Dica: como escolher o melhor carregador e cabo para o smartphone

Dica: como escolher o melhor carregador e cabo para o smartphone 3
Como escolher o melhor carregador e cabo para seu smartphone ou tablet. Carregue seu aparelho de forma segura e rápida.

Já notou que o smartphone demora mais ou menos tempo para carregar dependendo do cabo ou da fonte de energia utilizada? Para quem precisa de agilidade nessa tarefa, preparamos algumas dicas e recomendações para você descobrir como escolher o melhor carregador – e o melhor cabo – para o seu smartphone.

Entendendo a problemática

Dica: como escolher o melhor carregador e cabo para o smartphone 4
Smartphones fazem parte da vida da maioria dos brasileiros

A tecnologia evoluiu rápido e hoje carregamos em nossos bolsos e mochilas aparelhinhos pequenos mas cheios de funções e possibilidades. Os smartphones atuais são, de longe, superiores aos computadores disponíveis para a missão Apollo, que levou o homem à Lua em 1969.

O problema é que as baterias que alimentam estes gadgets não acompanharam essa evolução, tornando-se um problema para indústria, ainda sem solução disponível. Com isso, ficamos obrigados ao ritual que se repete (várias vezes ao dia) de plugar nossos portáteis na tomada mais próxima, sacrificando a mobilidade.

Por isso, vamos ver nos parágrafos abaixo, o que é preciso para passar o menor tempo possível preso à tomada. Vejamos como escolher o melhor carregador para o seu dispositivo mobile:

1) Como escolher o melhor carregador:

Esta é mais simples. Todo carregador vem com uma etiqueta ou inscrição informando a corrente em amperes (A ou mAh) e a tensão em volts (V). Então, para escolher o melhor carregador para seu smartphone, você deverá ficar de olho nestes valores.

tensão deverá sempre ser 5V e a corrente deve ter, no mínimo, 2A ou 2000mAh. Abaixo destes valores, geralmente, será pouco para qualquer aparelho atual. O máximo costuma ser 3A ou 4A.

Em tempos de fios carregadores genéricos é bom testar o que você compra. Para confirmar se as informações exibidas na etiqueta do carregador são verdadeiras, conecte-o à uma tomada e ao smartphone e realize os testes do aplicativo Charging Report. Quanto mais perto do valor anunciado, mais perto de encontrar o melhor carregador para seu dispositivo você está:

Dica: como escolher o melhor carregador e cabo para o smartphone
Aqui, só a saída nos importa. 5V com 2A

2) Escolha do cabo (USB, MicroUSB, etc)

Não parece, mas essa tarefa é tão importante quanto a escolha do carregador. E ela costuma ser bem mais complicada do que parece. Primeiro, porque não é sempre “visível” a diferença entre um cabo de qualidade e um cabo ineficiente. Segundo, os vendedores das lojas (praticamente todos) não sabem dizer qual cabo é o melhor e, portanto, acabam fazendo apenas recomendações de marcas ou suposições.

Mas que problema é este?

Vou explicar: as fabricantes, na tentativa de aumentar o lucro, costumam economizar na quantidade de cobre usado para fabricar os fios que compõem o cabo, resultando em produtos de qualidade inferior aos padrões ideais. Como em uma mangueira fina que restringe o fluxo de água, um fio de cobre muito fino, ou de má qualidade, restringe a passagem da corrente elétrica. Resultado: não adianta ter o melhor nem o mais caro carregador. A quantidade de corrente que chega no aparelho sempre será menor do que deveria ser.

Então, não adianta. O jeito é fazer o teste na hora. Não importa a marca ou aparência do cabo. Já vi cabos baratos muito bons, assim como outros bem caros e ruins.

Mas como é feito o teste?

Isso é simples. Basta seguir os passos abaixo:

  • Com o próprio aparelho, baixe um destes aplicativos: Galaxy Charging Current Lite ou Charging Report;
  • Conecte o cabo ao smartphone;
  • Conecte o cabo a um carregador com, no mínimo, 2 Amperes (2A ou 2000mAh – significam a mesma coisa);
  • Ligue o carregador à tomada;
  • Inicie o aplicativo. Imediatamente, o app dirá qual é o valor real de corrente que chega nele. Quanto mais perto do valor escrito na etiqueta do carregador, melhor é o cabo.

As fotos abaixo demonstram o processo:

Screenshot_2014-12-18-20-54-52.png

Vale lembrar que este guia serve para smartphones, tablets, câmeras e qualquer outro gadget que dependa de baterias recarregáveis, ok?

OBS: atualmente todos os aparelho tem controle de corrente. Logo não há risco ao se escolher uma corrente (A ou mAh) maior que a sugerida para este. Já para os volts ou tensão (V) é melhor escolher sempre igual a do aparelho.

Curtiu nossas dicas a respeito de como escolher o melhor carregador para seu smartphone? Escreva nos comentários a sua opinião.

13 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Eu uso um Carregador de Moto G(500mAh) para carregar meu Moto X e meu Lumia 830 e no meu carro tenho um carregador nokia original de 550mAh. Considero suficiente para carregar e não estragar a bateria rapidamente.

  • Cara, muito obrigado pelo seu post. Com ele eu consegui achar um caminho pra comprar cabos USB que me garantam a velocidade máxima do meu carregador. Informação que as fabricantes não divulgam para faturar com a venda do carregador inteiro.

  • Olá…
    Achei bem bacana essa matéria… Parabéns!
    Me tira uma dúvida, por gentileza.
    Se eu comprar um carregador q tenha 3A ou 4A ele vai carregar meu celular mais rápido que um 2A? Ou vai carregar igual? Meu celular é um Galaxy S4.
    Outra coisa… Q marcas paralelas são boas?
    Esse carregador da Kingo é legal?

    Obrigada!

    • Quanto maior a corrente ,mais rápido o carregamento, porém temos que usar a bitola dos cabos ideais ,que permita está transferência de corrente elétrica para a bateria do teu aparelho.

      Quanto maior for a resistência do fio menor corrente passa por ele. Note que o carregador vai aquecer muito, logo o cabo não é ideal. Deve ser trocado.

      • Errado. Maior resistência, menor corrente, VAI ESQUENTAR POUCO. ESQUENTAR É BOM SINAL, quer dizer que o cabo e o carregador estão conseguindo entregar bastante corrente. Agora sobreaquecimento a ponto de queimar a mão outra história, provavelmente devido a um curto ou a um carregador ruim.

    • Depende muito das limitações que cada aparelho tem. Se um determinado modelo limita-se em apenas 1A então não irá adiantar carrega-lo com 3A porque a duração será a mesma equivalente a 1A.

  • Não aguento mais essa invasão de lixo eletrônico no Brasil originado da China, e pior, tudo de péssima qualidade e literalmente descartáveis. Acredito que brasileiros deveriam dar mais valor ao cada vez mais difícil dinheiro que chega em nossas mãos de forma honesta, passem a valorizar mais e investir em algo que realmente valha a pena e dê resultados satisfatórios evitando a compra desses produtos descartáveis originados da China. O artigo foi muito bem expressado nessa questão, onde se deve olhar mais a autenticidade do produto do que meramente o que vem escrito.

  • Uma dica é que o cabo de qualidade é mais curto. Há uma diferença entre a energia disponibilizada e efetivamente entregue e a perda ocorre ao longo do cabo.

  • Susana ta certinho, pra ter certeza sobre as fontes (que a galera chama de carregador) está entregando o que tá mostrando na etiqueta impressa, use um dos apps sugeridos no post.
    Fique de olho no cabo também, tenha o hábito de comprar um reserva, de preferencia poder testar na hora, usando o app. Só compre se “entregar” a força que a sua fonte diz fornecer.
    Evite usar portas USB veiculares ou tomadas de veículos de terceiros, pois nem sempre esse acessório ou porta é seguro.
    Se precisar de uma carga extra, leve contigo os seus cabos e fonte e sempre plugue em uma tomada quando possível.
    Mais vale uma recarregada rápida de uns 20 ou 30 minutos quando possível, do que essa péssima mania de querer zerar a bateria.
    Pra quem fica fora e longe da tomada, considere a compra de um power bank de potencia adequada pelo menos de uns 5.000 mAh
    E nada de usar cabos velhos ou desgastados, cuidados com os conectores que devem estar limpos.

Receba Notícias por E-mail:

Quer receber notícias no seu e-mail?
Holler Box
Share via