Chuva de meteoros

Como assistir à chuva de meteoros no Brasil esta noite 

Avatar of victor pacheco
Moradores da região Norte e Nordeste terão mais chances de assistir à chuva de meteoros que acontece na madrugada do dia 31 de maio. Veja todas as informações!

Fãs de astronomia poderão aproveitar a madrugada do dia 30 para 31 de maio para assistir a mais um evento especial: a chuva de meteoros do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3, também conhecido como SW3. 

O fenômeno levou o nome de Tau Herculids e poderá ser visto de todo o Brasil, mas regiões do Norte e Nordeste terão maiores chances de ver as estrelas cadentes. Confira este post especial e prepare-se para assistir ao grande evento! 

O que é uma chuva de meteoros?

Meteoros são pequenos corpos celestes que viajam pelo vasto espaço, mas quando entram em nosso planeta, acabam queimando de forma parcial ou total devido à ablação (perda de material) dos meteoros com a atmosfera da Terra e contato com as moléculas de oxigênio. Na cultura popular, este processo é conhecido como estrela cadente, devido aos rastros que são vistos no céu. 

Chuva de meteoros
Fenômeno acontece quando pedaços de meteoros entram na atmosfera da Terra (Foto: Reprodução/Internet)

A chuva de meteoros do cometa SW3 está sendo esperada há mais de 20 anos: de acordo com a NASA e a Organização Internacional de Meteoros (OIM), o meteoro que entrará na atmosfera da Terra foi visto pela última vez em 2006, quando foi descoberto que ele na verdade, havia se dividido em 70 pedaços e estava viajando a uma velocidade de 200 milhas por hora, aproximadamente 322 Km/h. 

Transmissão do Tau Herculids no YouTube

Se você mora em grandes capitais ou locais em que a chuva de meteoros de hoje não estará tão visível, não há com o que se preocupar. O canal The Virtual Telescope Project realizará transmissão ao vivo de todo o evento por meio do link abaixo:

Tudo o que você precisa fazer é estar online à 1h (horário de Brasília) do dia 31 de maio (próxima madrugada) e acompanhar o fenômeno na maior qualidade possível. Apesar de ser esperada pela NASA, OIM e entusiastas de eventos astronômicos, não há uma estimativa de quantas estrelas cadentes poderão ser vistas hoje. Mas de acordo com previsões, estima-se que será possível ver cerca de 140 a 1.400 meteoros por hora. Ao mesmo tempo, os especialistas não garantem que isso realmente vai acontecer. 

Horários da passagem dos destroços dos SW3 pelo Brasil 

De acordo com informações do Observatório Nacional, será possível visualizar a chuva de meteoros entre 00h50 e 02h10 da próxima madrugada. Diferentemente do que aconteceu com a chuva de meteoros Liridas, a Lua não estará em sua fase Nova, o que será propício para uma melhor visibilidade. Pessoas que moram na região Centro, Sul e Sudeste do Brasil não estão em uma posição favorável para ver a possível chuva de meteoros da madrugada do dia 31 de maio.

Imagem do  cometa 73p/schwassmann-wachmann 3
Cometa SW3 foi visto algumas vezes por astrônomos (Foto: Reprodução/ Agência Brasil)

O astrônomo Marcelo de Cicco, que também é coordenador do EXOSS, projeto brasileiro de pesquisas de meteoros com colaboração do Observatório Nacional, ressalta que quem estiver no Norte e Nordeste terá maiores chances de ver as estrelas cadentes. O grande problema em prever estes eventos especiais é que a Terra nunca interagiu com os detritos do SW3 e na verdade, pode ser que nada aconteça.

Cometa sw3
Estrelas cadentes serão melhores vistas no Norte e Nordeste do Brasil (Foto: Reprodução/Internet)

As previsões mais precisas apontam que o grande pico acontecerá entre 01h55 e 02h10, então prepare-se para ver as estrelas cadentes! Outro evento que é esperado para a madrugada do dia 31 de maio é a possibilidade de ver uma maio visibilidade na direção leste de Saturno. Isso acontecerá porque o reflexo do Sol estará apontando para a luz da poeira do cometa SW3.

O cometa estará transitando na constelação de Leão, bem visível do Brasil no período da noite, com magnitude prevista em torno de 15, já no fim de maio. Vale a tentativa de observá-lo ou mesmo fazer boas imagens dele, quem possuir bons dispositivos de astrofotografia acoplados.

 Astrônomo Marcelo De Cicco

Você assistirá ao evento de hoje? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Confira fotos do eclipse lunar total que aconteceu na segunda semana deste mês.

Fontes: Agência Brasil l OIM l Republic World

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados