Conecte-se conosco
fotos ceu estrelas

Ciência e Tecnologia

O céu fora da cidade tem muito mais estrelas do que você imagina

Todo mundo gosta de ver um céu cheio de estrelas, mas dentro das cidades é algo raro de se conseguir. Uma noite estrelada é melhor visível longe dos luzes urbanas, mas pouca gente tem a real noção do quanto a paisagem pode ser incrível no lugar certo. Essa é a intenção dos fotógrafos Gavin HeffernanHarun Mehmedinovic, criadores do projeto Skyglow. Eles viajaram por nada menos que 241,4 mil quilômetros na América do Norte para capturar as imagens mais incríveis do universo na Terra.

Eles viajaram por mais de 500 localidades. A ideia é explorar a história e a importância da observação celestial dos seres humanos. Segundo eles, é uma prática altamente prejudicada pela proliferação de iluminação elétrica ao ar livre. Ou melhor: ninguém mais vê o céu como antes por conta da poluição da luz.

Em regra, quanto mais moderna a cidade mais ela polui a vista do espaço. Centros urbanos adotam cada vez mais iluminação LED, que economizam energia, mas têm efeito negativo sobre os olhos. Para completar, ainda impedem que um céu com muitas estrelas apareça à noite.

O trabalho exige dedicação. Os fotógrafos usam cinco ou seis câmeras distribuídas em vários quilômetros de terreno e capturam takes de de 25 segundos por várias horas. Eles podem usar um único frame para criar uma paisagem. Ou então podem unir tudo com software e gerar uma foto gigantesca do céu. A foto que parece ser a mais impressionante mostra um meteoro que perfura um céu da alfazema no lago Mono, na Califórnia. Em outra, a Via Láctea emerge lentamente no por do sol no deserto do Novo México.

Quando você se afasta da cidade, com esses céus noturnos incríveis, você percebe que sua imaginação se abre – e entende que fazemos parte de algo muito maior, diz Heffernan.

Livro fotográfico

O resultado do trabalho da dupla é um livro fotográfico com imagens impressionantes do céu. As fotos são impressas em papel especial para destacar as cores das estrelas. Pode ser uma opção de presente incrível para quem é amante de astronomia – ou só aprecia um bom conjunto de fotos. O livro custa US$ 49,99 (cerca de R$ 158) e pode ser comprado online.
Continue lendo
Advertisement

É jornalista e comunicador digital por formação, gosta de tecnologia desde que se entende por gente e escreve sobre isso há bastante tempo. Como um bom nerd, gosta de séries e ficção científica, e tenta relacionar tudo isso com estudos sobre comunicação.

Comentários
Subir