Como funciona o MagSafe que chega no iPhone 12

Como funciona o MagSafe que chega com o iPhone 12
O MagSafe é um encaixe de imãs na parte traseira do iPhone 12 que permite maior aproveitamento com carregamento sem fio e abre possibilidade de novos acessórios

A primeira coisa que chamou a atenção dos internautas com o anúncio do iPhone 12 foi a falta do carregador incluso. De memes a reclamações mais sérias, a comunidade virtual já estava próxima de boicotar a Apple — e, mesmo com o anúncio do MagSafe, carregador sem fio, talvez ainda esteja. A boa notícia que surge dessa confusão toda é que esse carregador, vendido separadamente como acessório, não é exatamente novo, mas sim uma versão aprimorada do dispositivo de mesmo nome que serviu para recarregar a bateria dos MacBook até meados de 2015. Mas o que é, de fato, essa pecinha de tecnologia e para que ela serve?

O que é o MagSafe?

Carregadores originais do MacBook Pro chamados de MagSafe, mesmo nome do conjunto novo de imãs do iPhone 12
Os carregadores MagSafe para MacBook Pro se limitavam a carregar a bateria

É difícil definir exatamente o que é esse sistema de ímãs que se encontra na parte traseira do iPhone 12. Você pode chamá-lo de encaixe, de conjunto de ímãs e de várias outras coisas, mas nenhuma delas vai ser suficiente para descrever todas as possibilidades que ele abre. No MacBook Pro, o MagSafe se limitava a ser exclusivamente um carregador magnético, que encaixava e desencaixava do computador com facilidade, impedindo quedas e outros acidentes ocasionados por esbarrar no fio.

What MagSafe on the iPhone 12 is, how it works, and what can it do |  AppleInsider
MagSafe no iPhone 12 permite acoplar acessórios e carregador sem fio na posição exata

Agora, a nova roupagem do MagSafe não é apenas um carregador. Por meio dos ímãs já mencionados, o usuário pode adicionar outras coisas ao smartphone — algo que a Apple chamou de ecossistema de acessórios. O exemplo mais objetivo dessa multiplicidade é um porta cartões de couro ou silicone, que pode ser acoplado na parte traseira do celular e que facilita bastante a vida de quem os usa constantemente.

Como o MagSafe funciona no iPhone 12?

Acessórios possíveis com o MagSafe, conjunto de imãs para o iPhone 12
Alguns exemplos de acessórios que são possíveis com o MagSafe, como capinha, porta cartão e carregador

A resposta é simples: usando um círculo magnético de ímãs, o MagSafe permite que acessórios grudem na parte de trás do smartphone. Uso o verbo grudar porque, ao posicionar esses acessórios, o usuário ouvirá aquele delicioso som de “click” tão comum aos ímãs e que proporciona quase um alívio na mente.

O carregador sem fio, aliado a esse encaixe, elimina um problema recorrente em outros celulares usam o carregamento por indução: o mau posicionamento do aparelho em relação à superfície do carregador. Em outros telefones, um mísero centímetro fora da área designada pode acarretar num menor recebimento de energia e, portanto, numa recarga lenta e demorada. O MagSafe resolve esse problema ao atrair diretamente o acessório para a posição exata no iPhone.

A energia distribuída pelo carregador é de 15 watts, o que deve ser o suficiente, considerando que se trata de um aparelho sem fio. Dito isso, é importante lembrar que o MagSafe chegou para substituir o AirPower, cancelado pela Apple. E, interessante também, o produto chegará em duas versões: com uma área de recarga ou duas, caso o usuário queira recarregar ao mesmo tempo o iPhone 12 e o Apple Watch.

Até o presente momento, o preço estipulado pela Apple para a versão convencional, ou seja, com uma só área de recarga, é de 39 dólares — em conversão direta, R$219,68 no momento em que essa matéria foi escrita.

Quais os outros usos para o MagSafe?

Acessórios Belkin com MagSafe
Fabricantes de dispositivos como a Belkin também vão lançar acessórios com o MagSafe

Como mencionado anteriormente, será possível conectar outros acessórios ao iPhone 12, como capinhas, porta cartões e o que mais a criatividade humana conseguir desenvolver. Por enquanto a Belkin, marca americana responsável por criar eletrônicos e dispositivos de conectividade, foi a primeira a anunciar uma linha de produtos compatíveis com o MagSafe. Dentre eles, estão um carregador com 3 áreas de recarga, um suporte diferenciado para acoplar o iPhone 12 no carro e um protetor de tela. De resto, basta esperar outros anúncios.

Vai existir um iPhone sem conexão com cabo?

Render de um possível iPhone sem cabo
Há um tempo existem renders do iPhone sem a conexão por cabo, mas ainda não foi dessa vez que a Apple aposentou a conexão Lightning

Quem acompanha e se interessa pelo mundo da tecnologia, especialmente no que diz respeito à Apple, já deve ter visto essa hipótese surgir por aí. Por enquanto, não é nada mais do que isso: uma hipótese, um sonho e um anseio. Retirar todos os fios de um dispositivo não é tarefa simples, principalmente num mundo tão díspar como esse. O desenvolvimento de tecnologias como o MagSafe é, sem dúvidas, um indicativo de que esse sonho não está tão distante quanto parece, mas, por enquanto, continua sendo um sonho.

Isso sem mencionar que um dispositivo desses muito provavelmente seria disponibilizado somente a uma pequena parcela da população, o que não seria exatamente rentável para a Apple, a depender da quantidade de dinheiro investido na pesquisa. Mas só saberemos mais sobre isso no futuro, feliz ou infelizmente.

E como o MagSafe é uma novidade lançada no iPhone 12, veja todas as novidades do smartphone no evento especial da Apple.

Fontes: Apple Insider | Indian Express

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter