Não é só keanu. Veja as 51 celebridades que fizeram sucesso em games (imagem: manual dos games)

Não é só Keanu. Veja as 51 celebridades que fizeram sucesso em games

Avatar de vitta
Nicolas Cage, Megan Fox e até Nicki Minaj já marcaram presença em games famosos. Veja as melhores participações (e as piores também)
Índice
  1. Melhores participações de celebridades em jogos
    1. Arden Cho (como Samantha Nishimura) – Tomb Raider
    2. Cameron Monaghan (como Cal Kestis) – Star Wars Jedi: Survivor
    3. Cara Gee (como Camina Drummer) – The Expanse: A Telltale Series
    4. Carrie-Anne Moss e Martin Sheen (como Aria T’Loak e Illusive Man) – trilogia de Mass Effect 
    5. Conan O’Brien, Léa Seydoux, Mads Mikkelsen, Margaret Qualley e Norman Reedus – Death Stranding
    6. David Bowie (como Boz) – Omikron: The Nomad Soul
    7. Elijah Wood (como Deimos, irmão do Kratos) – God Of War III
    8. Giancarlo Esposito (como Antón Castillo) – Far Cry 6
    9. Gillian Anderson (como capitã MacLaren) – Squadron 42
    10. Hideo Kojima (como Hideo) – Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain
    11. Idris Elba e Keanu Reeves (como Solomon Reed e Johnny Silverhand) – Cyberpunk 2077: Phantom Liberty
    12. J.K. Simmons (como Omni-Man) – Mortal Kombat 1
    13. Jean-Claude Van Damme (como Johnny Cage) – Mortal Kombat 1
    14. Jesse Williams (como Markus) – Detroit: Become Human
    15. Keith David (como Spawn) – Mortal Kombat 11
    16. Kelly Hu (como D’Vorah) – franquia do Mortal Kombat 
    17. Kiefer Sutherland (como Snake) – Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
    18. Kit Harington (como Salen Kotch) – Call of Duty: Infinite Warfare
    19. Kristen Bell (como Lucy Stillman) – Assassin’s Creed
    20. Lance Reddick (como Sylens) – Horizon Forbidden West: Burning Shores
    21. Lewis Hamilton (como Carl Hamilton) – Call Of Duty: Infinite Warfare
    22. Matthew Perry (como Benny) – Fallout: New Vegas
    23. Nicki Minaj & 21 Savage (como eles mesmos) – Call of Duty: Modern Warfare II & Warzone
    24. Nicolas Cage (como ele mesmo) – Dead by Daylight
    25. Peter Weller (como Alex Murphy) – RoboCop: Rogue City
    26. Phil Collins (como ele mesmo) – Grand Theft Auto Vice City Stories
    27. Rami Malek (como Joshua “Josh” Washington) – Until Dawn
    28. Ricky Gervais (como ele mesmo) – Grand Theft Auto 4
    29. Samuel L. Jackson (como Frank Tenpenny) – Grand Theft Auto: San Andreas
    30. Stan Lee (como ele mesmo) – Spider-Man
    31. Tayla Parx (como AJ) – The Walking Dead: The Final Season 
    32. Willem Dafoe (como Nathan Dawkins) e Elliot Page (como Jodie Holmes) – Beyond: Two Souls
  2. Piores participações de celebridades em jogos 
    1. Aerosmith (como eles mesmos) – Revolution X
    2. Avenged Sevenfold (como eles mesmos) – Call of Duty: Black Ops II
    3. Ella Balinska (como Alfre “Frey” Holland) – Forspoken
    4. Jesse James (como ele mesmo) – Tony Hawk’s Underground 2
    5. Justin Bieber (como ele mesmo) – NBA 2K13
    6. Jamie Kennedy (como ele mesmo) – ESPN NFL 2K5
    7. Megan Fox (como Nitara) – Mortal Kombat 1
    8. Michael Jackson (como ele mesmo) – Ready 2 Rumble Boxing: Round 2
    9. Snoop Dogg (como ele mesmo) – Call of Duty: Modern Warfare II & ‘Warzone
    10. Terry Crews (como comandante Jaxon) no Crackdown 3
    11. Timothée Chalamet e Austin Butler (como Paul Atreides e Feyd-Rautha) – Call of Duty: Modern Warfare III & Warzone

Cada vez mais aumenta a lista de celebridades que fizeram sucesso em games. Isso porque a convergência de mídias está em ascensão, proporcionando crossovers interessantes entre música, cinema, televisão e jogos, por exemplo, e trazendo rostos conhecidos e astros nos videogames – uma tendência potente.

O carisma das celebridades em jogos está cada vez mais integrado às narrativas de característica interativa, fator que faz o apelo dos jogos atuais aumentar muito. Sem contar que a combinação de famosos com o universo dos games possibilita a expansão do alcance do produto para além dos gamers, atraindo quem se interessa pela cultura pop no geral. Afinal, é bem mais legal jogar com a versão digitalizada do Norman Reedus que com um avatar aleatório, não é mesmo?

Dos melhores aos mais flopados, confira a lista das participações mais interessantes e também as piores de celebridades em jogos!

Melhores participações de celebridades em jogos

Arden Cho (como Samantha Nishimura) – Tomb Raider

Abro a lista com uma participação simpática, digamos assim. Arden Cho, atriz que participou do jogo Tomb Raider, dá vida a Samantha Nishimura (Sam), uma documentarista, tradutora e cineasta que tem uma amizade próxima com Lara Croft.

Na história, elas se conhecem no primeiro semestre da faculdade e decidem viajar juntas mundo afora. Nesse meio tempo, a Sam é casualmente possuída pela Deusa do Sol? Sim. Mas é só um detalhe para reforçar a amizade de ambas, confie.

Cameron Monaghan (como Cal Kestis) – Star Wars Jedi: Survivor

Com tantas séries e filmes sobre o universo de Star Wars, é compreensível que a franquia explore mais do mesmo e soe com certo desgaste. Mas nem tudo está perdido. O jogo Star Wars Jedi: Survivor veio para dar um frescor e novos horizontes para a trama.

Entre os atores no videogame está Cameron Monaghan, que protagoniza o jogo como Cal Kestis, um personagem sobrevivente da Ordem 66. Com movimentos corporais e voz capturadas totalmente por Monaghan, o protagonista foi construído de forma cativante e bem executada, conseguindo trazer detalhes mais humanizados à saga.

Cara Gee (como Camina Drummer) – The Expanse: A Telltale Series

Os fãs de The Expanse são pessoas que não têm paz. Depois de ser cancelada com três temporadas (pela segunda vez), o público ficou com uma expectativa de sair algo a mais para não ficarem com as mãos abanando. Isso porque a série de sci-fi conquistou um público considerável com sua premissa. 

Na história, em um futuro distante, a humanidade já colonizou o Sistema Solar e continua avançando em suas explorações. Porém, uma série de eventos misteriosos revela uma conspiração que ameaça a vida humana por todo o espaço. Não há perspectivas para a série, mas pelo menos a Telltale Games estendeu a mão e trabalhou em The Expanse: A Telltale Series, um jogo episódico.

E não para por aí. A história é centrada em uma das personagens mais queridas pelos fãs. A atriz famosa no jogo é a Cara Gee no papel de Camina Drummer. A protagonista consegue vencer tranquilamente a missão de cativar os jogadores em uma história que seguramente supre a falta que a série deixou. O carisma e a performance vocal de Gee elevam toda a experiência.

Carrie-Anne Moss e Martin Sheen (como Aria T’Loak e Illusive Man)trilogia de Mass Effect 

Entre as celebridades que fizeram sucesso em games, temos aqui duas personalidades muito interessantes. A eterna Trinity de Matrix, Carrie-Anne Moss como Aria T’Loak, também conhecida como “Pirate Queen of Omega”, que curiosamente era uma dançarina exótica antes de se tornar a importante governante de Omega e chefe do crime organizado; e o ator Martin Sheen como Illusive Man em Mass Effect 2 e Mass Effect 3. Embora o personagem inicialmente tivesse sido proposto como um coadjuvante, ele tornou-se um dos principais antagonistas da saga.

Conan O’Brien, Léa Seydoux, Mads Mikkelsen, Margaret Qualley e Norman Reedus – Death Stranding

Death Stranding foi um completo cabide de empregos, essa é a verdade. Hideo Kojima conseguiu unir a nata dos artistas, diretores e atores no videogame e desenvolver uma história bizarramente boa com uma proposta bem original. 

Entre as participações especiais de celebridades em jogos está o comediante e apresentador de televisão Conan O’Brien em uma missão secundária bem humorada e marcante no jogo.

Já a Léa Seydoux, atriz famosa no jogo, interpreta a personagem Fragile, a dona do Fragile Express. Ela constantemente encontra com Sam durante o jogo em meio a sua jornada e demonstra ter um desenvolvimento interessante, estando vinculada ao mesmo tempo com o antagonista e o protagonista.

Temos mais um ator famoso no jogo aclamado. Cliff Unger é interpretado pelo talentoso Mads Mikkelsen. Ele é um homem com uma conexão curiosa e misteriosa com Sam, mostrada por meio de flashbacks recorrentes. Seu papel acaba focando em ser um tipo de antagonista secundário no game.

Com mais uma atriz famosa no jogo, Margaret Qualley é responsável por um papel duplo: as irmãs gêmeas Mama e Lockne, que, assim como Sam, nasceram com DOOMs e possuem a capacidade de comunicação uma com a outra em qualquer lugar ao redor do mundo. Além disso, foram elas que criaram alguns elementos fundamentais para Death Stranding

Por fim e mais importante, o ator famoso no jogo e principalmente nas tramas de The Walking Dead, Norman Reedus dá vida ao Sam Porter Bridges, personagem principal e também o único jogável no game. Sua premissa é apenas a pontinha do iceberg. Com características misteriosas, ele é um entregador respeitável de reputação notória que trabalha na empresa Bridges, responsável por entregas importantes. 

David Bowie (como Boz) – Omikron: The Nomad Soul

David Bowie não é só uma das celebridades que fizeram sucesso nos games, mas também em tudo o que se propôs. Seu legado foi eternizado na música, nos filmes, nos games e no coração de cada fã.

Além de ter fornecido a trilha sonora para Omikron: The Nomad Soul, Bowie interpreta dois personagens no jogo. Um deles é Boz, um ser místico que, apesar de ter um papel reduzido, é de extrema importância para o desenrolar do game. Já o segundo é um cantor de uma banda que toca justamente as músicas que ele produziu para Omikron. Elas também estão presentes no álbum Hours

Elijah Wood (como Deimos, irmão do Kratos) – God Of War III

Entre as celebridades em jogos está Elijah Wood, que por um momento trocou as desventuras de Frodo na Terra Média por algo mais… brutal. O ator famoso no jogo fez uma pequena participação em God of War III emprestando sua voz ao irmão do Kratos. Essa foi uma participação breve, mas simbólica. Inclusive recebe os agradecimentos devidos nos créditos e o reconhecimento. 

Giancarlo Esposito (como Antón Castillo) – Far Cry 6

Entre as melhores celebridades que fizeram sucesso em games está o icônico Giancarlo Esposito. Conhecido por seus papéis nas séries Breaking Bad e The Mandalorian, Esposito aposta em mais um papel de vilão, o grande Antón Castillo. 

O jogo se passa em Yara, uma fictícia ilha no Caribe governada em regime de ditadura por “El Presidente” Castillo, que educa o seu filho Diego para seguir seus passos.

Gillian Anderson (como capitã MacLaren) – Squadron 42

Dana Scully agora é a capitã MacLaren. A atriz famosa no jogo, Gillian Anderson, revela mais um talento com a nova personagem no jogo de combate espacial Squadron 42. Além dela, o jogo também conta com um elenco completo de peso, incluindo Gary Oldman como Almirante Ernst Bishop; Mark Hamill como Tenente-Comandante Steve “Old Man” Colton; Mark Strong; Craig Fairbrass; Liam Cunningham como Capitão Noah White da UEES Stanton; Ben Mendelsohn e Ian Duncan.

Hideo Kojima (como Hideo) – Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain

Vamos ser sinceros? Esse homem é onipresente. Ele adora uma aparição aqui e ali e é por isso que ele integra a lista de celebridades que fizeram sucesso em games. Nesse caso, o Kojima aparece em The Phantom Pain durante a missão envolvendo o Big Boss. Demora um pouquinho para identificar seu rosto, mas assim que ele coloca seu óculos, tudo faz sentido.

Idris Elba e Keanu Reeves (como Solomon Reed e Johnny Silverhand) – Cyberpunk 2077: Phantom Liberty

Como não citar Idris Elba e Keanu Reeves entre as celebridades que fizeram sucesso em games? Assim que Reeves anunciou sua participação em Cyberpunk 2077, as expectativas subiram e nunca mais desceram. Quer dizer, teve uns baixos com bugs no lançamento e alguns errinhos, mas foi recuperado com Phantom Liberty.

Reeves, ator famoso no jogo, na pele do revolucionário e extremista Johnny Silverhand, desenvolve um papel muito importante no desenrolar da história e conseguiu mostrar uma face pouco explorada pelo ator em seus trabalhos.

Como redenção, o jogo ressuscitou com a expansão Phantom Liberty, que conseguiu consertar a maior parte dos problemas do jogo principal Cyberpunk 2077 e puxou mais uma vez Keanu Reeves para compor os atores no videogame em um epílogo emocionante. Ao lado dele encontramos Idris Elba, outro ator entre as celebridades em jogos. Aqui ele se apresenta como a nova face da saga. Ambos os atores aparecem com suas vozes e imagens completas.

Elba interpreta Solomon Reed, um agente sombrio e misterioso que protagoniza os mistérios dessa nova expansão. Como o papel foi escrito já pensando especificamente no ator, tudo flui muito bem e as missões são prazerosas de executar.

J.K. Simmons (como Omni-Man) – Mortal Kombat 1

Raramente você vai encontrar alguma participação de J.K. Simmons que possa ser considerada ruim. Ele integra a lista de astros nos videogames que deram certo. Aqui, dando voz ao Omni-Man, primeiro grande personagem de Mortal Kombat 1, tudo fica mais divertido.

Já aviso que Mortal Kombat é um assunto recorrente nessa lista. Isso porque, se antes a franquia apostava em temas mais populares para a lista de personagens convidados, como por exemplo os heróis de filmes de ação de filmes antigos ou as personalidades emblemáticas de filmes de terror, agora a aposta, além de personagens com os rostos de atores no videogame, o tema recorrente são heróis com espírito de anti-herói, digamos assim. Como exemplo, além do próprio Omni-Man, temos o Capitão Pátria e o Peacemaker do John Cena.

Ainda que a participação de J.K. Simmons consista em diálogos adicionais, poucas coisas são mais divertidas que ouvir a voz rouca dele antes das partidas falando muito mal de todos os outros personagens da franquia. Sem contar os fatalities cheios de referências.

Jean-Claude Van Damme (como Johnny Cage) – Mortal Kombat 1

Aqui temos um exemplo real daquele ditado: “quem acredita, sempre alcança!”

Não obstante em recusar a proposta para participar do Mortal Kombat original, Jean-Claude Van Damme acabou entrando para o time de celebridades em jogos protagonizando a estreia em live-action do rival Street Fighter e o jogo FMV desse título. É mole?

Só que Ed Boon, criador de Mortal Kombat, não se deu por vencido. Depois de anos, agora com Mortal Kombat 1, Boon conseguiu o milagre de ter Jean-Claude Van Damme participando com voz e rosto para interpretar o emblemático astro das artes marciais do game, Johnny Cage. Como não deu muito certo a Megan Fox como Nitara, o visual de Van Damme para Johnny Cage aparece como uma alternativa opcional à caracterização original do personagem. Mas depois desse corre todo do Ed Boon para conseguir esse feito icônico, seria uma desfeita não aproveitar o jogo com esse grande astro.

Jesse Williams (como Markus) – Detroit: Become Human

Entre as celebridades em jogos está Jesse Williams no papel de Markus, um androide que foi injustamente acusado de matar um artista famoso que estava sob seus cuidados e que, eventualmente, cansa dos falsos apontamentos e organiza uma grande rebelião contra a raça humana – principalmente pela forma como tratam a espécie do protagonista. Boa história, bom desempenho em jogo e boa atuação. Nomes como Clancy Brown e Lance Henriksen também são atores no videogame.

Keith David (como Spawn) – Mortal Kombat 11

O ator Keith David é uma das melhores celebridades que fizeram sucesso em games. Assim como na série animada Spawn – O Soldado do Inferno, da Max, Keith David foi chamado para reprisar seu papel como Spawn, mas dessa vez como personagem convidado para o Mortal Kombat 11. Foi um tiro muito certeiro pois não tinha como pensar em outro nome sendo que a voz de David virou parte da identidade do personagem. Além desse papel, o ator famoso no jogo também já participou na dublagem da trilogia Mass Effect, como o capitão original da SSV Normandy David Anderson.

Kelly Hu (como D’Vorah) – franquia do Mortal Kombat 

Vamos combinar? A Kelly Hu arrasa como D’Vorah.

A atriz que participou do jogo Mortal Kombat e Mortal Kombat 11 é perfeita para o papel. Uma das melhores antagonistas é uma mulher metade humana e metade inseto que se junta a Kronika, guardiã do tempo e mãe dos Deuses Ancestrais Shinnok e Cetrion, com o intuito de proteger sua própria espécie. Ainda que pareça ser uma causa nobre, Kytinn (sua raça) é popularmente conhecida por ser imoral e não confiável.

Kiefer Sutherland (como Snake) – Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Entre as celebridades que fizeram sucesso em games está Kiefer Sutherland, mais conhecido por seu papel como Jack Bauer na série 24 Horas. Dessa vez, o ator famoso no jogo encarna o personagem Snake, o protagonista principal e uma das figuras mais icônicas no universo dos games.

Apesar dos burburinhos em relação ao fato de Sutherland ter substituído David Hayter, um nome conhecido e muito querido pelo papel na franquia, tanto o ator como o próprio Metal Gear Solid V: The Phantom Pain receberam ótimas críticas.

Aliás, esse não foi o primeiro papel do ator como dublador nos games. Ele também participou de Call of Duty: World at War, em 2008, como Sargento Roebuck.

Kit Harington (como Salen Kotch) – Call of Duty: Infinite Warfare

Diretamente do universo de Game of Thrones, Kit Harington deixa toda bondade de Jon Snow de lado para apostar no papel do almirante Salen Kotch, o principal vilão de Infinite Warfare. Para a surpresa de muitos, o ator famoso no jogo tem um bom desempenho e surpreende com seu lado antagonista e perverso. 

Kristen Bell (como Lucy Stillman) – Assassin’s Creed

Para além de Veronica Mars e Eleanor Shellstrop (The Good Place), Kristen Bell é uma atriz famosa no jogo Assassin’s Creed na pele de Lucy Stillman. Inclusive, essa é uma personagem essencial para a construção da narrativa do jogo, tendo principalmente o papel de conectar as histórias do passado com o presente.

Na história, a atriz que participou do jogo dá vida a uma pesquisadora de memória genética que, por acaso, nasceu em uma ordem de assassinos e utiliza um tipo de dispositivo único que permite que as pessoas revivam e tenham acesso às memórias dos antepassados. Quer uma premissa melhor que essa?

Lance Reddick (como Sylens) – Horizon Forbidden West: Burning Shores

O falecimento do ator Lance Reddick foi uma das perdas de figuras públicas mais marcantes no ano de 2023. Com uma voz inconfundível, ele deu vida a personagens autoritários e incisivos, mas também apostava em papéis mais tranquilos. De toda forma, o ator famoso no jogo acertou em cheio ao aceitar essa aventura.

O jogo Horizon Forbidden West: Burning Shores foi lançado postumamente à morte de Riddick. Nele, o ator é projetado em sua forma virtual para viver o personagem Sylens, antagonista e inimigo de Aloy, a protagonista. Sua aparição é breve, mas tem tempo de tela o suficiente para marcar quem joga. 

Lewis Hamilton (como Carl Hamilton) – Call Of Duty: Infinite Warfare

Simples, mas bem feito. Lewis Hamilton, um dos astros nos videogames, teve sua participação especial um tanto quanto subestimada em Call of Duty: Infinite Warfare. Mas sua aparição como o engenheiro Carl Hamilton, ainda que escondida, foi bem executada. Você pode interagir com ele antes de cada missão.

Matthew Perry (como Benny) – Fallout: New Vegas

Entre as melhores celebridades que fizeram sucesso em games, está nosso eterno Chandler Bing. Aqui, temos o fã número um assumido de Fallout 3. Matthew Perry tinha mencionado o tópico em algumas entrevistas, inclusive.

Por conta disso, a equipe por trás do jogo notou o ator e ofereceu a ele o papel de Benny em New Vegas, novo jogo que estava sendo desenvolvido. 

O personagem Benny faz o tipo esquisito, que se veste com um terno xadrez e possui uma fala expressiva com uma pitada de peculiaridade. Perry conseguiu deixar o personagem ainda mais cativante com sua dublagem, mesmo que a figura se trate de um assassino narcisista sem pudores. 

Nicki Minaj & 21 Savage (como eles mesmos) – Call of Duty: Modern Warfare II & Warzone

Não é novidade que Call of Duty é um dos jogos mais populares e onipresentes de todos os tempos. É justamente por isso que ele precisa se reinventar constantemente para que não perca a graça e, consequentemente, o público. Para isso, esse é um jogo que vive de lançamentos anuais, atualizações e vários outros recursos na manga.

Um deles, inclusive, inclui astros nos videogames. Como exemplo que deu certo, entre as celebridades em jogos, estão os cantores Nicki Minaj e 21 Savage como personagens jogáveis. Imagina só uma rodada extremamente tensa e do nada aparecendo a Minaj toda de rosa, armada até os dentes e pronta pra guerra? Icônico.

Quando conseguem desenvolver bons personagens (ao contrário do que tentaram com Duna: Parte 2, que cito entre os piores cameos mais para frente), jogos como COD conseguem escapar da mesmice de uma franquia que já passou da sua época de ouro. 

Nicolas Cage (como ele mesmo) – Dead by Daylight

De todas as celebridades em jogos que poderiam existir, quem imaginaria justamente o Nicolas Cage fazendo uma ponta em Dead by Daylight? Pois bem, cá estamos.

Sim, é meio esquisito. Mas acredite, é um esquisito bom!

Dead by Daylight é um jogo multiplayer no qual os jogadores podem fazer parte da equipe de sobreviventes ou optar por encarnar o vilão da vez e caçar suas vítimas. Nesse caso, Cage se une aos pobres sobreviventes em um evento especial. Nada mais divertido que ter que se esconder em um armário ou agachar para reparar um gerador na skin de Nicolas Cage enquanto tenta sobreviver a algum ícone do terror que anda à espreita por aí pronto para te matar.

Peter Weller (como Alex Murphy) – RoboCop: Rogue City

Ainda que a participação seja um pouco confusa, vale mencionar o papel de Peter Weller entre as melhores celebridades em jogos principalmente pela nostalgia da recriação fiel do personagem. A volta de Weller na pele do policial Alex Murphy/RoboCop em RoboCop: Rogue City pode surpreender os jogadores.

O jogo, que foi desenvolvido pelo estúdio polonês, segue a linha cronológica entre as histórias de RoboCop 2 e RoboCop 3. Entre as principais características está o fato de ser um jogo de tiro em primeira pessoa que entrega muita violência e referências que reverenciam a essência do filme dirigido por Paul Verhoeven.

Com a renderização facial e também da voz do ator famoso no jogo, a atuação de Weller nessa recriação se mostra eficaz e fielmente reproduzida. Mas, infelizmente, os outros personagens não foram tão desenvolvidos e os bugs ficam em evidência em algumas partes do jogo.

Phil Collins (como ele mesmo) – Grand Theft Auto Vice City Stories

Unindo o útil ao agradável, como a música In the Air Tonight era um dos hits mais memoráveis dos anos 1980, nada mais justo que Phil Collins entrar para a lista de celebridades que fizeram sucesso em games com seu papel em Grand Theft Auto: Vice City Stories.

O cantor protagoniza algumas missões cujo objetivo principal do jogador é protegê-lo. Como recompensa do trabalho concluído com sucesso, Vic Vance recebe um pocket show de Collins – o que chega a ser engraçado.  

Rami Malek (como Joshua “Josh” Washington) – Until Dawn

Repleto de sustos, fugas e um tanto de violência (com história muito boa), o jogo de terror Until Dawn traz alguns atores no videogame. O destaque vai para o Rami Malek que interpreta Josh, um rapaz que vai com os amigos para um alojamento em Blackwood Mountain, lugar onde suas irmãs desapareceram há um ano. E adivinha só? Eles acabam ficando presos lá até o amanhecer (until dawn).

Além de Malek, o jogo inclui artistas como Jordan Fisher, Hayden Panettiere e Nichole Bloom.

Ricky Gervais (como ele mesmo) – Grand Theft Auto 4

O Grand Theft Auto 4 se propôs a muitas dinâmicas inovadoras e trouxe muitas atividades em paralelo além das missões principais. Uma delas inclui o clube de comédia Split Sides no jogo, com participação do ilustre Ricky Gervais (The Office UK).

Há vários nomes interessantes entre celebridades que fizeram sucesso em games do GTA. Além de Gervais, que pode ser considerado um dos mais conhecidos, estão astros como Katt Williams e Frankie Boyle.

Samuel L. Jackson (como Frank Tenpenny) – Grand Theft Auto: San Andreas

Entre os atores no videogame está Samuel L. Jackson, destaque das telonas com um vasto currículo no cinema. Geralmente ele interpreta personagens durões que salvam a nação até no máximo o final do dia. Para variar um pouco, no GTA: San Andreas, seu papel como Frank Tenpenny vai contra todo esse heroísmo.

O ator famoso no jogo se torna Tenpenny, um dos maiores policiais corruptos do Departamento de Polícia de Los Angeles. O cara consegue zerar o bingo das ilegalidades, estando envolvido desde em assassinatos até tráfico de drogas, fazendo com que ele se torne inclusive o principal antagonista do game.

Stan Lee (como ele mesmo) – Spider-Man

Entre as celebridades que fizeram sucesso em games está o eterno Stan Lee. Inclusive, ele era conhecido por seus easter eggs em vários filmes da Marvel, e, a partir disso, o jogo seguiu a mesma forma de homenagem.

Em dado momento do jogo Spider-Man, os jogadores vão acessar uma cena em que a MJ e o Peter interagem em um restaurante. Essa parte se encerra com o dono do estabelecimento – ninguém mais, ninguém menos que o próprio Stan Lee –, comentando o quanto ele amava esse casal. Muito fofo.

Tayla Parx (como AJ) – The Walking Dead: The Final Season 

No jogo final dessa franquia cativante e maravilhosa, Tayla Parx empresta sua voz a Alvin “AJ” Jr. uma criança que cresce em meio a um apocalipse zumbi sob os cuidados de Clementine, uma das protagonistas mais queridas da Telltale.

Para quem não é familiar com o trabalho de Parx, ela é uma cantora e compositora com talento de sobra. Como trabalhos populares podemos citar as canções que ela co-escreveu como Love Lies (com Normani e Khalid), High Hopes (Panic! at the Disco) e várias músicas dos álbuns de Ariana Grande, Thank U, Next e Positions.

Willem Dafoe (como Nathan Dawkins) e Elliot Page (como Jodie Holmes) – Beyond: Two Souls

Além dos detalhes técnicos minuciosos nas animações e os gráficos impecáveis, os críticos distribuíram elogios para os dois atores no videogame, levando em conta William Dafoe no papel de Nathan Dawkins e Elliot Page como Jodie Holmes.

Piores participações de celebridades em jogos 

Aerosmith (como eles mesmos) – Revolution X

A versão para arcade do Revolution X recebeu críticas relativamente boas. O problema maior está na versão para console. Quer dizer, a premissa toda do jogo já é um pouco esquisita. Esse é um jogo de tiro em trilhas no qual o objetivo é salvar a banda de rock Aerosmith.

Todos da banda aparecem, esse crédito podemos dar. Melhor que os personagens surgirem na tela sem suas vozes, por exemplo. Mas pelo menos, para limpar um pouco a barra, o histórico dos astros nos videogames melhora anos luz depois com Guitar Hero: Aerosmith – o que faz bem mais sentido, convenhamos.

Avenged Sevenfold (como eles mesmos) – Call of Duty: Black Ops II

Não que seja de todo ruim essa participação, mas definitivamente foi algo brega. Ou melhor dizendo na língua da geração Z, “cringe”. Vou explicar.

Na lista de celebridades em jogos podemos considerar a banda Avenged Sevenfold (A7X para os íntimos) como uma participação de longa data na franquia de Call of Duty. Isso porque eles têm produzido canções para os games desde o primeiro Black Ops.

No segundo Black Ops, a equipe do jogo achou uma boa ideia colocar a banda em uma cena pós-créditos fazendo um show. Alguns podem ver isso como uma homenagem legal, mas muitos acharam meio esquisito colocar os personagens de Call of Duty para dançar na plateia de um show.

Ella Balinska (como Alfre “Frey” Holland) – Forspoken

Desenvolvido pelo estúdio japonês Luminous Productions (equipe responsável por Final Fantasy XV que foi incorporada à estrutura da Square Enix), o jogo Forspoken conta com a atriz Ella Balinska como protagonista. A atriz famosa no jogo interpreta Frey, uma mulher que é transportada misteriosamente de Nova Iorque para o mundo de fantasia de Athia e usa poderes mágicos para viajar por ele e sobreviver a fim de encontrar o caminho de casa.

Para ser justa e não considerar a falta de criatividade, Balinska, atriz que participou do jogo, tentou fazer milagre com o roteiro para tentar tornar a personagem interessante. Mas, infelizmente, ela acaba sendo resumida a clichês e piadas genéricas. O jogo tem bastante potencial, só precisa trabalhar na história e em personalidades mais cativantes.

Jesse James (como ele mesmo) – Tony Hawk’s Underground 2

Jesse James, uma das celebridades que fizeram sucesso em games, envelheceu feito leite, essa é a verdade.

Houve uma época lá atrás em que ele era uma celebridade na crista da onda por causa dos reality shows de carros modificados e assuntos relacionados. Por causa disso, a ideia de vê-lo em jogos como Tony Hawk’s Underground 2 parecia muito boa e divertida.

Só que sua reputação foi por água abaixo nos anos seguintes do lançamento do jogo por causa de problemas com a justiça e condutas imorais, incluindo a polêmica traição e o divórcio da atriz Sandra Bullock. Hoje em dia, muitas pessoas acham desnecessária a participação de James no jogo e que definitivamente ele não merece tal homenagem.

Justin Bieber (como ele mesmo) – NBA 2K13

Assim que Justin Bieber comentou nas redes sociais que era fã de NBA, acharam que era uma boa ideia trazer o cantor para o universo dos games e incluí-lo como um dos personagens secretos de NBA 2K13. Ele pode ser ativado em partidas especiais só com celebridades.

Para quem é fã de basquete, não teve muita lógica essa inclusão, tendo como consequência uma receptividade um tanto quanto negativa quando o jogo foi lançado, já que a expectativa era encontrar astros do esporte em suas respectivas versões digitais.

Jamie Kennedy (como ele mesmo) – ESPN NFL 2K5

Se formos resumir a participação de Jamie Kennedy em ESPN NFL 2K5 em uma palavra, seria definitivamente: mala.

Assim que Kennedy apresentou a coletiva de imprensa da Activision na E3 em 2007 completamente bêbado, surpreendentemente ganhou uma visibilidade no setor dos games. Mas sua participação neste jogo poderia simplesmente não existir. Ele comenta quase todas as jogadas com palavrões e comentários maldosos, deixando o personagem muito irritante. Jogar no mudo é a melhor opção.

Megan Fox (como Nitara) – Mortal Kombat 1

Eu particularmente amo os jogos do Mortal Kombat, e o mais legal dessa franquia popular de games de luta são justamente os personagens “especiais” que trazem referências icônicas da cultura pop como o Rambo, O Exterminador do Futuro e até mesmo o sádico Capitão Pátria. Mas dessa vez o Ed Boon, criador de Mortal Kombat, decidiu inovar e quebrar tabus ao reimaginar os personagens originais da franquia com rostos de famosos astros nos videogames.

A partir dessa ideia, uma das únicas personagens a seguir com a ideia original de Boon foi Nitara, uma vampira antagônica que foi interpretada por ninguém menos que a Megan Fox. Porém, o resultado foi muito criticado e não deu tão certo quanto o esperado.  

Michael Jackson (como ele mesmo) – Ready 2 Rumble Boxing: Round 2

Entre as participações de celebridades em jogos que mais foram esquisitas, definitivamente a do Michael Jackson em Ready 2 Rumble Boxing: Round 2 poderia ser classificada como uma das mais bizarras. Sério.

Tudo bem que os games Ready 2 Rumble ficaram conhecidos por incluírem participações especiais de astros nos videogames, inclusive nomes como Shaquille O’Neal e Bill Clinton já foram desenvolvidos como personagens jogáveis – que, convenhamos, também não deixa de ser opções curiosas. Ainda assim, Michael Jackson foi a escolha mais peculiar. A inclusão do Rei do Pop no universo do boxe, assim como mostrado em um trecho no vídeo, foi no mínimo peculiar. Imagina entrar no ringue e seu oponente começar a dançar?

Snoop Dogg (como ele mesmo) – Call of Duty: Modern Warfare II & ‘Warzone

Enquanto citamos Nicki Minaj e 21 Savage entre as celebridades que fizeram sucesso em games no mesmo jogo como estreantes certeiros e bem elaborados, trazemos também o famoso rapper Snoop Dogg – mas do outro lado da moeda. Com diálogos entediantes e aspecto genérico, o astro traz mais do mesmo que outras participações já realizadas por ele.

Terry Crews (como comandante Jaxon) no Crackdown 3

Entrando na categoria de “o que esperávamos e o que realmente recebemos” está Terry Crews. Sim, ele está entre as celebridades que fizeram sucesso em games, mas não como se esperava. Durante a campanha de marketing para o lançamento de Crackdown 3, foi reafirmado que Crews seria um personagem extremamente importante na história do jogo em seu papel como comandante Isaiah Jaxon – inclusive ele é o principal.

Porém, contudo e todavia, o personagem não foi desenvolvido como esperado. Ele tem falas reduzidas e pouco brilho no protagonismo.

Timothée Chalamet e Austin Butler (como Paul Atreides e Feyd-Rautha) – Call of Duty: Modern Warfare III & Warzone

Já não é mais novidade sucessos de bilheteria migrarem para outras plataformas e serem usadas de referência, principalmente em jogos com atualizações recorrentes que possuem eventos promocionais lançados em curtos períodos de tempo. O que realmente surpreende aqui é ver conteúdos que em tese deveriam estar à altura dos filmes, mas no final decepcionam. Esse é o caso da referência aos personagens de Duna: Parte 2 em Call of Duty: Modern Warfare III & Warzone.

O crossover entre o filme e o game rendeu skins dos atores Timothée Chalamet e Austin Butler caracterizados como seus respectivos papéis como Paul Atreides e Feyd-Rautha. Com os atores no videogame, a expectativa é que os detalhes sejam mais apurados e a experiência de jogar com eles seja melhor que o usual. Mas a realidade é um pouco diferente. As expressões são mornas e as mudanças consistem em skins variadas para armamentos. Não tem tantos novos diálogos assim para os novos personagens, sendo a maioria consistindo em algumas citações fora de contexto retiradas dessa segunda parte de Duna.

Veja também

40 personagens que tiveram atores substituídos

A evolução e a história dos jogos de luta

Fontes: Rolling Stone , GameSpot e Buzzfeed

Revisão do texto feita por: Pedro Bomfim

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados