Índice
A CES 2026 é o berço de diversas tecnologias interessantes, mas, com certeza, o Roborock Saros Rover vai ficar marcado como um dos produtos mais curiosos deste ano. O motivo? Além de limpar todo o piso térreo de sua casa, ele consegue subir escadas (e limpar elas) para fazer o trabalho de limpeza no andar de cima. Entenda o funcionamento na prática.
Como o Saros sobe e limpa até as escadas

Com um visual que parece ter saído de um filme ou série de ficção científica, o Roborock Saros Rover tem duas pernas articuladas com rodinhas. A ideia da empresa é que ele seja colocado em casas com escadas curvas ou retas. Assista ao vídeo abaixo:
Além de conseguir subir as escadas, o aspirador-robô com pernas faz a limpeza ao mesmo tempo que está em movimento, garantindo a limpeza de todos os degraus da sua casa ao final do trabalho. Quando precisa voltar para sua base de carregamento, o aparelho também desce as escadas com total cuidado, sem bater ou derrubar algum móvel ou objeto de decoração. E, caso precise passar por alguma ladeira, as rodas também são controladas com freio para nada ser quebrado.
O mesmo dispositivo também consegue fazer curvas, pausas repentinas e limpezas em locais com desnível, então, ele praticamente se adapta a qualquer tipo de ambiente.
Outras funcionalidades
Após fazer um escanamento 3D do espaço, o Roborock Saros Rover usa seus sensores e recursos de inteligência artificial para evitar imprecisões. No vídeo demonstrativo acima, foi mostrado que seus recursos de IA podem fazer com que ele desvie de objetos arremessados por crianças ao mesmo tempo em que faz a limpeza do espaço.

Robôs aspiradores com “pernas” não são uma novidade, mas o grande destaque deste modelo é que ele se diferencia por ter pernas articuladas que fazem com que cada degrau seja limpo, mesmo que esteja com carpete ou tapete, em vez de apenas deslizar pelas escadas, como alguns exemplares apresentados na IFA 2025.
Por ser indicado para casas e apartamentos com vários andares, é bem provável que suas câmeras e sensores sejam um apoio para um escaneamento 3D do local que ele for colocado para trabalhar. A ideia é que o aparelho seja um produto mais premium, com preço um tanto elevado em comparação aos modelos atualmente disponíveis no mercado.
Preço e disponibilidade

Considerado, por enquanto, um produto-conceito, o Roborock Saros Rover ainda não tem uma data de lançamento ou um preço definido, então, mais informações devem ser divulgadas nos próximos meses. O modelo tem chamado a atenção na feira de tecnologia e, com certeza, caso chegue ao mercado ainda em 2026, tem tudo para estar na lista de melhores eletrônicos do ano.
Outros lançamentos da Roborock na CES 2026

Sob o tema “The Greatest Meeting the Greatest” e celebrando sua nova parceria estratégica com o Real Madrid, a fabricante revelou atualizações significativas focadas em potência bruta e adaptabilidade arquitetônica para o primeiro semestre do ano, com destaque para as séries Saros e Qrevo.
A nova geração da linha flagship é liderada pelo Roborock Saros 20 e pelo Saros 20 Sonic, ambos impulsionados por um motor HyperForce com impressionantes 35.000 Pa de sucção e acompanhados pela estação RockDock, que, agora, higieniza os equipamentos com água quente à 100°C.
O modelo Saros 20 diferencia-se pelo chassi AdaptiLift 3.0, uma estrutura de escalada que permite ao robô elevar-se para transpor batentes de porta e obstáculos de até 4,5 cm de altura, guiado pelo sistema de IA StarSight 2.0.

Já o Saros 20 Sonic foca na acessibilidade em espaços confinados, justamente por ter um pequeno apoio robótico que o permite ultrapassar obstáculos. O modelo introduz o sistema de navegação RetractSense, que permite recolher o sensor LiDAR para atingir um perfil ultrafino de apenas 7,98 cm, facilitando a limpeza sob móveis baixos.

Além disso, este modelo estreia o VibraRise 5.0, um sistema de mop sônico extensível que esfrega o chão a 4.000 vezes por minuto, garantindo alcance total em arestas e cantos, como um pano úmido que chega nos cantos mais difíceis, mesmo com rodo. Dessa forma abaixo:

Para fechar as novidades, a linha Qrevo ganhou o modelo Curv 2 Flow, que aposenta os paninhos tradicionais e aposta em um rolo de lavagem contínuo. A grande vantagem é que ele se autolimpa enquanto faxina, garantindo que a sujeira não seja arrastada pela casa. E ele não faz carinho no chão: o robô aplica uma pressão de 15 Newtons.

Traduzindo para o dia a dia, é como se ele tivesse um “braço forte” para esfregar o piso com vontade, exercendo uma força equivalente a cerca de 1,5 kg sobre a sujeira. Isso garante que o aparelho consiga remover aquelas manchas secas e grudentas que um robô comum (que, apenas, desliza o pano), geralmente, não tira.
O que achou dos lançamentos daRoborock na CES 2026? Você teria algum em seu dia a dia? Diga pra gente nos comentários! E não deixe de assistir nosso vídeo com os melhores anúncios da CES 2026:
Veja também
Com informações: Robock Newsroom l The Verge
Descubra mais sobre Showmetech
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.