Clássico do RPG, Final Fantasy VII está disponível para Nintendo Switch

Final Fantasy está de volta ao Nintendo
Depois de 20 anos, série principal de Final Fantasy e outros clássicos retornam a Nintendo

Há mais de duas décadas, em novembro de 1994, o jogo de RPG ‘Final Fantasy III’ chegava às lojas dos Estados Unidos. Naquela época, tudo que a Nintendo tocava, virava ouro, e o jogo, parceria entre a empresa japonesa e a Squaresoft, ajudou a catapultar o sucesso da desenvolvedora no ocidente, que passou a dominar a indústria ao lado da Sega.

O que o público entendia como o terceiro episódio do jogo no console ocidental, era, na verdade, o sexto episódio da série no Japão, e até aquele momento, era o último jogo da série a sair para um console da empresa.

Rivalidade antiga

Nos anos seguintes, a relação entre as duas empresas amargou, e o golpe definitivo foi quando a Squaresoft optou em seguir em frente, aliando-se a Sony. Da parceria, nasceu a sétima edição do jogo, lançada em 1997. O lançamento é tão incônico até hoje, que é conhecido não somente como um dos principais sucessos da empresa, como também um triunfo da indústria de games.

Não é exagero dizer que o Final Fantasy VII é um marco na história do RPG e como da indústria em geral. Visto até hoje como um dos principais responsáveis pelo sucesso do console Playstation, o jogo também marcou o fracasso do rival 64, consolidando definitivamente a Sony no mercado de consoles.

Final Fantasy retorna

A rivalidade, no entanto, parece que ficou no passado. A fabricante japonesa aproveitou o Nintendo Direct, lançado na quinta-feira, 13 de setembro, para anunciar o retorno da saga principal para os seus consoles. É isso mesmo, o jogo agora estará finalmente disponível também para os consoles da desenvolvedora.

Embora algum conteúdo da série já estivesse disponível para consoles, como remakes e spin-offs, quando foi retomada a parceria com a Square-Enix (uma fusão da antiga Squaresoft com a também japonesa Enix), o episódio mais recente sa saga disponível ainda era aquele lançado lá em 1994.

Além dele, outros três jogos integrantes da saga principal serão lançados: as versões “IX”, “X/X-2 HD Remaster” e “XII: The Zodiac Age”. A Square-Enix promete lan;camento ainda para 2019, mas não especificou datas, muito menos valores.

Além da Nintendo, também chegou a vez do Xbox

Clássico do RPG, Final Fantasy VII está disponível para Nintendo Switch
Clássico do RPG também estará disponível para Xbox

Além dos games citados, outros quatro jogos da franquia também estão a caminho do integrarem o catálogo do Switch. A versão “XV Pocket Edition”, que já havia sido anunciada, chega nos próximos dias ao console. “World of Final Fantasy Maxima” será lançado no dia 6 de novembro, e “Chocobo’s Mystery Dungeon Every Buddy” sai até o fim desse ano. Em 2019, será a vez da versão “Crystal Chronicles Remastered Edition”, remasterização do game que marcou o retorno da franquia a Nintendo, ao ser lançado em 2003 para o GameCube.

Praticamente todos os jogos vão chegar também ao Xbox, exceto “Crystal Chronicles” e “Chocobo’s Mistery Dungeon”. Apesar dos clássicos da franquia estrearem no console da Microsoft, a série já estava presente no Xbox, com a trilogia “XIII”, e no Xbox One, com a versão “XV”.

Todos os jogos estão disponíveis para PC e Playstation. Qual plataforma você prefere? Deixe um comentário. 

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Assine nossa Newsletter