Chris milk realidade virual reality

Cinema do futuro? Chris Milk conta como a realidade virtual pode transformar a 7ª arte

Avatar de erico abdala
O artista audiovisual Chris Milk fala, em palestra transmitida pelo TED, como tecnologias como a realidade virtual podem revolucionar o cinema.

Desde que o cinema começou a se desenvolver no final do século XIX, os filmes passaram a ganhar importância, até se tornarem os grandes construtores de narrativas de hoje em dia. Como se trata de uma forma de arte essencialmente industrial, que demanda o esforço de uma série de pessoas para ser realizado, a tecnologia sempre teve uma interação fundamental na produção cinematográfica. E o próximo passo: o mundo da realidade virtual.

Smt-le-voyage-dans-la-lune
O filme “Viagem a Lua” (Le voyage dans la Lune, FRA, 1902) de Georges Méliès foi um dos primeiros filmes da a utilizar efeitos especiais no cinema

Com isso em mente, vamos falar de Chris Milk. Este diretor e “cineasta interativo”, como se auto-entitula, começou sua carreira como produtor musical e logo se destacou ao dirigir videoclipes para artistas como U2, Arcade Fire e Kanye West. Seus trabalhos mais recentes são marcados pelo uso de tecnologia de ponta na sua produção e vem surpreendendo e encantando expectadores na construção de narrativas crossmediáticas que utilizam, por exemplo, a realidade virtual.

Não seria um exagero apontar o diretor como um dos principais nomes que buscam renovar o cinema, experimentando alternativas e vislumbrando um futuro em que, quem sabe, outras plataformas superem o cinema na função de nos contar histórias. Nesta curta e descontraída conversa, transmitida pelo TED, Chris Milk nos mostra algumas de suas ideias e fala sobre sua obra e projetos futuros:

Fonte: TED Talks.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados