Como enviar imagens em alta qualidade no Whatsapp

Whatsapp: como enviar imagens sem perder a qualidade
Truque evita que imagens enviadas por Whatsapp sejam comprimidas pelo app; aprenda a enviar suas fotos em alta qualidade ou resolução máxima

Apesar de o Whatsapp já suportar anexos de até 100MB, ele não envia imagens em alta qualidade – ou resolução máxima – por padrão. Você sabia disso?

Como o que importa ao enviar mensagens é a economia de dados, toda vez que você envia uma imagem, o WhatsApp reduz a qualidade dela, num processo chamado de compressão de dados.

Embora a compressão de imagens seja interessante do ponto de vista da economia de dados, tem horas que o que queremos mesmo é enviar fotos em alta qualidade pelo Whatsapp, para salvar imagens tiradas por amigos ou que serão usadas para outros fins que exijam formatos em alta resolução.

Bom, nestes casos, um prático truque pode ser utilizado para ‘burlar‘ esta regra no Whatsapp. Tudo o que você precisa fazer é seguir os passos descritos abaixo:

Enviar fotos em alta qualidade pelo Whatsapp

enviar fotos em alta qualidade pelo Whatsapp
O truque: envie sua foto como um “Documento”, não como uma imagem da “Galeria”.

 

  • Abra a conversa na qual você deseja enviar sua imagem;
  • Selecione o botão para enviar anexos (nos smartphones Android, é representado por um pequeno clipe na parte inferior da tela);
  • Em vez de selecionar ‘Galeria’, selecione ‘Documento‘;

Aprenda a enviar imagens no Whatsapp em máxima qualidade

  • No Android, selecione ‘Procurar outros documentos…’ e, na tela seguinte, acesse a opção ‘Imagens‘;
  • No iOS, selecione a opção ‘Fotos‘;
  • Selecione a imagem desejada e pressione ‘Enviar‘;
  • Vale lembrar que é possível enviar mais de uma imagem por vez, basta segurar e marcar;

Com isso, o Whatsapp enviará a imagem da mesma forma que ela está no seu smartphone – isto é, com as dimensões originais, com a qualidade original e, sobretudo, com o tamanho da imagem original.

Aprenda a enviar imagens no Whatsapp em máxima qualidade

Em nossos testes, uma mesma imagem enviada pelos dois métodos, primeiro como uma foto ‘normal’ e depois como um documento, chegou ao destinatário pesando 57KB e 4,2MB, respectivamente.

Por si só, os tamanhos já mostram que enviar determinada foto como um documento evita que o Whatsapp as comprima e, por tabela, reduza a sua qualidade. Contudo, como explicamos anteriormente, uma fotografia com mais detalhes sempre exigirá mais espaço na sua memória. Portanto, na hora de trocar imagens corriqueiras, prefira o método ‘tradicional’.

 

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta