Conecte-se conosco
Facebook1 - Como o Facebook descobre quem você conhece fora da rede

Redes Sociais

Como o Facebook descobre quem você conhece fora da rede

Entenda como a plataforma consegue suas informações e cria um “perfil-sombra” com dados obtidos de forma indireta

Uma advogada troca um e-mail de trabalho com um promotor público. Alguns dias depois ele surge em sua página do Facebook como “Pessoas que você talvez conheça”. O e-mail utilizado por ela não é o mesmo do Facebook, e a advogada presume que a rede está tendo acesso aos seus e-mails do trabalho. Essa é uma das situações bizarras que podem acontecer com a ferramenta da plataforma, e ela é apenas uma de muitas. Afinal, como o Facebook trabalha para formar a lista de recomendações de amigos?

Um perfil oculto

Isso resulta em uma escala de operação muito mais ampla do que muitas pessoas podem pensar. O que acontece de verdade é que o Facebook não possui apenas as informações que você passa diretamente para ele, porque além do seu perfil normal na rede social, ainda existe um perfil secreto, chamando de “perfil-sombra”.

Esses “perfis-sombra” são montados através de informações que são compartilhadas com a rede tanto de forma privada quanto pública. Por exemplo, se um usuário compartilha com o Facebook sua lista de contatos do smartphone, só ali ele terá acesso a vários tipos de informações como e-mails, fotos, números de telefone, entre outros. Ou seja, informações que você nunca passou de forma direta.

ssss - Como o Facebook descobre quem você conhece fora da rede

Isso já acontece há alguns anos, mas poucas pessoas acabam tendo noção ou conhecimento do fato. No caso da advogada o Facebook não estava tendo acesso aos e-mails dela, mas mesmo que ela não tenha dado o e-mail do trabalho diretamente, o que pode ter acontecido é que um dos seus conhecidos que tenha ela na lista de contatos e o e-mail gravado nas informações pode ter compartilhado essas informações com a rede, assim como o promotor, e a plataforma apenas fez o cruzamento dessas informações.

Conhecimento é poder?

Embora pareça algo inofensivo, a ideia da rede social ter tanto conhecimento sobre seus usuários pode ser no mínimo inquietante para alguns. Basta imaginar todas as possíveis informações que são associadas com contatos de um smartphone e a quantidade de dados que esse aparelho carrega sobre tantas pessoas, mesmo sendo amigos de longa data ou apenas conhecidos.

qqqqq 720x349 - Como o Facebook descobre quem você conhece fora da rede

Esse acúmulo de dados dos contatos de várias pessoas significa que o Facebook provavelmente sabe todos os endereços que alguém já morou, todos os endereços de e-mail que já usou, todos os números de celulares, todos os apelidos, perfis de outras redes sociais ligadas essa pessoa, contas de aplicativos de mensagens instantâneas e coisas do tipo.

Matt Steinfeld, representante do Facebook, afirmou que:

“As sugestões de ‘Pessoas que você talvez conheça’ são baseadas nas informações que recebemos das pessoas e de seus amigos. As vezes isso significa que um amigo ou alguém que você conhece pode ter compartilhado informações de contatos, como endereço de e-mail e número de telefone, que nós associamos com você. Esse e outros sinais nos ajudam a ter certeza de que as pessoas que vamos sugerir são as que você ou já conhece ou que deseja que se torne um amigo no Facebook”

Baixando a sua ficha

Hoje em dia já é possível baixar os seus dados do Facebook seguindo 3 passos simples:

  1. Vá no símbolo do triângulo invertido no canto superior direito da sua página do Facebook e clique em “Configurações
  2. Em seguida seleciona a opção “Baixar uma cópia de seus dados do Facebook” que estará embaixo das Configurações Gerais da Conta.
  3. E por último clique em “Abrir meu arquivo“.

Ainda que o arquivo contenha inúmeras informações, ainda não terá as de contatos próximos, então não há como o usuário ter controle total do que o Facebook conhece e sabe, já que para seu algoritmo ele utiliza não apenas os dados passados de forma direta mas também os de forma indireta, que foi o que aconteceu com a advogada.

Em resumo, o perfil que é baixado é o perfil comum, e não o perfil-sombra.

Continue lendo
Advertisement

Apaixonada por tecnologia e amante em tempo integral de livros, séries e filmes. Biomédica por formação, aquariana por natureza e vanguardista por escolha.

Comentários
Subir