Aprenda como assinar documentos em PDF pelo computador e celular

Aprenda a assinar documentos PDF pelo celular
Em tempos de isolamento e afastamento social, a tecnologia se mostra uma grande aliada nas atividades do dia a dia. Aprenda agora como assinar documentos em PDF pelo seu celular e computador.

Adaptar-se é lei e como assinar documentos em PDF tornou-se uma delas. Apesar das mudanças que a pandemia de COVID-19 tem causado na vida das pessoas ao redor do mundo, algumas coisas continuam fazendo parte do nosso cotidiano. Ainda que isolados, eventualmente precisamos assinar documentos, certificados e até mesmo contratos. Felizmente essa tarefa pode ser feita remotamente.

Independente de qual dispositivo você escolha para fazer uso, saiba que o processo é mais simples do que aparenta. Não, não é necessário que você faça uso de scanners e impressoras. Mesmo que importantes, muitos usuários abriram mão do uso destas ferramentas ao longo dos anos. Se você é uma delas, saiba que utilizando o Adobe Reader, ferramenta já utilizada pela maioria das pessoas para visualização de arquivos PDF, também é possível assinar documentos de maneira simples.

Como deveria ser, é possível assinar seus documentos de maneira confortável: basta baixar o aplicativo em seu celular ou, caso se sinta mais confortável, existe ainda a opção para desktop. E não se preocupe, este prático guia tem como objetivo descomplicar. E mais, quem sabe ajudar a inserir práticas mais sustentáveis em seu cotidiano, afinal, não há nada melhor do que dispensar o uso de impressão quando ela não se faz necessária e, de quebra, evita o manuseio de folhas de papel em seu cotidiano de maneira significativa. O planeta agradece. Confira:

Como assinar documentos em PDF pelo seu celular

Passo 1: Antes de tudo, é necessário que você faça o download do aplicativo em seu celular. A partir daí, basta abrir o documento PDF da sua escolha no na tela de início do Adobe Reader. Você também pode abrir um documento que foi recebido via e-mail ou outro mensageiro.

Escolha o documento PDF na tela de início do aplicativo
Selecione um documento na tela de início do aplicativo

Passo 2: Clique no botão de edição como mostra a imagem e em seguida clique em Preencher e Assinar.

Clique em editar e preencher e assinar para assinar o documento PDF no Adobe Reader
Edite o documento para assiná-lo

Passo 3: Posicione o cursor sobre o local da assinatura e clique no ícone de caneta.

Posicione o cursor no local da assinatura e clique no ícone da caneta para assinar o documento
Clique no ícone da caneta para fazer a assinatura

Passo 4: Utilize um dedo ou caneta touch para desenhar sua assinatura e clique em Concluído para salvar.

Desenhe sua assinatura utilizando um dedo ou caneta touch
Assine utilizando uma caneta touch ou um dedo

Passo 5: Posicione a assinatura no documento e ajuste o tamanho se necessário. Clique no ícone no canto superior esquerdo da tela para salvar.

Ajuste o local da assinatura no documento e clique em salvar.
Ajuste a assinatura no documento e clique em Salvar

Passo 6: Clique no ícone de compartilhamento e em Compartilhar uma cópia para enviar o documento ao destinatário.

Compartilhamento do documento PDF assinado.
Compartilhe o documento

Passo 7: Agora é só selecionar um contato ou local para enviar o documento.

Selecionar contato ou local para compartilhamento do documento PDF assinado
Escolha como compartilhar o documento assinado

Além do procedimento feito no celular, você também pode fazer isso no computador ou tablet. O processo é substancialmente o mesmo. O Adobe Reader está disponível para Android e iOS.

Como assinar seus documentos em PDF no seu computador

Caso você se sinta mais confortável em assinar seus documentos em PDF no seu computador, saiba que o processo de assinatura é tão fácil ou até mais simples. Mesmo que seu serviço seja Windows ou Mac. Confira:

Passo 1: Abra o formulário PDF no Acrobat ou no Reader. Clique no ícone de Assinatura na barra de ferramentas. Como alternativa, selecione Ferramentas > Preencher e assinar ou selecione Preencher e assinar no painel à direita.

Como assinar documento em PDF pelo seu computador

Passo 2: A ferramenta Preencher e assinar é exibida. Clique em Preencher e assinar.

Como assinar documentos em PDF pelo seu computador
A opção preencher e assinar permite fazer as assinaturas tanto fazendo upload quanto assinando-a diretamente

Passo 3: Você pode escolher a cor desejada para preencher o formulário PDF. Clique no botão Cor no menu Preencher e assinar e escolha a cor desejada. Por padrão, a cor da assinatura é preta. Para manter a cor padrão da assinatura, certifique-se de que a opção Manter cor das assinaturas esteja desmarcada.

Aprenda como assinar documentos em PDF pelo computador e celular
Ainda é possível selecionar a cor de sua assinatura

Uma vantagem para aqueles que desejarem assinar seus documentos em PDF pelo Adobe Reader é que ele está disponível para uso tanto PC quanto para Mac.

Outras alternativas além do Adobe Reader

Aprenda como assinar documentos em PDF pelo computador e celular
O Adobe Scan é uma boa alternativa para assinar documentos

Existem outras opções de aplicativos e são tão fáceis para se utilizar do que o próprio aplicativo do Adobe Reader. É o caso do Adobe Scan, que usa a câmera do telefone para escanear um papel e gerar uma imagem otimizada. Muito próximo do uso do Adobe Reader como aplicativo, basta uma boa foto de sua assinatura que já dá conta do recado. O Adobe Scan possui versões para Android e iOS (iPhone).

Já o Eversign é para quem deseja fazer a assinatura em um documento PDF sem necessariamente fazer o download do aplicativo no PC. Pelo navegador, é possível criar uma assinatura com o mouse ou ou fazer upload de sua assinatura, e o serviço ainda possui uma extensão para facilitar a vida dos usuários do Google Chrome. De quebra, na versão gratuita o Eversign permite assinar até cinco documentos por mês, o que é uma boa para emergências.

Caso você esteja familiarizado com o Smallpdf ou não, saiba que ele também possui um recurso com foco nas assinaturas de documentos chamado eSign. Uma grande vantagem é a facilidade e segurança que ele permite já que pode ser salvo diretamente nos serviços Dropbox, Box ou Google Drive, e seus documentos e assinaturas são apagados automaticamente dos servidores.

Como assinar documentos em PDF
O Hello Sign permite a assinatura de documentos diretamente no e-mail

Enquanto isso, o HelloSign, que pertence ao Dropbox, é outro serviço cuja sua principal função é adicionar a função Assinar diretamente no anexo do e-mail na sua conta Gmail, com o uso da extensão HelloSign for Gmail. A vantagem é que a assinatura é feita na nuvem, sem precisar baixar o arquivo.

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fonte: Adobe Reader, How to Geek e Business Insider.

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