Saiba como funciona o Mercado Pago

Saiba como funciona o Mercado Pago
O Mercado Pago se estabeleceu como uma das plataformas mais interessantes para compradores e vendedores, e aqui você descobre tudo sobre como usá-lo
Anúncio
Saiba como funciona o Mercado Pago

O Mercado Pago é uma plataforma digital desenvolvida pelo Mercado Livre para pagamentos online. Ele é bastante útil já que o usuário pode fazer compras em lojas parceiras do serviço, não só no Mercado Livre, e ainda usufruir de algumas facilidades como colocar crédito no celular ou recarregar o Bilhete Único. Além disso, é possível usar a plataforma como meio de recebimento de pagamentos, o que se torna muito útil aos pequenos empreendedores.

Como funciona o Mercado Pago

Digital Wallets: How to Offer Convenience Without Raising Risk - Feedzai
O Mercado Pago é uma carteira digital, que permite pagar suas contas e receber dinheiro sem a necessidade de uma conta bancária

Se você quer comprar ou vender coisas pela internet, é importante saber como esse tipo de plataforma funciona. Ao se cadastrar no site do Mercado Pago, você ganha acesso a uma variedade significativa de funções, criadas para facilitar a vida tanto do comprador quanto do vendedor ao centralizar a maioria dos processos necessários num só lugar, como relatórios, sistemas antifraude etc.

A carteira digital, por exemplo, permite que o usuário leve seu dinheiro e seus cartões no celular, por meio do aplicativo. Usando um QR Code também é possível comprar das lojas afiliadas só escaneando o código fornecido e escolhendo a forma de pagamento. Aos vendedores que não possuem loja online, também é ofertada a chance de gerar um link de pagamento, onde os clientes poderão pagar diretamente o valor da compra.

Dá para realizar pagamentos por meio do saldo da carteira, cartão de crédito, boleto bancário e por duas maneiras ao mesmo tempo. No caso, esse sistema funciona como todo sistema de saldo, onde o valor do produto é debitado da quantia guardada na carteira – caso não seja o suficiente, o usuário salda a diferença com outro método de pagamento. O que nos leva ao próximo tópico.

O que posso pagar pelo Mercado Pago?

  • Boletos, contas e tributos que estejam em seu nome, no de familiares e amigos, sejam eles os clássicos boletos de cobrança dos bancos mais famosos do Brasil, como Itaú, Bradesco e Banco do Brasil, contas de luz, água ou telefone e tributos públicos, como IPTU.
  • Pagamentos em estabelecimentos físicos usando QR Code
  • Compras em lojas parceiras, como o próprio Mercado Livre
  • Contas de celular das operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi
  • TV pré paga como SKY e ClaroTV
  • Recarga de celular e de bilhetes de transporte, como o bilhete único em São Paulo
  • Serviços digitais que englobam cartões de presente (Google Play, PSN, Blizzard, Level Up, Xbox, Office, RIOT, Spotify, Uber)

Como fazer pagamentos no Mercado Pago?

Essa é uma questão constante para quem acabou de se iniciar nessa vida digital, e, felizmente, a resposta é bem simples. Como você já deve ter percebido pelos parágrafos anteriores, o usuário tem as opções do cartão de crédito, boleto bancário à vista, do mesmo jeito que se faz para pagar as despesas básicas, como água, luz e telefone, ou ainda pelo saldo da carteira. Você pode inserir saldo e usá-lo quando quiser para compras ou para outros propósitos que se encontram na lista acima. Caso opte por uma compra parcelada, há um custo de parcelamento que precisa ser visto de acordo com a loja. 

Cartão de crédito

Screenshot da tela do mercado pago mostrando como selecionar o meio de pagamento
Basta selecionar o meio de pagamento como um dos cartões de crédito disponíveis da carteira digital.

De modo geral, é bem simples de se pagar as coisas pelo Mercado Pago, independente da forma escolhida para realizar a transação. Ao pagar uma conta, por exemplo, basta escanear o código do boleto ou digitá-lo manualmente e selecionar a forma de pagamento, que, no caso deste sub tópico, é o cartão de crédito cadastrado na plataforma. Ao efetuar uma compra numa loja parceira, dá para usar o cartão diretamente, também.

Boleto bancário à vista

O boleto atua como um intermediário entre quem vai receber e quem vai pagar, no sentido que, caso você compre algo numa loja parceira, você pode escolher emitir um boleto diretamente e pagá-lo à vista. Para pagá-lo, você pode, por sua vez, selecionar a opção do cartão de crédito, mencionada logo acima, ou do saldo, que aparecerá logo em seguida. O próprio canal do YouTube do Mercado Pago possui vários tutoriais rápidos e fáceis para ajudar o usuário com qualquer dificuldade, seja com boletos ou outras funções do aplicativo.

QR Code

Para pagar por meio do QR Code, o processo é similar ao dos boletos. Basta selecionar a opção ao abrir o aplicativo, escanear o código fornecido pela loja e, depois, escolher o método de pagamento. Bem fácil, né?

Adicionar saldo

Adicionar saldo à sua conta do Mercado Pago é bem útil, porque no momento da compra o seu pagamento será aprovado na hora e você não vai precisar esperar a validação do banco de dois dias úteis. Então, quando você achar que sua conta vai te deixar na mão, lembre-se do saldo da carteira digital.

Como receber pagamentos pelo Mercado Pago

Se há quem compra, há quem vende e vice-versa. Por ser uma ferramenta desenvolvida primariamente para micro e pequenos empreendedores, o Mercado Pago é bastante convidativo na área de recebimento de pagamentos. Tudo é feito para facilitar a vida de quem está por trás de um pequeno negócio e não tem como terceirizar essas operações. O primeiro passo é escolher como receber esse dinheiro, e você confere as possibilidades aqui.

Máquina Point

Relação de máquinas de cartão do Mercado Pago
Cada uma delas trabalha de modo diferente. O ideal, para saber de todas as minúcias, é visitar o site.

Para conseguir uma maquininha, é necessário comprá-la. Alguns modelos necessitam de um smartphone com o aplicativo para funcionar, enquanto que outros são autônomos. A lista deles você pode checar com mais detalhes no próprio site do Mercado Pago. Por ter vários modelos, acaba que alguns aceitam determinados cartões (de aproximação, por exemplo) e outros não. A tendência é de que as máquinas mais baratas tenham menos opções, como a Point Mini Chip.

Valor das tarifas da máquina do Mercado Pago
Caso se interesse por saber as tarifas parceladas, você pode conferir no site do próprio Mercado Pago.

Ah, elas são acompanhadas por um cartão pré-pago, então não é necessário ter conta bancária para usar o saldo. Com a Point você não paga aluguel nem taxa de adesão, só uma tarifa por cada venda que realizar com a máquina. Essa tarifa é variável no caso de pagamentos em débito, débito caixa, crédito à vista ou crédito parcelado, então o ideal é, mais uma vez, conferir no site do Mercado Pago. Vale lembrar também que cada maquininha tem suas particularidades, como bobina quando ela emitir nota, tempo de bateria etc.

Os cartões de débito aceitos são os que possuem as bandeiras Visa, Mastercard e Elo, enquanto que as bandeiras para crédito são, além desses três já mencionados, Hipercard, American Express e Diners Club International. Para vouchers, é necessário verificar se a máquina é compatível ou não. Caso seja, a bandeira aceita é a Sodexo.

Quanto aos comprovantes de pagamento, também acaba dependendo do modelo da máquina. Algumas possuem bobinas, o que significa que você pode imprimir a nota. Outras oferecem opções de envio via SMS ou e-mail, o que acaba, por sua vez, dependendo do que o cliente deseja. Para transferir o dinheiro para a sua conta no banco, basta preencher os dados da seção “transferir dinheiro” e estará feito, por uma taxa fixa de R$3,00 por operação. O aplicativo é bem intuitivo e o suporte também é bom, então caso surja qualquer dúvida, não hesite em procurar ajuda.

Cobrar por link

Há várias maneiras de se cobrar por um link, desde o clássico botão de compra no site até o envio por e-mail do link para o comprador. Tudo vai depender da maneira com que o vendedor administra seu negócio e da facilidade com que ele lida com a tecnologia. Além, é claro, da preferência pessoal.

É possível mandar um e-mail a partir do Mercado Pago que servirá como método de pagamento. Digite o endereço dos destinatários, o valor e pronto, basta aguardar o pagamento. Os destinatários, por sua vez, receberão um e-mail o qual poderão pagar do jeito mais conveniente, sem a necessidade de ter conta no Mercado Pago.

Quanto ao botão de pagamento, o Mercado Pago possui uma ferramenta que converte seus dados na hora para um botão cujo código pode ser copiado e colado no site, facilitando bastante tanto para donos de negócios quanto para clientes. Há ainda a chance de se integrar à plataforma e, assim, receber informações em tempo real sobre o status dos pagamentos e personalizar o botão para que ele se assemelhe mais ao modelo da marca. Vale dizer também que os empreendedores podem fazer um botão de assinatura, caso ofertem um serviço que necessite de pagamentos periódicos.

Cobrar pelo QR Code

O primeiro passo aqui é criar o seu código. É bem mais simples do que parece, tudo que você precisa fazer é acessar o aplicativo e clicar no ícone do QR Code. Claro que, para isso, é necessário ter uma conta no Mercado Pago ou então no Mercado Livre, mas, feito isso, você pode começar a cobrar por meio dele, tanto virtualmente quanto ao imprimir e, por exemplo, colar num lugar visível do seu estabelecimento comercial.

Se você cobra com seu código QR impresso, também consegue inserir o valor a pagar pelo computador. Basta selecionar “Cobrar na sua loja”, escolher a loja e o caixa onde você está cobrando e inserir o preço. Caso seja pelo aplicativo, coloque o valor que receber na janela que aparecer e peça para o cliente escanear o código. Simples, fácil e rápido. Essa função aceita pagamentos com cartão de crédito e com o saldo do Mercado Pago.

Cobrar pelo cartão de débito virtual da Caixa

[MP] Pagamento Cartão Caixa
Com esta opção, é possível efetuar pagamentos utilizando o saldo do Auxílio Emergencial

Também não há segredo aqui, basta selecionar a opção desejada quando o quadro de pagamento aparecer. Essa é uma adição recente, criada graças ao auxílio emergencial disponibilizado pelo governo federal para ajudar a população no meio da pandemia do coronavírus. O usuário pode também transferir a quantia do cartão para incrementar seu saldo da carteira digital do Mercado Pago, precisando para isso só copiar os dados do cartão no aplicativo.

Como usar o saldo fora do Mercado Pago?

Sacar dinheiro do mercado pago
Basta ir a uma lotérica ou caixa eletrônico e seguir os passos mencionados abaixo.

Se você quiser sacar seu dinheiro usando o cartão Mercado Pago, vá até um caixa 24 horas ou a uma lotérica. Lá, informe o número do Convênio REC, que está na parte inferior esquerda da parte traseira do cartão. Depois disso, basta digitar a senha e escolher a quantia que quer retirar. Lembrando que há uma taxa de R$9,90 para todos os saques feitos com cartão e alguns limites acerca da quantia a ser retirada (que, para saques em lotéricas ou caixas eletrônicos é de R$1.000,00 por dia).

Dá para sacar por meio do QR Code também, é só selecionar a opção no caixa eletrônico. Na ocasião de utilizar somente o celular, a tarifa cobrada é de R$4,90.

Com um TED, você transfere dinheiro para qualquer conta bancária ou digital, e o valor cai em menos de uma hora. Funciona todos os dias úteis das 6h às 17h. São 25 TED’s gratuitos por mês, depois disso, o valor é de três reais para cada operação realizada. Para isso é necessário validar sua identidade por meio do aplicativo, do contrário esse valor será cobrado independente da filiação do usuário ao Mercado Pago.

Como dividir contas com os amigos pelo Mercado pago

Uma função bem interessante do aplicativo é a possibilidade de dividir contas de restaurantes e afins entre os amigos. Nada mais de brigas e conflitos na hora de pagar o jantar naquela confraternização do fim de semana. Para tal, basta seguir os passos do vídeo — que são bem simples, inclusive.

Como cadastrar a chave do PIX no Mercado Pago

Ah, a modernidade do PIX. Anunciado no começo do ano, o PIX é tido como a nova forma de pagar, transferir e receber dinheiro de forma gratuita, caso você seja uma pessoa física. Ao que tudo indica, será um sistema bastante versátil e uma opção contundente para transferências, podendo substituir os DOC’s e TED’s em pouco tempo, desde que funcione — a ideia é que ele consiga fazer transferências na hora e funcionar 24 horas por dia. Ele poderá ser usado de três formas, sendo a (provavelmente) mais procurada a das chaves. Digo provavelmente porque o serviço ainda não foi lançado — só será disponibilizado no mês que vem, ou seja, novembro. Você pode entender melhor como ele funciona lendo sobre e até descobrir como se cadastrar!

Sobre o uso dessas chaves no Mercado Pago, a primeira coisa a se ter em mente é que são quatro possibilidades de cadastramento: chaves de CPF ou CNPJ, chaves pelo e-mail, chaves pelo número de telefone ou chaves aleatórias, que são genéricas e não requerem o compartilhamento de dados pessoais. Para cadastrar é simples, basta seguir as instruções dentro do próprio aplicativo — pessoas físicas podem cadastrar até cinco das chaves e jurídicas até 20. Qualquer dúvida basta entrar na seção de ajuda do Mercado Pago.

Cartão Mercado Pago

Cartão de crédito do mercado pago
As tarifas são as mesmas que já comentamos ao falar sobre como usar o saldo fora do aplicativo.

O cartão do Mercado Pago funciona com o dinheiro da conta do aplicativo. Ou seja, sempre que você tiver saldo disponível em sua conta, poderá usá-lo no cartão para comprar online ou em lojas físicas, como acontece com qualquer outro cartão de crédito Mastercard à vista.

Você pode solicitá-lo pelo aplicativo na seção cartões e, por ser um cartão internacional, você também consegue usá-lo para assinar serviços digitais, assistir séries, escutar músicas ou jogar. Se você precisa de dinheiro vivo, pode sacar o dinheiro do seu cartão em caixas eletrônicos (Rede Banco24Horas) ou lotéricas, como já mencionamos anteriormente na seção Como Usar o Saldo.

Ele é bem útil por funcionar junto ao aplicativo, então você pode ficar de olho em todas as movimentações feitas através do celular. É uma boa alternativa para quem ainda deseja ter o cartão físico em mãos, seja para sacar ou para compras. Novamente, qualquer dúvida pode ser sanada na seção de ajuda do site.

Mercado Pontos

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_768757-MLA42601107920_072020-F.jpg

O sistema de pontos foi adicionado ao Mercado Livre no ano de 2017, oferecendo descontos, atendimento preferencial e frete grátis na hora de lidar com a mercadoria. Esse sistema foi ampliado e engloba também o Mercado Pago, com uma progressão de pontos e recompensas bastante similar.

Há, no aplicativo, uma seção detalhando todos os níveis e como o usuário pode alcançá-los, além das recompensas ganhadas. Para conseguir pontos, é possível completar desafios, como um número x de pagamentos via QR Code, ou então favoritar produtos e lojas, pagar contas e boletos, recarregar o bilhete único ou o celular e atividades afins. Uma das recompensas mais interessantes aos vendedores é o desconto na hora de comprar as máquinas de cartão da plataforma.

Vale lembrar que os pontos têm data de validade de um ano.

Já usou o Mercado Pago e tem alguma sugestão para adicionar aqui? Comenta com a gente!

Fonte: Mercado Pago

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter