Pessoas fazendo backup do whatsapp

Como fazer backup do WhatsApp no Google Drive

Avatar of alessandro feitosa jr. Avatar of victor pacheco
Uma função nativa permite que você faça o backup do WhatsApp e o arquivo pode ser salvo em seu smartphone ou no Google Drive, em menos de cinco minutos.

Para possíveis emergências, é muito importante que você tenha um backup do WhatsApp para que as conversas e informações importantes com amigos e até mesmo do trabalho não sejam perdidas. E além de permitir que uma cópia local seja feita em seu smartphone, também é possível usar o Google Drive para deixar tudo salvo na nuvem e em total segurança.

Desenvolvemos este tutorial especial para que você saiba como fazer backup do WhatsApp no Android de forma simplificada e em poucos minutos. Todas as capturas de tela nesta matéria foram feitas com a versão 2.22.78 do WhatsApp para Android. Boa leitura!

Backup do WhatsApp no smartphone

Automaticamente, uma cópia de todas as mensagens, fotos, vídeos e demais arquivos é feita às 02h no WhatsApp para Android. Mas o passo a passo para fazer este processo de forma manual é bastante tranquilo.

Passo 1: na tela inicial do aplicativo, onde ficam todas as conversas, clique nos três pontos para um menu suspenso ser exibido. Agora, selecione as Configurações.

Primeiro passo para ativação de backup no whatsapp
Primeiro, vamos acessar as configurações do WhatsApp para Android (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 2: selecione a opção Conversas e logo em seguida clique em Backup de conversas. Uma nova tela será exibida para vocês com as opções de Backup do WhatsApp.

Primeiro passo para ativação de backup no whatsapp
Mensageiro verde possui opção nativa de criação de backup (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 3: no topo da tela, serão exibidas informações sobre a última cópia de segurança salva no armazenamento interno do smartphone, como data e tamanho. Para que uma versão mais recente seja feita, basta clicar no botão Fazer Backup.

Tela explicativa sobre como fazer backup do whatsapp para android
Basta apertar o botão e esperar que o backup seja finalizado (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O tempo para este processo irá variar de acordo com a quantidade de mensagens e arquivos que você tem salvo no aplicativo do WhatsApp. Uma forma de diminuir este tempo é fazer uma boa limpeza e deixar apenas o necessário na cópia de segurança que será feita.

Para conseguir fazer a restauração no caso de uma desinstalação ou problema que tenha “quebrado” seu app, basta refazer o processo de cadastro da conta e, quando a confirmação de identidade for concluída, uma procura no armazenamento de seu smartphone será realizada, com a restauração começando logo em seguida.

Backup do whatsapp para android salvo no armazenamento externo
Cópia de arquivos pode ser movida para cartão de memória externo (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

O WhatsApp também informa em sua página de suporte que é possível transferir este backup local para outro smartphone ao fazer a cópia do arquivo criado para um cartão SD. Para isso, basta acessar o explorador de arquivos e seguir o caminho: Android > WhatsApp > Databases, copiar o arquivo mais recente e depois colá-lo no armazenamento interno na pasta Databases do novo smartphone. É importante lembrar que esta opção de criação de backup do WhatsApp será feita apenas em seu smartphone e no caso de algum problema que inative o aparelho, tudo será perdido. Mas há uma forma de fugir disso.

Backup do WhatsApp no Google Drive

Apesar de não ser visível em sua conta do Google, o WhatsApp permite que o backup criado no smartphone seja enviado para o Drive e, dessa forma, você possa ter acesso às mensagens e arquivos que estavam salvos em outro smartphone. Para isso, é importante que a funcionalidade esteja ativada em seu app.

Passo 1: na tela inicial do WhatsApp, clique nos três pontos localizados no canto superior direito e depois em Configurações.

Processo de backup no google drive do whatsapp
Backup do Google Drive de mensagens do WhatsApp pode ser feito em menos de cinco minutos (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 2: selecione a opção Conversas e depois Backup de conversas. O passo a passo aqui é o mesmo de quando criamos o backup local.

Primeiro passo para ativação de backup no whatsapp
Mensageiro verde possui opção nativa de criação de backup (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 3: na nova tela, clique em Fazer backup no Google Drive para mudar a periodicidade que o backup será enviado para sua conta. Antes disso, será necessário cadastrar uma conta onde tudo será salvo. Você pode usar a mesma conta que usa no dia a dia, mas caso queira fazer a mudança, ou cadastro, basta clicar na opção “Conta do Google“.

Processo de backup no google drive do whatsapp
Basta marcar a conta em que o backup do Google Drive será salvo (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

É possível selecionar se o envio dos arquivos será feito via dados móveis ou por uma rede Wi-Fi, assim como você pode marcar se os vídeos também serão salvos em sua conta. Um detalhe importante: o WhatsApp exige que backups sejam realizados a cada cinco meses para que o último envio não seja apagado. Por isso é importante que você sempre faça envios regulares para caso ocorra uma emergência, não perca o acesso às conversas e arquivos que recebeu e enviou recentemente.

Envio de backup do whatsapp para o google drive
Você também pode escolher se o backup será feito via Wi-Fi ou dados móveis (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

No momento de restauração, basta fazer login com a conta do Google em que o backup do WhatsApp foi salvo e uma procura automática será realizada pelo aplicativo após a confirmação de segurança. Viu como é simples?

Protegendo o backup

Agora que você já sabe como fazer o backup e a restauração de forma completa, é importante manter isso seguro. Ao ativar a criptografia de ponta a ponta, o Google e o WhatsApp não terão acesso aos arquivos. Sempre que for acessar a cópia de segurança, será necessário digitar a senha criada no ato de cadastro. Saiba como fazer isso agora mesmo.

Passo 1: na tela inicial do WhatsApp para Android, clique nos três pontos e depois acesse as Configurações. Agora clique em Conversas.

Primeiro passo para ativação de backup do whatsapp
Vamos voltar à tela de Configurações do WhatsApp no Android (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 2: selecione a opção Backup de conversas e em seguida clique em Backup criptografado de ponta a ponta. Selecione a opção ATIVAR para seguirmos para o próximo passo.

Ativação de criptografia de ponta a ponta do backup do whatsapp para android
Criptografia de ponta a ponta pode ser ativada em menos de cinco minutos (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 3: serão exibidas duas opções nesta etapa. Você pode optar por criar uma combinação com no mínimo seis dígitos ou por uma chave encriptada com 64 dígitos. Para este tutorial, vamos escolher a combinação com menos caracteres.

Ativação de criptografia de ponta a ponta no backup do whatsapp
Criação de senha será solicitada para que você ative etapa de segurança (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Passo 4: Após escolher sua combinação com no mínimo seis dígitos, clique em Avançar. É importante que a senha tenha, ao menos, uma letra. Confirme a senha na próxima tela e em seguida basta clicar em Criar para que o processo seja finalizado em segundo plano.

Ativação de criptografia de ponta a ponta no backup do whatsapp
Seu backup do WhatsApp estará ativado logo em seguida (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Esta é uma alternativa interessante para quem tem informações pessoais nas conversas do WhatsApp ou vídeos que não podem ser acessados por todas as pessoas. Até porque, através do acesso ao seu smartphone, o backup do WhatsApp salvo no armazenamento pode ser facilmente copiado para um cartão SD e acessado em outro smartphone.

Ativação de criptografia de ponta a ponta no backup do whatsapp
Basta esperar que o processo seja finalizado (Captura de tela: Victor Pacheco/Showmetech)

Quem pode acessar o backup?

O Google e o WhatsApp ressaltam que o arquivo de backup é criptografado e só pode ser lido pelo próprio aplicativo de mensagens. É claro que sim, é possível acessar isso por meio do explorador de arquivos, mas a leitura só poderá ser feita pelo mensageiro verde.

Pessoa segurando celular rodando whatsapp para android
WhatsApp garante que arquivo de backup pode ser lido apenas pelo app de mensagens (Foto: Reprodução/Internet)

Com isso em mente, não há com o que se preocupar com a segurança de suas mensagens e demais arquivos, pois tudo será criptografado. De todas as formas, vale a pena manter a proteção por biometria e demais ações de segurança de seu WhatsApp para não ter surpresas que possam ocasionar problemas.

Conseguiu fazer o backup do seu WhatsApp? Tem alguma dúvida sobre o processo? Diga para gente nos comentários!

Veja também:

Saiba como transferir conversas do WhatsApp para o Android

Fontes: Android Authority l WhatsApp (1, 2 e 3)

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
28
Shares

Comentários estão fechados.

Posts Relacionados