CES 2018: Nissan apresenta ‘brain-to-vehicle’; leitura cerebral para evitar acidentes

brain to vehicle - CES 2018: Nissan apresenta 'brain-to-vehicle'; leitura cerebral para evitar acidentes
Nissan apresenta sistema que lê ondas cerebrais do motorista no seu novo LEAF, o carro elétrico mais vendido do mundo.

A Nissan apresentou na CES 2018 um novo sistema com leitura cerebral para diminuir os acidentes nas estradas. O objetivo é eliminar o tempo entre pensar em frear e acionar o freio.

Segundo a empresa japonesa, a interface brain-to-vehicle, que funcionará dentro de um carro autônomo, será capaz de realizar ações como frenagem e manobras evasivas entre 0,2 ou 0,5 segundos mais rápido que em um cenário padrão.

O dispositivo opera através de um eletroencefalograma (EEG), que lê os padrões elétricos formados pelos neurônios quando ativados no cérebro. Essa leitura dá ao carro uma noção de que atividades o motorista está pensando no momento e, portanto, informa quase instantaneamente como agir em momentos de urgência.

Vale lembrar que a Nissan não foi a única a pensar em leitura cerebral para diminuir acidentes: em outubro a Renault também experimentou com um SUV controlado pela mente através de um EEG, e, em 2015, a Jaguar chegou a estudar um sistema que monitora ondas cerebrais e tenta prever atitudes do motorista.

Leia também:

CES 2018: Nvidia fecha parceria com Uber e Volks para carros autônomos

A Ford Caminhões também lançou algo similar aqui no Brasil, um boné inteligente que conseguia controlar o movimento da cabeça do motorista quando ele cochilava ou mostrava fadiga ao volante.

Mais novidades da Nissan na CES

A gigante japonesa também apresentou na CES 2018 o protótipo Nissan IMx e o totalmente novo Nissan LEAF. Na sua estreia no continente americano, o IMx promove uma maior ligação entre o automóvel e o condutor. O modelo conta com lugares para quatro pessoas e um motor elétrico com mais torque que o Nissan GT-R.

Nissan Leaf 2018 720x513 - CES 2018: Nissan apresenta 'brain-to-vehicle'; leitura cerebral para evitar acidentes
Nissan Leaf 2018 foi apresentado na CES 2018

A nova geração do Nissan LEAF, o carro elétrico mais vendido do mundo, combina a emoção da condução 100% elétrica com tecnologias de ponta como o ProPILOT Assist, o e-Pedal e conectividade avançada.

O Nissan LEAF é o primeiro veículo zero emissões 100% elétrico produzido em massa e também o mais vendido no mundo, o modelo começou a ser vendido no Japão em outubro de 2017.

Para mais informações sobre a CES 2018 fique ligado no Showmetech.

O Showmetech viajou para Las Vegas a convite da Samsung para cobrir a CES 2018.

Fonte: The Verge

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via