CES 2019: Confira os destaques do evento da Samsung

HS Kim, CEO da Samsung Electronics
O evento da Samsung na CES é sempre um dos mais aguardados da feira. A sul-coreana trouxe novidades em eletrônicos, inteligência artificial e casa conectada.

A aguardada coletiva de imprensa foi realizada hoje (7/1) na maior feira global de tecnologia, a Consumer Electronics Show (CES 2019) em Las Vegas, e a fabricante sul-coreana veio abarrotada de novidades nos diversos segmentos em que atua.

O presidente e CEO, H. S. Kim, iniciou o evento da Samsung lembrando os 50 anos de inovação da companhia e anunciando a visão da empresa para o futuro com a Internet das Coisas, conectividade 5G e Inteligência Artificial.

Evento da Samsung na CES 2019
Samsung na CES 2019

Conectividade 5G

A Samsung foi a primeira fabricante a receber homologação do FCC (a Anatel americana) para equipamentos comerciais 5G.

A empresa está auxiliando operadoras ao redor do mundo na migração para a próxima geração de conexões móveis tanto com equipamentos de infraestrutura quanto smartphones compatíveis com a tecnologia.

Samsung desenvolve equipamentos e smartphones 5G
Samsung desenvolve equipamentos e smartphones 5G

Bixby

Mais do que um simples assistente virtual, o Bixby é a plataforma de inteligência artificial da Samsung e o desenvolvimento dele será essencial para que a companhia alcance a visão de futuro conectado que promete aos clientes.

O Bixby está sendo gradualmente expandido para diversos tipos de dispositivos inteligentes, desde Smart TVs e smartphones até ar-condicionados, geladeiras e lavadoras de roupa.

Bixby chegará a mais dispositivos em 2019
Bixby chegará a mais dispositivos em 2019

Além de chegar a mais aparelhos, o Bixby ganhará uma importante integração em breve com os serviços do Google, incluindo o Gmail, YouTube e Google Maps, sendo adicionados ao ecossistema.

TV QLED 8K de 98″

As vendas de TVs com telas acima de 75″ dobraram nos EUA no último ano e por esse motivo a Samsung anunciou uma nova TV QLED com resolução 8K de 98 polegadas, a maior da marca até hoje.

A série 8K possui tela de Pontos Quânticos, 33 milhões de pixels, suporta entrada HDMI 2.1 e também estará disponível nos tamanhos 65″, 75″, 82″ e 85″.

Como a oferta de conteúdo em 8K ainda é escassa, a Samsung usará inteligência artificial para redimensionar e melhorar a imagem, independente da resolução original.

Anúncio das TVs QLED 8K
Anúncio das TVs QLED 8K

Além de qualidade da imagem, a Samsung promete um pacote atualizado de recursos para a linha 2019 de televisores.

O sistema de inteligência artifical das TVs da Samsung foi aprimorado para ajudar o usuário a encontrar conteúdos para assistir nos diversos serviços de streaming por assinatura, como o Amazon Prime, bem como controlar a reprodução do vídeo, o nível de volume, etc.

Outra novidade é que as Smart TVs da marca irão responder a comandos realizados a partir do Google Home e do Amazon Echo, além do próprio Bixby.

QLED 8K: 98 polegadas de muita resolução
QLED 8K: 98 polegadas de muita resolução

A empresa reforçou a parceria com a Apple anunciada ontem, para que as Smart TVs com sistema Tizen suportem o protocolo de espelhamento AirPlay 2.

Essa tecnologia permite o streaming de músicas, fotos e vídeos a partir de iPhones, iPads e Macs para televisões Samsung, que também terão um aplicativo exclusivo do iTunes para compra e aluguel de filmes e programas de TV.

Family Hub 2019

A demanda por aparelhos inteligentes para o lar continua aumentando e para tornar a experiência ainda melhor a Samsung apresentou o Family Hub 2019.

Uma das novidades do refrigerador é o Family Board, um aplicativo estilo mural de fotos com suporte a recados, adesivos e marcações, que podem ser compartilhados pelos membros da família.

Refrigerador Family Hub 2019
Refrigerador Family Hub 2019

Outra novidade do Family Hub são os comandos de voz em linguagem natural para o Bixby, que podem ser usados para chamar um Uber, procurar receitas, programar eletrodomésticos, entre outros.

A Samsung também apresentou uma nova lavadora inteligente que pode ser controlada via Bixby para programar um ciclo de lavagem, por exemplo, acionar a secadora ou até obter recomendações sobre o melhor ciclo para determinado tipo de roupa.

Notebooks e monitores

A sul-coreana ainda trouxe à CES uma nova linha de notebooks e um monitor super versátil.

Notebook 9 Pro
Notebook 9 Pro

O Notebook 9 Pro, projetado para profissionais, possui processador Intel Core de 8ª geração, 8 GB de RAM e 256 GB de espaço de armazenamento. O aparelho roda o Windows 10 Home, possui teclado redesenhado, oferece até 14 horas de bateria e vem na caixa com uma stylus, chamada Active Pen, para escrever e desenhar sobre a tela sensível ao toque.

Outra novidade interessante para os criadores de conteúdo é o Notebook 9 Pen, um laptop 2 em 1 com corpo em alumínio, Intel Core i7 de 8ª geração, 16 GB de RAM, autenticação por impressão digital e reconhecimento facial e que vem acompanhado de uma S Pen aprimorada para oferecer um traço mais natural, com menos latência.

Samsung Notebook 9 Pen
Samsung Notebook 9 Pen

Para os gamers, a marca apresentou o novo notebook Odyssey equipado com a GPU Nvidia GeForce RTX série 20, Intel Core i7 de 8ª geração, 16 GB de RAM e monitor 144Hz.

Para quem precisa de mais espaço na mesa de trabalho, a Samsung apresentou o Space Monitor, um monitor com base flexível que pode ser “guardado” quando não está em uso.

Samsung Space Monitor
Samsung Space Monitor

O Space Monitor será oferecido em dois tamanhos: 27 polegadas com resolução QHD e 32 polegadas com resolução 4K UHD.

Carros conectados

A parceria da coreana com a Harman continua dando frutos através do novo Cockpit Digital 2019, apresentado no evento da Samsung. A tecnologia suporta até 6 telas em um único automóvel e está integrada ao Bixby, permitindo que funções do carro, como o ajuste dos bancos, sejam controladas remotamente.

O equipamento reconhece o motorista e passageiros específicos usando um conjunto de câmeras e reconfigura o espaço do carro de acordo com as preferências de cada um.

O Cockpit Digital integra o Samsung DeX para passageiros que precisem consultar emails e documentos enquanto estão no trânsito e possui um impressionante sistema de segurança baseado em câmeras ao invés de espelhos.

O sistema é capaz de alertar o motorista caso ele esteja cansado demais para conduzir o veículo e, no futuro, poderá ajudar na procura de vagas de estacionamento em um shopping antes do carro chegar até lá.

Digital Cockpit 2019
Digital Cockpit 2019

Por trás dessa tecnologia está o novo processador móvel Exynos Auto da Samsung, capaz de lidar com tarefas de inteligência artificial complexas de forma rápida e eficiente.

Robótica

Para fechar o evento, a fabricante surpreendeu trazendo ao palco o Samsung Bot Care, um robô para cuidados pessoais que auxilia os donos, especialmente idosos, a checar batimentos cardíacos, pressão sanguínea, monitorar o sono, tomar remédios na hora certa e até chamar serviços de emergência.

A grande surpresa do evento da Samsung foram os robôs
A grande surpresa do evento da Samsung foram os robôs

Além do Bot Care, a Samsung apresentou os robôs Bot Air, para monitoramento residencial da qualidade do ar e o Bot Retail, um robô assistente direcionado ao comércio.

A última tecnologia mostrada pela empresa foi um protótipo de exoesqueleto chamado Samsung GEMS, que auxilia no levantamento de objetos pesados.

Infelizmente a fabricante não deu detalhes sobre quando esses robôs estarão disponíveis no mercado, muito menos quanto irão custar.

Gostou das novidades apresentadas no evento da Samsung? Qual o seu anúncio favorito? Conte pra gente nos comentários.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via