CES 2019: Impossible Burger 2.0 parece carne de verdade

CES 2019: Impossible Burger 2.0 parece carne de verdade 4
A Impossible Foods apresentou seu novo hambúrguer vegano na CES 2019

Hambúrgueres veganos como aqueles feito de soja já são produtos comuns para os adeptos de uma vida sem carne. Porém, mesmo tendo a aparência de uma carne de verdade, o gosto passa longe de um hambúrguer legítimo.

Felizmente, isso está prestes a mudar com o Impossible Burger 2.0 (“Hambúrguer Impossível”, em inglês), a evolução do hambúrguer vegano criada pela empresa Impossible Foods.

Carne sem carne na CES 2019

“Você pode cheirar aquele aroma de carne direto da grelha”, disse Laura Kliman, uma cientista de sabores e cozinheira durante o dia na cozinha de testes do Vale do Silício da Impossible Foods (“Comidas Impossíveis”, em inglês). “Estamos nos esforçando para obter essa experiência total de carne.”

“Você pode cheirar aquele aroma de carne direto da grelha”

A Impossible Foods é conhecida por seu hambúrguer vegano à base de vegetais que tem um gosto muito parecido com carne de verdade. Fundada em 2011, a empresa foi a primeira a usar um ingrediente chamado heme, um composto semelhante ao sangue encontrado em todos os seres vivos e que pode replicar o sabor, cor e aroma da carne.

Atualmente, o Impossible Gurger 2.0 é vendido em mais de 5.000 restaurantes e cadeias nos EUA, incluindo Momofuku Nishi, Umami Burger e White Castle.

Porém, o novo hambúrguer da empresa é totalmente diferente. A nova “carne” tem um interior rosa suculento com uma crosta fumada e fumegante. E, o mais importante de tudo: a carne falsa é macia e saborosa.

Ces 2019
Impossible Gurger 2.0

O Impossible Burger 2.0 é uma melhoria na primeira versão. Se o hambúrguer atual tem gosto de um bife comum, então esta nova versão é um bife suculento e bem massageado.

“Ao contrário da vaca, nós nos tornamos melhores em fazer carne todos os dias”, disse Pat Brown, CEO da Impossible Foods, que já ensinou bioquímica na Universidade de Stanford.

“Descobrimos uma abordagem totalmente nova para produzir carne que nos dá a capacidade de deliberadamente controlar e fazer melhorias no sabor, textura, suculência, aparência, propriedades de cozimento, prazo de validade, manuseio, custo de produção, nutrição – você escolhe “

A Impossible Foods lançou discretamente este novo hambúrguer sem glúten na segunda-feira, bem no meio da CES 2019, em Las Vegas. Ele irá substituir oficialmente a versão mais antiga a partir da próxima terça-feira.

Primeiro, ele estará disponível em cerca de uma dúzia de restaurantes sofisticados nos EUA e, em seguida, será lançado em todos os restaurantes parceiros da Impossible Foods no início de fevereiro.

A empresa planeja vender uma versão crua da carne moída em supermercados até o final do ano. O custo será quase o mesmo que o da carne moída premium do USDA, disse Brown.

A Impossible Foods não é a única startup que comercializa carne e produtos lácteos feitos a partir de vegetais. A Beyond Meat vende de tudo, desde proteína vegetal “crumbles” até tiras de frango, e a New Wave Foods produz camarão frito com proteínas e algas à base de plantas.

Dados da Nielsen e da Plant-Based Foods Association mostram que as vendas de carnes de origem vegetal aumentaram 24% em 2018, enquanto as vendas de carnes de animais cresceram apenas 2% no mesmo período. 

O objetivo da Impossible Foods é diminuir o impacto ambiental da produção de carne bovina no planeta. Isso porque a pecuária está com fome de recursos.

Ces 2019

A pecuária industrial usa 30% da superfície terrestre e contribui com mais de 18% dos gases do efeito estufa, de acordo com as Nações Unidas. Mas a Impossible Foods pode produzir um hambúrguer usando um quarto da água e menos de 4% da terra – e emitem um décimo dos gases do efeito estufa – do que um hambúrguer convencional, disse Brown.

“Toda a missão da empresa é substituir completamente o uso de animais como uma tecnologia alimentar globalmente, até 2035”, disse ele. “E essa é inequivocamente a missão mais importante do mundo, ponto final”.

Hambúrguer 2.0

Para alcançar sua missão, a Impossible Foods precisa convencer os amantes de hambúrguer a pararem de comer carne. Mas para isso, seus hambúrgueres têm que provar, cheirar e sentir como carne.

O Impossible Burger 1.0 tem sido um sucesso, mas tem alguns problemas. Sua textura é um pouco estranha – mais seca do que um hambúrguer tradicional. E só pode ser cozido em uma grade flattop estilo restaurante.

Ces 2019

“Ele iria se desmanchar completamente se você tentasse jogá-lo em uma grelha de churrasco”, disse Kliman. “Ele iria grudar na grelha e apenas se desintegrar.”

O mesmo vale para cozinhar a carne falsa em qualquer outro prato que não seja um hambúrguer. A versão 2.0 é mais versátil e pode substituir a carne moída em qualquer receita, disse Kliman. 

Não só as pessoas podem usá-lo para cozinhar espetos e carne, mas também podem ser usados em chili, bolinhos, tacos, frittatas e  bolos de carne.

“Qualquer coisa que você possa imaginar, você pode fazer”, disse Kliman. “Você pode cozinhá-lo quente para um bom corte ou baixo e lento.”

A Impossible Foods está trabalhando na versão 2.0 desde o ano passado. Além de tentar melhorar o vigor do produto, a empresa também reduziu o colesterol, a gordura e as calorias.

Ces 2019

Um hambúrguer simples agora possui apenas 240 calorias – contra cerca de 290 calorias na primeira versão, que é quase o mesmo que um hambúrguer de carne bovina. A nova versão também é livre de glúten.

A empresa também está pesquisando outros produtos, como frango, porco e peixe. Mas, por enquanto, seu foco principal é a carne bovina. O próximo grande produto provavelmente será bife, disse Brown, o que será um desafio. Mas a empresa parece estar pronta para isso.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box