Agora que você já tem acesso ao WordPress e se familiarizou com a interface da área de edição, é hora de começar a escrever suas matérias. Depois de escolher o card com a coordenação, é hora de começar a definir as palavras-chaves.

Palavras-chaves

Tudo começa com a escolha das palavras (ou conjunto de palavras) que representam o seu texto. Elas são especiais, exclusivas do seu texto (não podem ser genéricas) e devem ser usadas em áreas como o título, resumo, link (slug) e primeiro parágrafo do seu texto. Veja abaixo como a palavra-chave vai ser encontrada no texto:

Como escrever uma matéria. Agora que você já tem acesso ao wordpress e se familiarizou com a interface da área de edição, é hora de começar a escrever suas matérias. Depois de escolher o card com a coordenação, é hora de começar a definir as palavras-chaves.
A palavra-chave principal vai se repetir ao longo de todo o texto

E por que o uso das palavras-chave? Porque são elas que vão indicar para o mecanismo de busca — como o Google ou o Bing — qual é o assunto que está sendo tratado na matéria. Os mecanismos de busca identificam os termos que se repetem em pontos chave da matéria para poder rankear nos resultados de pesquisa — e as boas práticas de SEO vão garantir que as matérias ganhem relevância nos mecanismos de busca.

Como escolher as palavras-chaves

A palavras-chaves são termos (que podem ser uma palavra apenas ou um conjunto de palavras) que representam o conteúdo do seu texto. Pense assim: “se meu texto tivesse que ser resumido em 1, 2 ou 3 termos, quais seriam?” Para escolher a melhor palavra-chave para o seu conteúdo, é preciso fazer a seguinte avaliação:

  • Sobre o que estou falando: a palavra chave precisa refletir o conteúdo que está sendo publicado, e precisa ser o mais específica possível.
  • Como as pessoas vão procurar pelo meu conteúdo: você pode escrever um conteúdo muito completo e de boa qualidade, mas precisa pensar quais são os termos que as pessoas vão procurar no Google. Se coloque no lugar do usuário: se eu fosse procurar por este tema que estou escrevendo, qual seria a pergunta que faria para o Google?

Feita esta avaliação, você já pode começar a pensar em palavras-chaves que se adequam ao seu texto. O Rank Math aceita até 5 palavras chave, sendo a primeira a principal — a que de fato mais traduz o que o seu texto está tratando. Feito isso, como avaliar as palavras chaves?

Palavras-chaves de cauda longa

Quando pensamos em palavras-chave, logo vem à cabeça termos genéricos. Entretanto, termos genéricos — normalmente compostos apenas pelo nome de um produto, ou de uma marca, e comumente compostos de apenas uma palavra — são muito comuns e muito competitivas. Mas como assim, competitivas?

Vamos usar um exemplo: estamos criando uma lista com dicas para usar melhor o iPhone 12. Uma palavra-chave possível seria “Apple” — afinal, é a marca que desenvolve e fabrica os iPhones. Entretanto ela é muito genérica, pois pode se referir a uma série de coisas diferentes:

  • Se eu estiver falando sobre dicas para o iPhone 11, “dicas” não é uma boa escolha (posso estar falando sobre dicas para qualquer coisa”; “iPhone” não é uma boa escolha — posso estar falando sobre qualquer assunto relacionado a qualquer modelo de iPhone; “iPhone 11” é um pouco mais específica, mas de novo, posso estar falando sobre qualquer assunto relacionado ao iPhone 11. Então a palavra chave “dicas para o iPhone 11” é a mais certeira, a que melhor reflete o conteúdo sendo publicado, e que terá menos competição

Exemplo: Título: Como escolher o melhor Galaxy S10 da Samsung para você / Palavra-chave:Galaxy S10. É boa prática utilizar além da palavra-chave principal, variações dela durante o conteúdo e em subtítulos H2, H3, H4. Leia o conteúdo a seguir para entender sobre LSI Keywords.

O autor deve começar seu pedido pela escolha da palavra-chave.

Palavra chave é a palavra (ou conjunto de palavras) que representa o seu texto. Pense em “se meu texto tivesse que ser resumido em 1, 2 ou 3 palavras, qual seria?”

Testar possíveis palavras:

Mas não tem achismo. Dá para pensar em opções e conferir quanta gente busca por elas em ferramentas como a https://app.neilpatel.com/br/ubersuggest/

Se você identificar que mais de uma opção é relevante, use até 5 no RankMath, lembrando de repeti-las ao longo do seu texto, tá?

Dica: para conjunto de palavras, pesquise no Google por elas e escolha conforme (1) o melhor resultado que o Google sugere (2) a palavra ou conjunto de palavras que se encaixe melhor nos seus parágrafos.

Onde inserir no Texto:

A palavra chave escolhida precisa estar obrigatoriamente em: título, link, resumo, primeiro parágrafo, dentro das imagens do texto, em algum subtítulo e ao longo do texto. A regra é repetir, mas sem deixar o texto feio, tá?

O QUE NÃO PODE:

Não vale enganar usando palavras genéricas como “Game”, “Samsung”, “smartphone”. A palavra tem que ser específica (não-genérica) para o texto. Itens genéricos são categorias, não keywords.

Exemplos de palavras-chave corretas:

“Games de setembro”
“Melhores smartphones”
“Galaxy S9”
“Dicas de WordPress”
“Infinity War”
“apps de notas”

E, na dúvida, peça ajuda no grupo, tá?