Como se cadastrar na lista de “não perturbe” da Anatel (bloqueio de telemarketing)

Como se cadastrar na lista de "não perturbe" da Anatel (bloqueio de telemarketing) 5
Criada pela Anatel, a Lista de "não perturbe" te ajuda a bloquear aquelas ligações indesejadas de telemarketing. Saiba como se cadastrar.

A partir de hoje, os consumidores brasileiros poderão se cadastrar em uma lista de “não perturbe”, criada por determinação da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações. Essa lista garante que os números cadastrados não recebam ligações com ofertas de serviço de telecomunicações, uma prática que vem incomodando cada vez mais brasileiros. As empresas terão um prazo de até 30 dias para realizarem o bloqueio dos números e o descumprimento da medida acarretará em multa.

A nova medida é simples: quem não quiser mais receber aquelas ligações incômodas de empresas de telecomunicações ofertando serviços novos com supostos descontos e promoções, poderá colocar o seu nome na nova lista de “não perturbe”. Essa lista é única para todo o Brasil e engloba 8 grandes empresas: Algar, Claro, NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo.

Vale ressaltar que essa lista, por enquanto, só engloba as empresas de telecomunicações já citadas, ou seja, não impede ligações para oferta de serviços de outras empresas que não sejam desse ramo. Ainda assim, o vice-presidente da Anatel, Emmanoel Campelo, deixou claro que a medida é apenas um início, e que outras podem surgir no futuro.

Se você não sabe e deseja incluir um – ou vários – números de telemarketing na sua lista de “Não perturbe”, neste tutorial ensinaremos como fazer o cadastro e bloquear os números indesejados.

Como fazer o cadastro e pedir bloqueio de ligações indesejadas

Quem tiver interesse em fazer o cadastro na lista de “não perturbe” da Anatel, terá que entrar no site dedicado para a medida. Nele, já é possível cadastrar um ou mais números de telefone no sistema de bloqueio. Cada cliente poderá cadastrar quantos números desejar. Serão pedidas informações básicas como nome, número de CPF e e-mail. Confira o passo a passo:

Passo 1 – Após entrar no site naomeperturbe.com.br, clique em “Cadastro” para realizar o cadastro;

Será possível cadastrar quantos números quiser através do site
Será possível cadastrar quantos números quiser através do site

Passo 2 – Haverá 3 opções de escolha: Consultar; Solicitar bloqueio; e Solicitar desbloqueio. Primeiro, vá em Solicitar desbloqueio;

Passo 2

Passo 2.1 – Se você nunca se cadastrou, insira seus dados nos campos abaixo;

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Passo 3 – Depois de cadastrado, volte em Solicitar bloqueio e depois insira seu número com DDD e depois selecione as companhias de telefonia que deseja bloquear. O site lembra que a solicitação tem até 30 dias para fazer efeito.

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Pronto! Depois de cadastrar o telefone, será gerado um comprovante e dentro de 30 dias você não deverá receber mais ligações indesejadas.

 A intervenção da Anatel

Segundo a Anatel, 1/3 das ligações indesejadas são de empresas de telecomunicações
Segundo a Anatel, 1/3 das ligações indesejadas são de empresas de telecomunicações

A Anatel afirma que cerca de um terço das ligações consideradas indesejadas pelos consumidores brasileiros são feitas exatamente com esse objetivo de oferecer serviços de telecomunicações. Isso acontece porque até então ainda não existia nenhuma legislação que proibisse tal pratica efetivamente no país.

As prestadoras participantes, além de obedecer a ordem, também deverão divulgar a lista de “não perturbe” para que seus clientes tenham conhecimento dela. Lembrando que existem também outras formas de bloquear ligações de telemarketing.

Gostou? Conte pra gente se a nova “lista de não perturbe da Anatel” te ajudou a se livrar das ligações indesejadas.

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