Como fazer o debranding do Motorola Milestone 2 e transformá-lo em Retail

motorola milestone 2
Anúncio
Como fazer o debranding do Motorola Milestone 2 e transformá-lo em Retail

Como fazer o debranding do Motorola Milestone 2 e transformá-lo em Retail

 

O Blog do Android publicou um interessante tutorial detalhado de como fazer seu Motorola Milestone 2, comprado na TIM, VIVO, CLARO ou OI se tornar um Milestone 2 RETAIL, igual aos comprados em lojas que não são de operadoras.

A vantagem do debranding, como é chamado este tipo de operação, é que você não precisará mais esperar que a sua operadora libere uma atualização nova para seu aparelho. Basta que o fabricante a libere, o que sempre ocorre primeiro.

 

O tutorial começa a seguir:

 

AVISO: ESTE PROCEDIMENTO PODE ANULAR SUA GARANTIA. FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!!!

AVISO2: Como ninguém disponibilizou ainda o firmware original do Android 2.2 das operadoras, depois que você instalar o Retail, não tem como voltar para o original da sua operadora. Não recomendamos para quem ainda tem garantia.

PASSO 1 – Carregue 100% da bateria do seu celular.

PASSO 2 – Faça backup de tudo que você tiver no aparelho. Tudo poderá ser apagado, menos o cartão SD. Você pode usar o File expert para salvar os apps. Se seu aparelho tiver ROOT, você pode usar o MyBackup Root, que salva além do Apps, os dados dos mesmos, como progresso em um jogo, e configurações.

PASSO 2.5 – Faça factory reset do celular, apagando tudo. Isso evitar problemas de incompatibilidade após a instalação. Menu > Configurações > Privacidadereset de fábrica.

PASSO 3 – Baixe  e instale os drivers USB da Motorola.

PASSO 4 – Baixe o Android 2.2 Retail do Milestone 2 (sem marca, debranded). Extraia (descompacte) o arquivo do firmware que você baixou. Copie o arquivo .sbf para o local onde o RSDLite foi instalado (algo com isso c:\Program files\Motorola\RSDLite)

PASSO 5 – Baixe e instale o RSDLite 4.9 (versões mais antigas podem não funcionar) e reinicie o PC

PASSO 6 – Inicie o RSDLite e selecione o arquivo .sbf do firmware que você acabou de descompactar e mover. Algumas informações irão aparecer no lado direito da tela.

PASSO 7 – Agora conecte o cabo USB no PC e no celular. O Windows deverá reconhecer e instalar os drivers. Pode demorar um pouco. Assim que terminar a instalação, o RSDLite deve reconhecer o seu celular. SE O PROGRAMA NÃO RECONHECER SEU APARELHO: Ative a função debbuging no aparelho, assim como o modo Motorola Phone Portal. Menu > Configurações >Aplicativos-> Desenvolvimento e ative o USB Debugging.

PASSO 8 – Com o celular reconhecido pelo programa, aperte Start . Agora relaxe e espere. O aparelho ira reiniciar várias vezes. O RSDLite pode pedir para ligar o aparelho manualmente. NÃO FAÇA ISSO.  Espere até aprece 100% e “Finished and PASS” e o seu aparelho tenha terminado de dar o boot completamente.

PASSO  9 – Tudo pronto! Celular com fimware limpo da Motorola. Como a versão do firmware que usamos é do tipo SERVICE, os dados do celular não são apagados, ISTO É RUIM, pois pode dar conflitos no sistema. O melhor é fazer um factory reset novamente, para garantir que tudo esteja limpo. Menu > Configurações > Privacidadereset de fábrica.

Se quiser fazer o factory reset sem iniciar o Android, ou se tiver que fazer por que o Android não esta iniciando devido a algum bug: Ligue o celular segurando a tecla “X”.
– Ao aparecer o triângulo, solte a tecla “X” e aperte a tecla “@”  e um menu deve aparecer. Selecione a opção Wipe date/factory reset usando as teclas de volume, e selecione com a tecla da câmera.

Por favor, quem fizer o debranding, comente abaixo as mudanças, melhorias, etc. Valeu!

 

Fonte: and-developers via Blog do Android.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

6 Comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Bruno,

    Fiz todo o procedimento e deu certo: o meu Milestone 2 ficou Retail; porém, ele continua pedindo um código PIN de desbloqueio de rede (que não é o meu PIN…já testei). Pesquisei na net e esse código é o de desbloqueio.

    Ou seja, não consegui desbloquear o celular.

    Obrigado.

  • Opa, Acabei de fazer o procedimento, meu telefone estava com o firmware da TIM, uma porcaria, cheio de icones e tal, coloquei o firmware que você disponibilizou, fiz todos os passos e deu tudo certo, inclusive saiu nova versao do RSD mas eu utilizei a que você falou, tudo perfeito!

    Telefone ficou levemente mais rapido.

    Abraço

  • Fiz o procedimento no meu e agora não consigo mais utilizar o meu aparelho. Já tentei fazendo o full wipe, já pesquisei diversos meios na net e nada.

    Quando ele liga, aparecer um círculo vermelho no lugar do indicador de sinal.

    O Curioso é que mesmo assim ele entra na internet.

  • eu reinstalei a versão retail froyo 2.2 no meu milestone 2, pois a versão 2.2 da Vivo veio com um bug no meu que fazia a conexão cair a td instante qd tinha mto tráfego de dados (a traseira onde fica o modem esquenta bastante), pois tenho plano de dados. E com essa versão retail, junto com o APN BRASIL, resolveu o problema.

  • Um outro problema que ocorreu logo depois, foi com câmera. Depois do debranding, a câmera ajustava o foco e no momento de tirar a foto, ele desfocava e as imagens saíam embaçadas. Dei um reset e a partir daí, tudo voltou ao normal. Só reclamo um pouco o excesso de consumo da bateria, que tenho de recarregar toda noite. Quando irá sair a versão 2.3 para o Milestone 2? 

Assine nossa Newsletter