Estudo da ibm traz panorama para o mercado de ti no brasil

CIO Study 2021: estudo da IBM traz panorama para o mercado de TI no Brasil

Avatar of otávio queiroz
Segundo o CIO Study 2021, 90% dos CIOs no Brasil definiram e implementaram uma estratégia abrangente para trabalho remoto; confira todas as descobertas nesta matéria

A IBM apresentou as principais descobertas do relatório CIO Study 2021, realizado pelo Institute For Business Value (IBV) em parceria com a Oxford Economics. O estudo, que entrevistou 2,5 mil CIOs em mais de 45 localidades e 29 setores, visa traçar um panorama do mercado de tecnologia da informação em um âmbito global.

Entre as descobertas em destaque, está o fato de que, durante os últimos anos, 90% dos CIOs — Chief Information Officer, profissional responsável pela tecnologia da informação (TI) de uma empresa — definiram e implementaram uma estratégia abrangente para trabalho remoto e 40% relatam que poderiam executar seus negócios em um ambiente puramente virtual.

O crescimento da influência dos CIOs dentro das organizações foi um outro dado apontado pelo relatório. De acordo com a pesquisa, 57% dos presidentes de corporações pesquisados no Brasil apontaram o CIO como o profissional mais importante para a sua organização durante os próximos três anos. Esse protagonismo cresce à medida que a tecnologia se torna essencial para as companhias pesquisadas durante a pandemia de COVID-19.

Cio study 2021
Importância do papel do CIO tem crescido nos últimos anos à medida que mais tecnologia são implementadas pelas empresas (Reprodução/Internet)

O papel do Chefe de Tecnologia da Informação também é tido como crucial para o enfrentamento às dificuldades impostas pela pandemia dentro das organizações. Segundo o relatório, 85% dos entrevistados no Brasil dizem que sua equipe desempenhou um papel vital para a resposta da organização à pandemia. Esse índice é mais alto do que todos os outros líderes pesquisados na América Latina.

A transformação digital provocada pela pandemia

Uma coisa é fato: a atual pandemia acelerou os planos de transformação digital de diversas empresas e vem impulsionando o mercado como um todo. Essa também é a percepção da grande maioria (98%) dos CIOs brasileiros, segundo a Pesquisa Global CIO 2021, produzida pela Logicalis. Ainda segundo o estudo, a tecnologia da Informação foi também a área que mais apareceu em transformação digital, com 81% das empresas relatando atividades aceleradas neste setor, demonstrando a importância da TI na construção de uma infraestrutura que possa suportar operações mais ágeis e inovadoras entre os negócios.

Esse aquecimento do setor pode ser observado também em uma recente projeção da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), que estima a criação de 797 mil novas vagas de trabalho no setor de tecnologia no Brasil. A entidade acredita, no entanto, que faltarão profissionais para ocupar 532 mil dessas vagas.

Dados vagas de trabalho em ti
Novas contratações até agosto já superaram projeção anual para 2021 (Fonte: Brasscom)

Um outro dado que que também dá uma dimensão desse crescimento é o do número de profissionais contratados este ano no país. Até agosto, por exemplo, o Brasil dobrou o número de profissionais no setor, superando a projeção anual para 2021. Essa alta demanda, no entanto, evidencia um problema sério: o gargalo do déficit de profissionais de TI no país, que foi piorado pela aceleração digital impulsionada durante a pandemia.

Com o setor aquecido, instituições de ensino têm apostado em novos cursos e propostas didáticas com o intuito de atrair estudantes para a área. Segundo dados recentes do Inep, cerca de 53 mil estudantes do ensino superior se formaram em cursos da área em 2019. Se o número se mantiver estável durante os próximos anos, a Brasscom estima que a oferta de profissionais deve continuar abaixo do necessário. Daqui a 4 anos, por exemplo, os cerca de 50 mil formados na área ao ano no Brasil serão menos de um quarto do necessário para ocupar as mais de 200 mil vagas projetadas apenas para aquele ano.

Dados vagas de trabalho em ti
Demanda projetada de novos profissionais para os próximos 5 anos é até 4 vezes maior do que o número de formandos na área (Fonte: Brasscom)

Para tentar reverter esse déficit, que preocupa inclusive especialistas da área, instituições de ensino têm investido cada vez mais em cursos voltados para o setor, com novas metodologias e didáticas mais inovadoras.

Mais descobertas do relatório CIO Study 2021

Além das descobertas levantadas no início da matéria, o relatório CIO Study 2021 também levantou outros pontos interessantes em relação ao ao papel dos CIOs no Brasil:

  • A nuvem híbrida é a base fundamental para fluxos de trabalho inteligentes alimentados por IA. O número de CIOs pesquisados globalmente ??relatando alta maturidade em suas operações de nuvem híbrida aumentou 700% em comparação com 2019.
  • Para os CIOs entrevistados no Brasil, a tecnologia terá o maior impacto nos próximos 3 anos nas seguintes áreas:
  • Automação de processos, experimentação e descobertas baseadas em dados (40%)
  • Expansão do mercado e agilidade organizacional (37%)
  • Transformação da cadeia de abastecimento (35%)
  • Como tecnologias de ponta para investir nos próximos 3 anos, os CIOs brasileiros mencionaram Internet das Coisas (60%), automação (55%), bem como 5G e inteligência artificial (52%).
  • Os entrevistados no Brasil indicaram que o maior uso de automação acontece nas áreas de TI, manufatura e marketing – 48%, 40% e 38% das cargas de trabalho, respectivamente.
  • Muitos CIOs no Brasil também estão procurando usar a tecnologia para impulsionar o progresso em relação a temas como sustentabilidade. 32% dos executivos pesquisados ??no país esperam que a tecnologia tenha um impacto significativo na sustentabilidade nos próximos três anos – uma das principais áreas de foco mencionadas.

O CIO Study 2021 entrevistou a 2.500 CIOs em mais de 45 localidades e 29 setores e foi conduzido em cooperação com a Oxford Economics.

Veja também:

Empresas como Uol e PagSeguro estão com vagas abertas para você se candidatar e, quem sabe, conquistar a tão sonhada vaga de emprego tech! Confira as mais de 200 vagas de emprego e estágio na área de tecnologia disponíveis nesta matéria do Showmetech.

Fontes: IBM [1] [2], Valor Econômico.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
24
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados