CES 2018: Nvidia fecha parceria com Uber e Volks para carros autônomos

Uber completou mais de 100 milhões de milhas com o AI da Nvidia
Nvidia aposta pesado em inteligência artificial para carros autônomos com novo processador Nvidia Xavier. Novas parcerias com Uber e Volkswagen só atestam o crescimento da empresa no setor e a sua valorização das ações na bolsa de valores.

A NVIDIA aumentou o leque de parceiros usando sua tecnologia de direção autônoma com o anúncio da parceria com o Uber e a Volkswagen na CES 2018, em Las Vegas, EUA.

Até agora, são mais de 320 companhias envolvidas no segmento de carros autônomos sejam desenvolvedores de softwares, montadoras e fornecedores que estão utilizando o Nvidia Drive, anteriormente chamado de Drive PX2.

Essas novas parcerias se juntam à grandes empresas que já utilizavam as tecnologia de IA da Nvidia. Algumas delas são: Tesla, Baidu, Volvo, ZF, Aurora, TomTom, Toyota, Mercedes, Audi, Man, Here e outras tantas.

O Uber tem usado a tecnologia de computação GPU da Nvidia desde que a primeira frota teste de utilitários da Volvo SC90 foi implementada em 2016. O programa de direção autônoma do Uber foi afetado este ano por um processo judicial em San Francisco aberto pelo rival Waymo sob alegação de roubo de segredo comercial.

A Nvidia informou, contudo, que o programa de direção autônoma do Uber ganhou força depois que 1 milhão de milhas foram percorridas apenas nos últimos 100 dias.

A Volkswagen sozinha prometeu pelo menos 20 carros totalmente elétricos e alguns deles autônomos até 2025. E que alguns deles já rodarão em 2020.

7 Volkswagen ID Buzz driving 720x480 - CES 2018: Nvidia fecha parceria com Uber e Volks para carros autônomos
CES 2018 – Nvidia fecha parceria com Uber e Volkswagen

I.D Buzz (ou a nova Kombi) será um dos primeiros autônomos a chegar em 2020. Segundo a Volks, as baterias poderão ser recarregadas com 80% em menos de 30 minutos.

Nvidia Xavier

Nvidia Xavier 720x404 - CES 2018: Nvidia fecha parceria com Uber e Volks para carros autônomos
CES 2018 – Nvidia demonstra o novo processador Nvidia Xavier

Além das novas parcerias a empresa também lançou o novo processador Nvidia Xavier. O chip tem 9 bilhões de transistores, oito núcleos, GPU Volta de 512 núcleos e consumo de apenas 30 W. A capacidade máxima de processamento é estimada em 30 teraflops.

Leia também:

CES 2018: Samsung revela um painel digital para carros inteligentes

A empresa acredita que ele será o superprocessador usado em todas as plataformas autônomas num futuro próximo. A nova tecnologia de condução autônoma de veículos da Nvidia é dividida em três plataformas principais:

Drive AV: sistema que usa as informações dos diversos sensores do veículo para tomar decisões;

Drive AR: suporta realidade aumentada para transmitir dados em tempo real ao usuário quando necessário, podendo exibir no para-brisa informações como velocidade e distância percorrida, por exemplo;

Driver IX: usa sensores e algoritmos para identificar o usuário, compreender o contexto da situação e responder de maneira correspondente para criar uma experiência personalizada.

O Nvidia Xavier vai ser usado pela startup do Vale do Silício Aurora, cofundada pelo ex-diretor do programa autônomo do Google Chris Urmson, para o desenvolvimento de uma nova plataforma hardware de direção autônoma.

Não é de agora que a Nvidia vem investindo pesado nessas tecnologias de inteligência artificial para carros. Essas parcerias e testes com grandes empresas do setor vem fazendo um grande barulho na indústria motora. Não atoa, a Intel sentiu que esse buz foi tão grande que resolveu comprar por US$ 15 bilhões a empresa de carros autônomos Mobileye.

Para mais informações sobre a CES 2018 fique ligado no Showmetech.

O Showmetech viajou para Las Vegas a convite da Samsung para cobrir a CES 2018. 

Fonte: Nvidia e The Verge

Nvidia uber - CES 2018: Nvidia fecha parceria com Uber e Volks para carros autônomos

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via