Como e onde assistir ao lançamento do voo espacial tripulado da SpaceX e NASA

Como e onde assistir ao lançamento do voo espacial tripulado da SpaceX e NASA
O voo espacial tripulado da SpaceX será transmitido ao vivo pela internet. Saiba como e onde assistir

A SpaceX (empresa de sistemas aeroespaciais de Elon Musk), em parceria com a NASA, a agência espacial americana, fará um voo espacial tripulado histórico nesta quarta-feira, 27 de maio. Este será o primeiro lançamento de uma cápsula espacial tripulada (a Crew Dragon) realizado por uma empresa privada.

Em 2011, os Estados Unidos lançaram o ônibus espacial Atlantis para a Estação Espacial Internacional (ISS), sendo a última vez que humanos foram ao espaço a partir do solo americano. Depois disso, o país usou foguetes russos, lançados do Cazaquistão. Quase nove anos depois, a história muda, pois a NASA e a SpaceX, ambas de origem norte-americana, irão realizar a missão Demo-2 em solo americano e com astronautas americanos.

Se o voo espacial tripulado da SpaceX for bem-sucedido, a empresa dará mais um passo para iniciar viagens comerciais ao espaço. Além da companhia de Musk, a Boeing também trabalha junto da NASA para realizar voo espacial tripulado.

Cápsula usada no voo espacial tripulado
Cápsula Crew Dragon, que será utilizada na missão

Como e onde assistir 

O foguete Falcon 9 e a cápsula Crew Dragon decolam às 16:33 horário local (17h33, no horário de Brasília), a partir do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida (EUA). Antes disso, a NASA terá uma programação especial com todos os preparativos do voo espacial tripulado, com transmissão nos canais da agência espacial americana e da SpaceX, iniciando às 13h15 (horário de Brasília).

NASA TV

A NASA fará a cobertura virtual através de seu canal no YouTube. A agência espacial americana já disponibilizou o link para que todos possam acessar (stream disponível abaixo).

SpaceX

A companhia de Musk desenvolveu um hotsite com todos os detalhes do voo espacial tripulado. Nele, também será possível assistir o lançamento em tempo real.

Detalhes da Missão Demo-2 

Demo-2 vem de “demonstração”, ou seja, trata-se de um teste que poderá abrir caminho para outras missões espaciais. Além disso, a Demo-2 marca o fim de anos de testes que a SpaceX fez com a NASA, permitindo que a empresa privada tenha certificado para enviar humanos em sua espaçonave. Antes de chegar nessa fase, a companhia concluiu com sucesso a Demo-1, com ida e volta à Estação Espacial Internacional no início do ano passado. 

Estação Espacial Internacional (ISS) onde os astronautas irão
Estação Espacial Internacional (ISS)

Decolagem: ocorrerá no Complexo de Lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA, na costa leste da Flórida, nos Estados Unidos. A mesma plataforma de lançamento foi usada para as missões Apollo.

Cápsula: será a SpaceX Crew Dragon, com capacidade para receber até sete passageiros, mas a missão contará com apenas dois astronautas a bordo.

Foguete: durante o lançamento, o foguete Falcon 9 da SpaceX levará a cápsula Crew Dragon. Além das identificações da SpaceX, o foguete recebeu na lateral o logo da NASA.

Tripulação: a SpaceX escolheu os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley. Amigos de longa data, eles já estiveram no espaço em missões diferentes por duas vezes. 

Por que a missão é histórica?

Como dito anteriormente, a NASA utiliza naves russas para enviar astronautas à Estação Espacial Internacional e, com o teste do voo espacial tripulado da SpaceX, a agência espacial deseja encerrar essa dependência. 

Os contratos do Programa de Tripulação Comercial foram concedidos à SpaceX e à Boeing em 2014, com a esperança de que enviassem astronautas a partir do solo americano em 2017. Sem sucesso. 

Ambas tiveram muitos impasses durante esse período e foram trabalhando no que precisava ser melhorado ao longo do tempo. Na corrida entre Boeing e SpaceX, a empresa de Musk apresentou resultados satisfatórios e se mostrou pronta para a missão. Na última sexta-feira, 22 de maio, a NASA deu sinal verde para a SpaceX.

Os astronautas 

Para este voo espacial tripulado histórico, a SpaceX chamou dois astronautas veteranos e com um belo currículo. Bob Behnken é piloto da Força Aérea dos Estados Unidos e foi ao espaço no ônibus espacial Endeavour em 2008, na missão STS-123, e em 2010, na STS-130. Seu amigo Doug Hurley foi ao espaço com o Endeavour em 2009, na missão STS-127. Seu último voo foi justamente com o Atlantis, em 2011, da STS-135.

Behnken e Hurley estão isolados desde 13 de maio. Esse procedimento é de praxe e visa garantir a segurança dos astronautas, uma vez que eles não podem viajar doentes. A medida se torna ainda mais necessária devido à pandemia de coronavírus (COVID-19). Em decorrência disso, a NASA já informou que ambos farão dois testes de COVID-19 antes da decolagem. 

“Tem sido um longo caminho para chegar aqui, e não acho que nenhum de nós tenha previsto que, quando estivéssemos prontos para voar nessa missão, estaríamos lidando com isso também [a pandemia]. Queremos que todos gostem disso e apreciem esse momento na história dos EUA”.

Doug Hurley.

Ansioso para essa missão histórica? O Showmetech fará a cobertura do voo espacial tripulado aqui no site e em nossas redes sociais.

Fontes: CNET; The Verge.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter