Conecte-se conosco
heres why we should be really excited about quantum computers - Cientistas anunciam modelo do computador mais poderoso do planeta

Ciência e Tecnologia

Cientistas anunciam modelo do computador mais poderoso do planeta

E não estamos falando de pouca coisa, mas sim de um salto de 100.000 vezes em relação às velocidades de conexão atuais.

Atualmente, temos computadores bastante rápidos, resultado de um longo período de evolução. Porém, pouco mudou em mais de 8 décadas, utilizando os mesmos princípios e tecnologias. Isso pode mudar radicalmente com os computadores quânticos, que prometem um salto exponencial de desempenho em relação aos modelos atuais. E não estamos falando de pouca coisa, mas sim de um salto de 100.000 vezes em relação às velocidades de conexão atuais.

quan1038x576 2 - Cientistas anunciam modelo do computador mais poderoso do planeta

Novidades sobre os avanços na computação quântica são relativamente comuns, e agora um time internacional de cientistas anunciou seu trabalho na Science Advances, uma revista de divulgação científica. Como o projeto é de código aberto, outros cientistas podem analisá-lo e trabalhar para melhorá-lo.

Bits e Qubits

O princípio de um computador quântico é diferente do atual, que utiliza um sistema binário de ‘0s‘ e ‘1s‘. As unidade de computação aqui são os qubits, que permitem que os dados trabalhem também com ‘0s’ e ‘1s’. Só que simultaneamente. Isso permite que a comunicação de informações ocorra de forma muito mais rápida. Ainda que isso não signifique automaticamente que PCs e laptops do consumidor fiquem mais rápidos, certamente é um avanço e tanto para pesquisas em universidades em empresas. Projetos como exploração do espaço e o desenvolvimento de novos medicamentos serão altamente beneficiados pela computação quântica.

quan1038x576 3 - Cientistas anunciam modelo do computador mais poderoso do planeta

Neste momento, o time está trabalhando está trabalhando em um protótipo funcional na Universidade de Sussex, com expectativa de conclusão em 2 anos. Ou seja, teremos boas novidades nos próximos anos.

Fonte: Irish Examiner

Continue lendo
Advertisement

Apaixonado por livros e ávido devorador de conteúdo, passa um bom tempo separando o que é informação e o que é ruído.

Comentários
Subir