Conecte-se conosco

Ciência e Tecnologia

Com a SpaceX, Elon Musk – o Tony Stark da vida real – quer reaproveitar foguetes espaciais

Projeto tocado pela empresa Space X prevê o reaproveitamento de foguetes já utilizados.

spacex-commercial-resupply-missionpatch

Quem já viu um lançamento espacial deve ter notado que os foguetes sempre são descartados assim que o combustível chega ao fim acabam por cair no mar e com o forte impacto ficam totalmente inutilizados. Mas isso pode mudar com os investimentos que a SpaceX vem fazendo em foguetes reaproveitáveis.

O projeto começou com o modelo Grasshooper em 2011. O foguete de lançamento possui 33 metros de altura passou por vários testes de voo entre 2012 e 2013, sendo que oito deles tiveram sucesso e o mais promissor alcançou 744 metros de altitude e retornou para uma aterrissagem sem danos. Atualmente este modelo está aposentado e foi substituído pelo irmão mais novo Falcon 9. 

SPAC_Falcon_Family_lg

A série Falcon 9 começou a ser testada em 2013 e atualmente já é utilizada em missões oficiais da NASA para envio de cargas para a Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS). Eles foram os responsáveis por colocar em órbita o módulo Dragon, que tem sido utilizado para levar mantimentos para a ISS desde o final de 2012. Provavelmente este será o módulo que levará os próximos seres humanos até a Lua e talvez até Marte. Infelizmente nenhum dos foguetes Falcon 9 conseguiu retornar ileso de uma missão oficial até o momento.

spacex-Dragon

Módulo Dragon sendo segurado pelo braço canadense da ISS durante a missão COTS 2 em maio de 2012.

Uma vez que cada lançamento efetuado tem um custo que pode passar dos 80 milhões de dólares, criar uma tecnologia que permita o reaproveitamento pode baratear e muito o envio de satélites, mantimentos e astronautas para o espaço. Assim que isso ocorrer, as missões podem se tornar mais frequentes, aquecendo uma possível retomada da corrida espacial e viabilizando a tão sonhada colonização da Lua e outros planetas além do espacial. Abaixo o vídeo postado no Vine oficial da empresa mostrando um dos foguetes que quase conseguiu aterrissar, após uma missão, numa das balsas em alto mar utilizadas durante esta fase de testes.

A empresa acaba de receber um investimento 1 bilhão de dólares do Google para ajudar o sonho da conquista espacial a se tornar realidade o mais rápido possível. O proprietário da SpaceX, Elon Musk, é conhecido como Tony Startk da vida real pois, assim como o Homem de Ferro dos quadrinhos, ele é um milionário que investe fortunas em tecnologias do futuro. Além da empresa de exploração espacial ele ainda é um dos donos da Tesla Motors, que tem os mais promissores veículos elétricos disponíveis ao consumidor. Também é acionista da SolarCity, empresa especializada em painéis solares de alto rendimento.

Se eu tivesse a oportunidade de embarcar numa viajem espacial não hesitaria por um segundo sequer! e você? encararia uma dessas? Conte pra nós nos comentários abaixo!

Continue lendo
Advertisement

Curioso sobre tudo que há ao nosso redor. Entusiasta de Software Livre, Usuário Linux há mais de uma década e usuário Android fanático pela plataforma do robozinho verde.Nas horas vagas: desenvolvedor Android, adestrador canino e colecionador de camisetas.

Comentários
Subir