CES 2020: Google Assistente lerá reportagens e livros na web; confira as novidades

683915 google booth at ces 2020
Durante a CES 2020, o Google anunciou uma série de novidades para o Google Assistente, como leitura de conteúdos da web, expansão do modo intérprete e muito mais

O Google chegou bem enxuto para a CES 2020. Apesar disso, a empresa mantém sua forte presença no maior evento de tecnologia do mundo. Em Las Vegas (EUA), a gigante das pesquisas está com um stand de dois andares, repleto de slides e muitas novidades para crescer no setor de assistentes virtuais, com o Google Assistente (ou Google Assistant, em inglês). 

Assim como na edição 2019 do Consumer Electronics Show, neste ano, a companhia está focando em assistentes de inteligência artificial. O investimento nesse tipo de tecnologia vai de encontro com o aumento de dispositivos domésticos inteligentes apresentados na CES 2020

Atração do Google na CES 2020
Atração do Google na CES 2020

Entre as novidades, o Assistant está ganhando leitura automática de página da web, ações de agendamento, discagem rápida e muito mais. Segundo a própria empresa, mais de 500 milhões de pessoas utilizam o Google Assistente. Os novos recursos irão beneficiar todos os usuários, explica o Google

Confira a seguir as principais inovações anunciadas pelo Google durante a CES 2020

Leitura de conteúdos da web

Um dos lançamentos começa pela leitura de artigos, reportagens e livros. Em breve, os usuários poderão dizer “Hey, Google, leia esta página” e o assistente virtual iniciará a leitura de forma natural, ou seja, sem voz “robotizada”, mesmo em textos grandes. 

Com o comando de voz “Hey, Google, leia esta página”, o Assistente poderá ler conteúdos
Com o comando de voz “Hey, Google, leia esta página”, o Assistente poderá ler conteúdos

O Google explica que trabalhou no aprimoramento de língua e gramáticas para que o sistema possa funcionar com eficiência. Além disso, eles estão usando um diferenciado banco de dados fonético para que o Assistente leia conteúdos extensos sem ser cansativo para os ouvidos. 

Achou legal? As inovações em leituras não param por aqui. O Google também adiantou que deseja que o assistente virtual role a página automaticamente e destaque alguns trechos do texto enquanto lê. Mas tudo isso deve chegar mais tarde. 

Modo intérprete: Tradução em tempo real do Google Assistente

Modo intérprete utilizado pela American Airlines
Modo intérprete utilizado pela American Airlines

Se você fala português e precisa conversar com alguém que fala francês, por exemplo, basta ativar o Modo intérprete no Google Assistente com o comando de voz: “Ei, Google, seja meu intérprete de francês”

A tradução ocorre simultaneamente: você diz a frase em português, aguarda alguns segundos e o Assistente repetirá o que você disse, mas em francês. Ele trabalha com mais de 20 idiomas. A novidade utilizada principalmente em locais públicos foi anunciada na Consumer Electronics Show do ano passado

Durante a CES 2020, o Google informou que o recurso estará sendo disponibilizado a mais dispositivos. Com a ajuda da SONIFI Solutions e da Volara, o sistema será expandido para mais hotéis, arenas esportivas e aeroportos ao redor do planeta. 

O banco HSBC, a companhia aérea americana American Airlines e hotéis de Los Angeles, Las Vegas, São Francisco, Japão e o Catar (onde ocorrerá a Copa do Mundo da Fifa de 2022) passarão a usar o Modo intérprete do Assistente

Trabalhando com lembretes 

Notas / lembretes do novo Google Assistente
Notas / lembretes do novo Google Assistente

Certamente você já deve ter usado papeis coloridos pequenos (post-it) para lembrar de algo ou deixar um aviso “geral” em casa. Mas isso está prestes a mudar. 

Durante a CES 2020, a empresa das pesquisas anunciou que irá permitir dizer coisas como “Ei, Google, deixe uma nota que diz ‘Não se esqueça de levar as malas'”. Assim, você poderá deixar o recado visível a todos de sua casa (ou trabalho) para que fiquem cientes. 

O aviso aparece em equipamentos inteligentes compatíveis com o assistente virtual na tela de bloqueio. 

Também há a discagem rápida, que irá permitir que o usuário coloque vários números à tela de bloqueio de um monitor inteligente, que permitirá que qualquer pessoa faça ligações com agilidade, quando necessário. O recurso é muito útil para babás, por exemplo. 

Ações agendadas: “Ei, Google, ligue a cafeteira às 08h” 

Com o comando de voz "Ei, Google, acenda as luzes às 18h", você poderá "agendar" serviços e ações
Com o comando de voz “Ei, Google, acenda as luzes às 18h”, você poderá “agendar” serviços e ações

Outra novidade muito interessante recebe o nome de Ações agendadas. Em breve, você poderá adiantar algum serviço ou ações domésticas utilizando poucas palavras. Por exemplo: “Ei, Google, acenda as luzes às 18h.”, ou pedir para o que o Assistant ligue a cafeteira às 08h da manhã. 

Para que essa função seja ainda mais eficiente, o Google aproveitou a CES 2020 e anunciou que o Assistente funcionará em mais dispositivos inteligentes, como:  o chuveiro MOEN, nos roteadores Telus Wi-Fi Hub, em portões eletrônicos para garagens MerossSmart’s, no Philips Hue HDMI Sync Box, na câmera externa de vigilância D-Link Outdoor Wi-Fi Spotlight, na lavadora de roupas GE Appliances Ultrafresh Front Load, no Somfy TaHoma Hub, Yeelight Staria Bedside Lamp Pro, August Smart Locks e VIAROOM Smart. 

Privacidade

Durante a apresentação na CES 2020, o Google falou bastante sobre privacidade. A empresa disse que os usuários do Google Assistente terão mais controle sobre dados e informações que são compartilhados com a gigante das pesquisas. Tudo pode ser checado por comando de voz, com muita facilidade.

Será possível apagar entradas / ativações anteriores. Vamos supor que você esteja conversando com alguém na sala, se o Google Assistente reconhecer algum comando de ativação, você poderá dizer: “Ei, Google, isso não foi para você”

O recurso de segurança é muito interessante no caso de conversas privadas entre pessoas ou quando o Assistente é ativado indevidamente com sons da televisão. 

Expansão do Google Assistente 

Estande do Google na CES 2020
Estande do Google na CES 2020

Televisores, alto-falantes, automóveis e fones de ouvidos: o Google está trabalhando em mudanças de código para que sua assistente virtual seja implantada com mais facilidade nesses e em outros equipamentos. 

Além disso, a empresa compartilhou que o Assistente estará presente em todas as smart TVs que a Samsung lançar neste ano, assim como em novos modelos da BMW e da Volvo. Tudo será controlado por voz. 

Com relação às outras novidades aqui apresentadas, o Google não disse quando elas serão lançadas, mas confirmou que chegará “ainda este ano”. Aguardemos!

Fontes: Techcrunch; Forbes; Google.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter