CES 2018: o que esperar da maior feira de eletrônicos do mundo

CES 2018: o que esperar da maior feira de eletrônicos do mundo
Dentre os dias 7 e 12 de janeiro, Las Vegas se tornará sede da CES, a maior feira de eletrônicos do mundo; confira o que esperar do evento

ces 2017 show floor 720x480 - CES 2018: o que esperar da maior feira de eletrônicos do mundo

Dentre os dias 8 e 12 de janeiro, o Showmetech estará na CES, cobrindo diversos lançamentos em TVs, drones, veículos autônomos, dispositivos vestíveis e mobile. Além desta ser a maior feira de eletrônicos do mundo, a CES costuma inaugurar o calendário tecnológico de cada ano.

Mas, afinal, o que podemos esperar da CES 2018?

Apesar de ser um evento dedicado à tecnologia como um todo, certos setores ganham destaque na feira, como as TVs e os produtos para o lar.

Já os dispositivos móveis e computadores, que costumam ter eventos próprios, como a MWC e a Computex, normalmente não são apresentados durante a CES.

Ainda assim, há espaço nessa feira para todo tipo de novidade. Veja os nossos palpites:

VR e AR

ios 11 ARKit 720x405 - CES 2018: o que esperar da maior feira de eletrônicos do mundo

Se 2017 foi o ano do VR, espera-se que 2018 seja o ano do AR. Isto porque, embora ainda tenha muito o que evoluir, a realidade virtual já está estabelecida, com diversos óculos VR disponíveis no mercado e um crescente número de softwares compatíveis.

Já a realidade aumentada, por outro lado, além de não ter dado passos tão largos em 2017, passou a ganhar atenção apenas recentemente. Android e iOS, em suas últimas atualizações, desenvolveram suas proderosas plataformas de realidade aumentada, o Google AR Core e o Apple ARKit.

stranger things ar google 720x480 - CES 2018: o que esperar da maior feira de eletrônicos do mundo

A própria Apple dedicou grande parte da apresentação dos novos iPhones à realidade aumentada. Já o Google, durante o lançamento dos novos Pixels, também citou o uso desta tecnologia. Com o smartphone sendo o principal meio de acesso aos conteúdos AR, é possível esperar reflexos positivos no sucesso da realidade aumentada.

Dispositivos vestíveis

wearables office large 720x453 - CES 2018: o que esperar da maior feira de eletrônicos do mundo

Ao contrário do que muitos acreditam, os dispositivos vestíveis ainda são um mercado para as fabricantes. Sobretudo, eles também possuem espaço de sobra para aprimoramentos, e é por isso que devemos ver os mais variados tipos durante a CES 2018.

Com a saúde sendo o principal fator de venda dos wearables, é possível que vejamos monitores e medidores mais precisos, seja na hora de acompanhar batimentos cardíacos, frequência de respiração, pressão sanguínea e sono.

PC Master Race

New Razer Blade Laptop for Gamers 720x480 - CES 2018: o que esperar da maior feira de eletrônicos do mundo

Embora os PCs continuem perdendo espaço para os smartphones, a retórica não é a mesma quando se fala de games: os jogos para computador nunca tiveram tanto destaque quanto em 2017. Também nunca foi tão fácil trocar os consoles por um PC preparado para os games.

É por isso que, na CES 2018, espera-se as fabricantes de periféricos sejam mais presentes do que nos últimos anos. Monitores, mouses, teclados e acessórios devem aparecer com peso na feira, assim como os kits para jogos em realidade virtual.

Mobile

l2 720x508 - CES 2018: o que esperar da maior feira de eletrônicos do mundo
O Xperia L2 teve suas fotos vazadas recentemente; modelo deve ser apresentado na CES 2018

Há cerca de quatro ou cinco anos, a CES ainda era um grande evento para os smartphones. Outras feiras, como MWC e IFA, não eram tão conhecidas, e as grandes fabricantes, como Samsung, LG, Sony e Motorola se reuniam na CES para apresentar seus novos aparelhos.

Em 2018, muita coisa mudou, a maioria das fabricantes realiza eventos próprios para lançar seus topos de linha. Justamente por isso, é possível que vejamos apenas modelos intermediários (ou de entrada) dando as caras no evento.

Galaxy A8  orchid grey1 720x505 - CES 2018: o que esperar da maior feira de eletrônicos do mundo

Assim como manda a tradição, a LG deve apresentar sua nova linha K, para 2018. Já a Sony, por sua vez, apresentará o Xperia L2, substituto do seu modelo de entrada no Brasil.

É possível que também vejamos os novos Galaxy A8 e A8+ no estande da Samsung. Porém, vale lembrar que, caso isso aconteça, será apenas para reexibir os aparelhos, já que o lançamento em si ocorreu em dezembro do ano passado.

Veículos

8873120 web1 2017 01 04t041042z 1928597895 rc1c69f04230 rtrmadp 3 tech ces faraday - CES 2018: o que esperar da maior feira de eletrônicos do mundo

Nos últimos anos, as montadoras descobriram na CES um local perfeito para falar da tecnologia embarcada em seus veículos. Lá, além de apresentarem diversos conceitos para o futuro, fabricantes lançam equipamentos e acessórios para os carros.

Veículos elétricos e semi-autônomos também são febre na feira, devendo reaparecer com muita força. Apesar de nem sempre ser destaque, a seção de carros da CES 2018 pode trazer grandes surpresas. Em 2017, a maior apresentação do tipo foi a da Faraday Future, que apresentou o FF91.

Apesar da fabricante ter se envolvido em algumas polêmicas, há quem diga que ela deve reaparecer no evento, mostrando mais sobre o FF91 e como pretende colocá-lo no mercado.

TVs

DShdIwdUEAICrcr 720x450 - CES 2018: o que esperar da maior feira de eletrônicos do mundo

Poucos segmentos tecnológicos têm tanto destaque na CES quanto as TVs. Embora a feira se destine a todo tipo de eletrônico, TVs e monitores dominam os estandes – e este ano não deve ser diferente.

A LG deve reapresentar a primeira TV OLED 8K do mundo, anunciada pela empresa nesta semana. Como destaque, o painel traz a resolução UFHD (7680 × 4320), a primeira num painel OLED, e o singelo tamanho de 88 polegadas. Outras empresas que devem apresentar telas 8K são Sony, Sharp e Samsung.

Embora as TVs 8K não sejam novidade, aparecendo desde 2015, é improvável que algum destes modelos ganhe o mercado num futuro próximo. Além do conteúdo 8K praticamente não existir fora dos vídeos de demonstração, painéis com esta resolução são caros de se produzir – e ainda mais caros de se comprar.

lgtransparent 100637454 orig 720x480 - CES 2018: o que esperar da maior feira de eletrônicos do mundo

Ainda no que diz respeito aos displays, é possível que vejamos telas transparentes e flexíveis mais uma vez. Isto porque, para a maioria dos que se apresentam na CES, a feira é uma espécie de prévia para o futuro, não tendo nenhum compromisso em lançar os produtos.

Ou seja, na CES podemos ver tudo o que já está sendo produzido mas que, ainda assim, levará anos para chegar em nossas casas. E é justamente por isso que o evento ganha tanto destaque.

E você? O que espera para a maior feira de eletrônicos do mundo? Utilize os comentários para nos contar e, caso não queira perder nada da CES 2018, fique ligado no Showmetech!

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via