das integrações domésticas e o enfoque no lar não foram um temas exclusivos do Google na CES 2022. A LG, por exemplo, decidiu apresentar seus principais destaques no que diz respeito a inovações para casas sustentáveis.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados