Sites de criticas

Como escolher um filme baseado nos sites de crítica?

Avatar of amanda almeida
Rotten Tomatoes, IMBb ou Metracritic? Quais a diferenças entre os sites de crítica especializada? Vem com a gente, que vamos explicar tudo!

Ah porque tal filme abriu com tantos por cento no Rotten Tomatoes, mas está com outra nota IMDb, e nem saiu avaliação no Metacritic ainda… será que vale mesmo a pena ver esse filme, então? Como sabemos, sites de crítica especializada existem para nos dar um norte na hora de saber se vale ou não a pena conferir várias produções que são lançadas ao longo dos anos. Muitos inclusive escolhem assistir a filmes, apenas depois que começa a sair as notas nesses sites. Bem, no texto de hoje vamos ver como funciona os critérios de avaliação de cada um deles.

Entendendo sobre críticas

Mas antes vale aqui uma menção a uma postagem da Luisa Clasen do canal “Luly de Verdade”, Youtuber e Cineasta brasileira, que fez uma postagem em suas redes sociais, falando sobre a relevância as críticas das produções. Na postagem ela, de forma didática, explica a relevância da crítica especializada:

A crítica cinematográfica, por mais que relevante, está em um lugar de autoridade que nós mesmos demos a ela. A crítica só é importante porque é valorizada. Um dos hábitos que adotamos nos últimos anos é consumir a crítica antes do próprio filme, como forma de saber se o filme “vale a pena”. Ou ainda: assim que terminou de ver o filme, vai no mesmo instante procurar sobre o que os críticos disseram.

Luisa Clasen

Mas por que citar essa relevância? Na verdade quantos filmes que assistimos e adoramos, mas ainda sim quando vamos ver, no Rotten Tomatoes está com um “tomate podre” na avaliação? Ou está com nota abaixo de 6 no IMDB? E ainda sim, pensamos “mas como assim? Esse filme é incrível!” Aposto que passou vários filmes em sua mente que se encaixam aqui!

Cinema em tempos atuais. Reprodução: news. Cgtn
Cinema em tempos atuais. Reprodução: news.cgtn

A verdade é que como Luly explica: A avaliação especializada só tem todo esse valor, porque damos isso a eles. Quantas vezes já lemos uma critica, em que ele descreve o filme de uma forma que não tem nada a ver com a sua experiência com esse mesmo filme? A arte sem a critica continua a existir. E críticas é nada mais que opinião, e isso, cada um tem a sua; é ambígua e muito pessoal. Mesmo que um crítico profissional tenha estudado para entender detalhes técnicos do cinema, que passa alheio para quem não entende, sempre terá sua própria interpretação pessoal do filme em seus textos.

Então, o conselho é: veja o filme que tem vontade e planflete o filme que gosta — mesmo que ninguém mais goste dele. A crítica de um filme é ambígua. Não existe uma certa ou errada, e nada é definitivo. Mas, como disse: as críticas são relevantes porque damos importância para elas, então como escolher um filme baseado nos sites de crítica? Devo escolher pelo Rotten, pelo IMBD ou pelo Metacritic? Qual o melhor? Vamos tentar te ajudar com isso, vem com a gente!

Rotten Tomatoes

O Rotten Tomatoes é o site da crítica especializada. É sempre o primeiro a ser mencionado, e a base para o que esperar de determinado filme para os demais críticos do mundo. Exemplo mais recente é o quanto o público foi a loucura quando foram liberadas as críticas de No Way Home que “abriu” com 100% de aprovação. O Rotten funciona como um segunda plataforma de divulgação dos críticos profissionais de suas opiniões sobre os filmes.

Rotten tomatoes. Por amanda almeida
Rotten Tomatoes. Por Amanda Almeida

Diferente das duas outras plataformas que vamos citar aqui, o Rotten tem seus critérios de avaliação dividido entre duas “classes”: os profissionais – dos grandes sites e jornais, e do público geral. Então muitas vezes podemos ver um filme com um tomate podre por parte dos profissionais, mas com mais de 60% na avaliação popular.

O Rotten Tomatoes calcula o Tomatometer de um filme ou série de TV com base nas centenas de críticas de mídias especializadas, como sites, portais e jornais, cadastradas em seu banco de dados. A nota é exibido como uma porcentagem de 0 a 100%, sendo exemplificado com os característicos “tomates” que dão nome ao site.

Quando pelo menos 60% das críticas são positivas, o filme recebe o status de “tomate fresco” (ou Fresh, em inglês), e um ícone de tomate vermelho é exibido na página do título com destaque. Se menos de 60% das críticas forem positivas, o filme recebe o status de “tomate podre” (Rotten, em inglês), e recebe um ícone verde de “mancha”.

Rotten tomatoes - selo de qualidade
Printscreen Rotten Tomatoes – Zootopia. Foto: Reprodução

O Selo de Qualidade é também exibido em alguns filmes e existem alguns requisitos para que eles apareçam:

  • Uma pontuação consistente do Tomatometer de 75% ou mais;
  • Pelo menos cinco comentários de Top Critics (são as avaliações dos críticos mais importantes para o Rotten);
  • Filmes em larga escala devem ter um mínimo de 80 resenhas. Isso também se aplica a filmes que vão de lançamento limitado a amplo;
  • Filmes em lançamento limitado devem ter um mínimo de 40 avaliações;
  • Apenas temporadas individuais de um programa de TV são elegíveis e cada uma deve ter um mínimo de 20 avaliações (as avaliações das séries são por temporadas, e não o programa como um todo).

O próprio site do Rotten também avisa que apesar dessas serem características minimas para um selo de qualidade, não significa que todo o filme que preenche esses requisitos ganharão o selo.

A pontuação popular é outro meio de avaliação, indicada por um balde de pipoca, representa a porcentagem de usuários que avaliaram um filme ou programa de TV positivamente. Quando pelo menos 60% dos usuários atribuem a um filme ou programa de TV uma classificação por estrelas de 3,5 ou mais, um balde de pipoca cheio é exibido para indicar seu status Fresco. Quando menos de 60% dos usuários dão a um filme ou programa de TV uma classificação de estrelas de 3,5 ou mais, um balde de pipoca tombado é exibido para indicar seu status de podre. Para fazer uma avaliação popular, é preciso apenas estar cadastrado no Rotten Tomatoes.

O site disponibiliza listas com as melhores avaliações, e também classificadas por gênero e streaming. Na página inicial está recheado de indicações, os filmes mais populares, os piores avaliados, os filmes e séries mais aguardadas, as produções mais vistas dos streamings, então, é só entrar lá e se banquetear com todas as opções, e como as críticas são disponibilizadas para você ler, tem acesso a opinião de milhares de pessoas e de críticos especializados para saber o que fez e faz com que o filme ou série seja tão bem avaliada.

Site de critica - rotten tomatoes
Printscreen da lista dos 100 filmes mais bem avaliados do Rotten Tomatoes. Foto: Reprodução

IMDb

Diferente do Rotten Tomatoes que contém avaliações mais especializadas, e menos detalhes técnicos, o IMDb (Internet Movie Database) é sem dúvida o que mais carrega informações técnicas (atores, produtores, diretores, distribuidora, roteiristas, etc) dos filmes e séries. Além de também ser muito mais popular nas formas de avaliações públicas. Além de reunir informações sobre artistas e produções, o site também permite que usuários criem listas e avaliem seus filmes favoritos.

Printscreen - notas de avaliação pública do imdb
Nnotas de avaliação pública do IMDb. Reprodução: IMDb

Seu uso principal é encontrar informações detalhadas sobre qualquer ator, produtor ou conteúdo. Puxe um filme e você verá uma sinopse, trailers, fotos, uma lista de elenco, curiosidades e muito mais. O que torna o IMDb tão útil é a sua referência cruzada. Quando você abre a página para um ator, você verá seus papéis mais conhecidos.

Assim, o IMDb é ótimo para aqueles momentos em que você está a fim de ver, por exemplo, todos os filmes de um único diretor, ou todos os programas que um ator específico participa já que lá é muito mais prático de achar as informações. Qualquer usuário registrado no Internet Movie Database pode avaliar um filmes, séries, documentários, e diversos outros tipos de produções audiovisuais em uma escala de 1 a 10, representada por estrelas.

Site de critica - imdb
Lista com os 250 melhores filmes do IMDb. Foto: Reprodução

Eles podem editar suas notas quantas vezes quiserem, mas a crítica é única para cada perfil, ou seja, ao editar uma nota, a antiga é sobrescrita. A “nota IMDb” exibida na página é calculada com base em todas as avaliações de todos os usuários.

No IMDb é muito mais fácil você conseguir se cadastrar e criar suas próprias listas de filmes que quer assistir, os mais aguardados e outros, assim como também é muito facil encontrar milhares de listas diferentes de todos os tipos feitas por outros usuários. O diferencial é que lá, você também pode marcar os filmes que já assistiu, nessa lista, então fica bem fácil de se organizar.

Metacritic

As notas do Metacritic são chamadas de Metascore, e são única e exclusivamente para críticas especializadas. Mais semelhante ao Rotten Tomatoes. Porém aqui o que diferencia, é que ele abraça mais vertentes do entretenimento como Jogos, Livros e Músicas e que também o peso da nota não é polarizado.

Sites de critica - metacritic
Avaliação do filme Zootopia. Reprodução: Metacritic

Ela é uma nota única para cada título, classificada em uma escala de 0 a 100 e também organizada em cores: vermelho para notas baixas, amarelo para notas medianas, e verde para avaliações positivas. As faixas de notas nas quais cada cor se encaixam possuem uma classificação pré-determinada para jogos e outra para músicas, séries e filmes.

O site compila a opinião de diversos críticos considerando o nível de reputação e experiência de cada um, podendo colocar mais peso em algum do que o outro, o falecido Roger Ebert por exemplo era o crítico com o maior peso do site. Além disso, eles disponibilizam os textos de cada um, representando o porquê da nota. Também são adaptados os formatos de cada crítico, transformando notas de A a F, de 0 a 5, de 0 a 4 ou qualquer seja o formato de pontuação do crítico.

Reprodução: metacritc
Reprodução: Metacritc

Diferente dos outros dois sites aqui citados, o Metacritic não tem como objetivo te dizer se o filme é bom ou não; a ideia é medir com precisão o quanto algo é aclamado pela crítica e o porque disso. Já que não apenas te dá a nota, mas também justifica ela. Assim como os outros dois, o Meta também tem suas próprias listas com os melhores do ano, os melhores avaliados do site, por streaming, ou gênero. Então só dar uma olhada no site deles e escolher sua lista favorita.

Qual o melhor site de critica?

Cada um dos sites tem suas próprias formas de avaliação. Rotten Tomatoes ainda é o favorito da crítica, mesmo que o Metacritic faça mais ou menos o mesmo trabalho. O IMDb é mais popular, com certeza, mas tem um sistema de avaliação apenas nas opiniões populares, então pode não ser indicado se você procura por um site que tenha opiniões mais profissional.

Então entre o Rotten Tomatoes e o Metacritic, eu indicaria o Metacritic (site que essa própria autora usa para escolher os filmes mais bem avaliados), pois acho o sistema mais justo. Não é apenas bom ou ruim, mas existe o caminho e a justificativa do porque da nota, o que ao meu ver é o que realmente importa, não a nota final, mas o porque do critico ter dado tal nota para o filme.

Veja também

Mas ainda reforço que a crítica é só um parâmetro, e que em nada influência na vivência do filme para cada expectador. Não deixe de conferir também nossas indicações de melhores filmes, muitos contando com as avaliações dos sites que citamos aqui!

Fontes: Rotten Tomatoes | MUO | FreeCodeCamp

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados