Tutorial: como criar e vender arte em nft

Tutorial: como criar e vender arte em NFT?

Avatar of gabriel benzi
Confira nesse tutorial como criar e vender NFT nos principais mercados digitais.

Já imaginou se você pudesse comprar um meme que você viu na internet? Bom, você pode comprar e até vender arte em NFT! O mercado de NFTs — Non Fungible Token (Token não fungível, em tradução livre) — vive seu auge, com obras de arte virtuais e até memes sendo leiloados por milhões de reais. Nesse momento a dúvida é: o que são então esses tokens não-fungíveis e, melhor, como entrar nesse mercado milionário? Por isso, preparamos um guia para iniciantes de NFT e vamos te ensinar como vender NFT e ganhar dinheiro com isso. 

O que é NFT?

Um NFT representa um ativo não fungível, algo que não pode ser substituído, que é único. Para efeitos de comparação, dinheiro e até bitcoins, são ativos fungíveis, afinal você pode trocar uma nota de 50 reais por outra e continuará com 50 reais. Por outro lado, um ativo não-fungível nunca poderá ser substituído. Um exemplo disso, são ingressos de cinema, o seu sempre será único, afinal, se trocá-lo, pode acabar parando em outra sala, em outro filme. NFTs são exatamente isso, porém em meio digital. O NFT funciona como um certificado de autenticidade para qualquer cripto-colecionável, dando credibilidade e provando que aquele seu item, arte, meme, é o único e o verdadeiro. 

Veja nossa matéria exclusiva explicando mais detalhes sobre o que é NFT.

Qual a relação do NFT com a arte?

Tutorial: como criar e vender arte em nft?. Confira nesse tutorial como criar e vender nft nos principais mercados digitais.
Serene of Suburban, NFT criado por Kinab.

Para entendermos a relação desse certificado com a arte, podemos pensar que um artista que cria artes e imagens digitais não teria maneiras de monetizar de forma prática seu conteúdo da mesma forma que seria fisicamente.

Uma arte física só pode ser vendida uma vez, mas no digital, o artista poderia vender sua arte e quem comprou vender cópia e ninguém saberia qual é a verdadeira arte. Assim como a Monalisa, para toda arte existem cópias e recriações, mas no meio digital, a única forma de identificar é por meio do NFT. Por isso a tecnologia se tornou tão utilizada no mercado de cripto-colecionáveis, pois é o melhor meio de se comprovar a originalidade de uma obra. 

Como criar uma arte em NFT?

Para criar e vender arte em NFT você não precisa de fato de conhecimento em criptografia, mas sim de conhecer as ferramentas e o passo a passo necessário. Então, vamos começar com os primeiros passos.

Para entrar no mercado de NFT, primeiro você precisa de uma carteira de Etherium, uma criptomoeda que vai te permitir comprar e guardar seus NFTs. Você precisa de uma pequena quantia de Etherium porque na maioria das plataformas de compra e venda de arte digital são cobradas algumas taxas. A principal carteira utilizada atualmente é a MetaMask, disponível no navegador, iOS e Android.

Tutorial: como criar e vender arte em nft?. Confira nesse tutorial como criar e vender nft nos principais mercados digitais.
Qualquer Markplace vai pedir uma carteira de Ethereum

Uma vez que você cria sua carteira, você pode prosseguir para a próxima etapa, que é conectá-la com um mercado NFT. O mais simples para uso e que não cobra taxas para criar NFTs é o Opensea, mas existem muitos outros que vamos citar ainda. Dentro de qualquer mercado de NFT, você vai poder criar sua página e seu marketplace na plataforma. Assim, você precisará conectar sua carteira Ethereum para prosseguir.

Após passar pela burocracia de conectar sua conta, você estará finalmente liberado para criar uma coleção e subir sua primeira arte na plataforma. Assim, você pode armazenar suas artes na conta, customizar sua página, adicionar descrições e todas essas coisinhas que estamos acostumados de redes sociais. Porém, sua arte ainda não está pronta para ser vendida.

Como vender arte em NFT?

Tutorial: como criar e vender arte em nft?. Confira nesse tutorial como criar e vender nft nos principais mercados digitais.
Space Shapes #3, NFT criado por styleWish.

Com seu marketplace configurado e sua arte na plataforma como arquivo digital, você pode entrar finalmente na última etapa: vender arte em NFT! Para isso, toda plataforma, na parte de coleções e arquivos digitais, você poderá selecionar um arquivo e configurá-lo para vender em algum botão de “venda” (ou “sell“, caso a plataforma esteja em inglês).

A configuração é até simples, você precisa selecionar o botão de venda, escolher o preço da sua obra, termos de venda e decidir se quer deixá-la a venda à preço fixo ou colocar em um leilão virtual. A maioria dos marketplaces vendem NFT utilizando apenas ethereum, mas ainda é possível encontrar alguns que usam suas próprias criptomoedas, ou outras em geral, então fique atento à isso. Para fechar o processo, alguns marketplaces também podem cobrar taxas para armazenar sua obra ou para vende-la também.

Passo a passo para vender sua primeira arte em NFT

  1. Instale o MetaMask no PC ou Celular e faça o cadastro para criar sua carteira de Ethereum;Instale o metamask no pc ou celular e faça o cadastro.
  2. Depois de criar sua carteira, o aplicativo vai te redirecionar para sua carteira, onde você pode comprar Ethereum;Depois de criar sua carteira, o aplicativo vai te redirecionar para sua carteira, onde você pode comprar ethereum.
  3. Vá para o OpenSea e clique na opção “create” e ele vai pedir para conectar com sua carteira de Ethereum. Basta clicar em conectar que ele redirecionará para o MetaMask, onde você só precisa logar para finalizar a etapa;Vá para o opensea e clique na opção “create” e ele vai pedir para conectar com sua carteira de ethereum. Basta clicar em conectar que ele redirecionará para o metamask, onde você só precisa logar para finalizar a etapa.
  4. Com a conta criada, você vai ser redirecionado para a aba em que você pode cadastrar seu primeiro item no site. Basta fazer o upload no botão “Drag and drop a file”. Com isso você já pode preencher o nome do item, descrição e todos detalhes do seu primeiro NFT;Com a conta criada, você vai ser redirecionado para a aba em que você pode cadastrar seu primeiro item no site. Basta fazer o upload no botão "drag and drop a file". Com isso você já pode preencher o nome do item, descrição e todos detalhes do seu primeiro nft.
  5. Agora que você cadastrou sua obra no marketplace, você precisa colocá-lá a venda, para isso, basta achar o botão “sell” na página da seu item;Agora que você cadastrou sua obra no marketplace, você precisa colocá-lá a venda, para isso, basta achar o botão “sell” na página da seu item.
  6. Para fechar o processo, basta selecionar como você deseja vender seu NFT (leilão ou preço fixo) e os detalhes em relação ao valor da obra. Feito isso, assim que seu NFT for vendido, todo o valor vai direto para sua recém-criada carteia de Ethereum! Para fechar o processo, basta selecionar como você deseja vender seu nft (leilão ou preço fixo) e os detalhes em relação ao valor da obra. Feito isso, assim que seu nft for vendido, todo o valor vai direto para sua recém-criada carteia de ethereum!

Principais marketplaces

Tutorial: como criar e vender arte em nft?. Confira nesse tutorial como criar e vender nft nos principais mercados digitais.
Mintable é outro grande marketplace para venda de NFT.

Além do Opensea, que utilizamos de exemplo para o tutorial nessa matéria, existem também outros mercados em evidência no momento. Os dois principais são o Rarible e o Mintable, que oferecem uma grande variedade de conteúdo e customização na hora de comprar e vender NFTs.

Vale a pena conhecer essas outras plataformas, que também têm um grande público. No final das contas, o mercado de NFT é um grande shopping, com várias lojas e possibilidades de criação de conteúdo para comprar e vender. Nestes outros mercados você também encontrará NFTs focadas no cenário artístico, com imagens, gifs e vídeos. Confira:

Veja também:

Se você quer se aprofundar mais no assunto, veja nossa matéria detalhada explicando como funcionam os NFTs e o que é de fato essa tecnologia de criptografia. 

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
9
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados