5 maneiras de conectar o notebook na TV (com e sem fio)

5 maneiras de conectar o notebook na TV (com e sem fio) 3
Assistir filmes no notebook é bom, mas aproveitar todo conteúdo em tela grande é melhor ainda. Confira 5 maneiras de conectar o notebook na TV

Muitas vezes a tela do nosso notebook consegue suprir nossas necessidades ao fazer um programa à dois – com seu amigo(a) ou namorada(o). Entretanto, quando o programa é feito em grupo, é essencial aprender a conectar o notebook na TV para que a experiência seja mais imersiva e divertida.

Como há várias maneiras de realizar o procedimento, neste tutorial, mostraremos a você como conectar o notebook na TV para que seja possível assistir conteúdos na tela grande. Existem algumas maneiras de fazer isso, com opções com fio e sem fio, então com certeza haverá uma opção que caberá nas suas configurações

O método mais eficiente dependerá de algumas coisas diferentes, incluindo as portas que estão disponíveis na sua TV e notebook. Então, dependendo das conexões disponíveis, pode ser que você precise de um adaptador.

Como conectar o notebook na TV com um cabo HDMI

Esta é a maneira mais simples e fácil de conectar seu notebook a uma TV. Tudo que você precisa ter é um cabo HDMI, adquirido na faixa de R$ 20 dependendo do comprimento escolhido. Um cabo HDMI pode suportar áudio e vídeo de alta resolução, por isso é ótimo para transmitir seus programas de TV favoritos.

Para que isso funcione, o notebook e sua TV precisam ter uma porta HDMI. Se eles não são antigos, há uma boa chance de ambos terem a conexão. Ligue os dois dispositivos e conecte-os usando um cabo HDMI. Em seguida, basta selecionar a entrada HDMI correta em sua TV com a ajuda do controle remoto e você está pronto para usar.

Cabo HDMI 1.4 padrão
Cabo HDMI padrão que utilizamos na maioria dos dispositivos

Tenha em mente que alguns notebooks têm uma porta micro HDMI ou mini HDMI, então talvez precisará de um cabo diferente. Alternativamente, se você já tem um cabo HDMI padrão, você pode simplesmente comprar um adaptador para economizar algum dinheiro.

Instruções passo a passo

  1. Conecte o notebook à TV com um cabo HDMI;
  2. Ligue os dois dispositivos;
  3. Selecione a entrada HDMI correta na TV com o controle remoto.
Configurações de tela após conectar um notebook à uma tela.
Tela de configuração de vídeo no Windows 10

A conexão entre os dois dispositivos deve ser estabelecida automaticamente. Mas caso isso não aconteça, vá em Configurações> Sistema> Vídeo e verifique se “TV” está selecionado. Você também pode ajustar a resolução para coincidir com a de sua televisão, colocar para duplicar a imagem das telas, ou apenas estender, se quiser utilizar a TV como uma tela secundária.

Como conectar o notebook na TV com um cabo VGA

Se você tiver um notebook e TV mais antigos, provavelmente encontrará uma porta VGA em ambos. O VGA não é tão bom quanto o HDMI devido à qualidade de vídeo de resolução mais baixa que ele oferece. Ele também lida apenas com o sinal de vídeo, o que significa que você precisará de um cabo separado para lidar com o áudio.

A maneira mais antiga de conectar um notebook à TV
O já defasado cabo VGA ainda é usado em algumas TVs e monitores antigos

Ligue a TV e o notebook, conecte-os usando um cabo VGA e um cabo de áudio de 3,5 mm. O próximo passo é pressionar o botão Input no seu controle remoto (também pode ser chamado de Source ou AV) e selecionar a opção PC ou RGB na lista.

Instruções passo a passo

  1. Conecte o notebook na TV com um cabo VGA;
  2. Conecte os dois dispositivos com um cabo de áudio de 3,5 mm;
  3. Ligue os dois dispositivos;
  4. Selecione a entrada de PC ou RGB na TV com o controle remoto.

A conexão entre os dois dispositivos deve ser estabelecida automaticamente. Mas caso isso não aconteça, vá para Configurações> Sistema> Vídeo e verifique se “TV” está selecionado. Você também pode ajustar a resolução para coincidir com a de sua televisão, colocar para duplicar a imagem das telas, ou apenas estender, se quiser utilizar a TV como uma tela secundária.

E se o notebook e a TV tiverem portas diferentes?

Digamos, por exemplo, que seu notebook tenha apenas uma porta HDMI e a TV tenha uma porta VGA antiga. Neste caso, você precisará de um conversor HDMI para VGA para fazer o trabalho.

Depois de ter o conversor, o processo é muito simples. Conecte o cabo HDMI no seu notebook e o cabo VGA na TV. Em seguida, basta conectar a outra extremidade do cabo VGA ao conversor para conectar os dois dispositivos juntos. O último passo é selecionar a entrada PC ou RGB na sua TV com o controle remoto.

Adaptador para conectar um notebook com conexão diferente da TV.
Imagem de um tradicional adaptador VGA-HDMI

Como conectar o notebook na TV com USB-C

Este modo se restringe aos modelos de notebooks e smart TVs mais premium, já que a conexão USB-C é a mais nova entre todas disponíveis. Se ambos os aparelhos possuírem a entrada, basta conectar o cabo USB-C nos dois dispositivos e selecionar a entrada correta na TV.

No entanto, observe que nem todas as portas USB-C podem transportar um sinal de vídeo, portanto, certifique-se de verificar isso no manual dos aparelhos antes de comprar um cabo USB-C para USB-C.

USB-C também pode ser usado para conectar um notebook na TV.
Cabo USB-C padrão para transmissão de arquivos e vídeo

Se apenas seu notebook possuir entrada USB-C, a segunda opção é comprar um adaptador USB-C para HDMI. Conecte o cabo USB-C em seu notebook e um cabo HDMI na sua TV. Em seguida, conecte a outra extremidade do cabo HDMI ao adaptador para conectar os dois dispositivos juntos. Para finalizar o processo, selecione a entrada HDMI na sua TV.

Instruções passo a passo

  1. Conecte os dois dispositivos com um cabo USB-C. Como alternativa, use um adaptador USB-C para HDMI;
  2. Ligue a TV e o notebook;
  3. Selecione a entrada adequada na TV com o controle remoto, dependendo do cabo que você usou.

Como conectar o notebook na TV sem fio com ChromeCast

Se você não quer lidar com esses cabos irritantes, ou seu notebook não tem muitas opções de conexão, conectar o notebook na TV sem fio é o caminho a percorrer. Mas você precisa de um dispositivo de streaming de mídia como o Google Chromecast para realizar o trabalho. Uma Android TV também funcionará, pois tem o Chromecast integrado.

Para começar, conecte o Chromecast à sua TV e configure-o. Depois que tudo estiver configurado, você poderá espelhar as guias do Google Chrome, seus vídeos e arquivos armazenados localmente em seu notebook e até mesmo sua área de trabalho na TV.

Captura de tela do YouTube procurando dispositivos

Basta iniciar o navegador Google Chrome no notebook, clicar no ícone do menu (três pontos verticais) no canto superior direito e selecionar a opção “Transmitir“. Em seguida, basta selecionar o conteúdo que você deseja transmitir usando o menu suspenso “Fontes” e clicar no Chromecast para o qual deseja transmitir (se você tiver mais de um).

Instruções passo a passo

  1. Conecte o Chromecast à TV e configure-o;
  2. Abra o navegador Google Chrome e clique no ícone do menu no canto superior direito (três pontos verticais);
  3. Selecione o conteúdo que você deseja transmitir usando o menu suspenso “Fontes”;
  4. Selecione o Chromecast para o qual você deseja transmitir.

Conte nos comentários se este tutorial ajudou.

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba notícias por e-mail