Como garantir que o Facebook não distribua seus dados

facebook 5 - Como garantir que o Facebook não distribua seus dados
Confira a nossa seleção com algumas dicas e truques para impedir que seus dados do Facebook sejam compartilhados

Privacidade nos dias de hoje é praticamente um termo retirado de um conto de fadas, que nada condiz com a realidade, ainda mais em redes sociais como o Facebook. A consolidação da internet e seus serviços “gratuitos” trouxe consigo uma taxa, o “preço do grátis”.

Esse tributo são os seus dados, informações que são valiosíssimas para campanhas de marketing, e até para entender como os usuários de uma determinada plataforma ou região pensam e se comportam.

Ao mesmo tempo que a privacidade é praticamente uma lenda, a repercussão que um caso envolvendo a invasão de privacidade ganha nos dias de hoje é gigantesca, vide o escândalo Facebook x Cambridge Analytica. Uma reportagem do New York Times revelou como a empresa que participou da campanha de Donald Trump, obteve dados sigilosos de 50 milhões de usuários.

Essa coleta ilegal, já que tinha fins comerciais, foi feita por através de um aplicativo chamado thisyourdigitallife da empresa GSR (Global Sciense Research). Esse aplicativo pagava para que as pessoas respondessem a um quiz.

facebook - Como garantir que o Facebook não distribua seus dados

Ao concordar em participar dessa operação automaticamente os usuários consentiam que o app tivesse acesso às suas informações, e de quebra informações de todos os amigos, por isso que “apenas” 270 mil pessoas que participaram do quiz transforaram a coleta no montante de 50 milhões de pessoas impactadas.

Evidente que isso pegou muito mal para o Facebook, já que a companhia não deu a devida importância para a forma como esses dados estavam sendo administrados. Os efeitos após essa revelação bombástica começam a aparecer: a empresa de Mark Zuckerberg já perdeu US$ 100 bilhões de valor de mercado, a hashtag #deletefacebook ganhou força e nomes importantes da indústria como Brian Acton, co-fundador do WhatsApp estão estimulando que os usuários realmente deixem de lado a rede social.  Até o magnata tech, Elon Musk, resolveu deletar as páginas de suas empresas (Tesla e SpaceX)

Facebook e Serasa cancelam parceria após escândalo da Cambridge Analytica

Através de alguns ajustes de configurações é possível deixar o Facebook menos invasivo, uma proteção extra para que suas informações não sejam tão disseminadas, já que o próprio Facebook com mais esse caso mostrou que o gerenciamento e auditoria do que é feito em seu mundinho não é dos mais confiáveis.

Separamos algumas dessas dicas de ajustes importantes para você aplicar. Vamos a eles!

Impedindo que apps de terceiros coletem suas informações

É importante destinar um tempo para certos ajustes, como esse em que Facebook impede os apps de terceiros, aqueles criados pela comunidade de desenvolvedores, incentivados pelo própria plataforma para diversificar a experiência do usuário na rede social, compartilhem certas informações.

Para esse ajuste, siga o passo a passo:

facebook - Como garantir que o Facebook não distribua seus dados

  1. Abra o seu aplicativo do Facebook (foi utilizado na versão para Android)
  2. Vá até o menu configurações (representado pelos botão com três tracinhos)
  3. Role para baixo a página e clique na opção configurações de conta
  4. Clique em Privacidade
  5. Clique em verifique algumas configurações importantes
  6. Inicie o processo de verificação de privacidade clicando em avançar
  7. Escolha a forma desejada como deseja o compartilhamento público dos seus posts e informações pessoais
  8. Em privacidade do seu aplicativo será listada todos os apps que você o Facebook para fazer login. Aqueles que não são mais do seu interesse, clique no x no canto direito.
  9. Escolha a opção excluir aplicativo e atividade, para que a coleta de dados seja encerrada.

facebook 1 - Como garantir que o Facebook não distribua seus dados

Caso você queira ter um controle maior sobre quais as informações os aplicativos estão coletando sobre você basta seguir os seguintes passos:

  1. Clique em configurações
  2. Clique em configurações da conta
  3. Selecione a opção aplicativos
  4. Clique em conectado ao Facebook
  5. Clique em algum dos aplicativos que estão conectados ao seu Facebook
  6. Em nosso exemplo selecionamos o aplicativo CloudMesh
  7. No campo informações fornecidas por você é possível verificar os dados coletados de forma obrigatória e opcional, que no caso do CloudMesh acaba dando uma “olhada” até nas fotos carregadas e nas que o usuário foi marcado.

01 2 - Como garantir que o Facebook não distribua seus dados

Caso você queira lidar com esse gerenciamento dos aplicativos através da versão web do Facebook. Siga os seguintes passos:

  1. Clique em configurações
  2. No canto inferior esquerdo clique em aplicativos
  3. Escolha qual deseja remover e clique no x ou então vá no ícone do lápis que representa as configurações para atestar que dados estão sendo repassados
  4. Caso queira “desligar” a coleta em todos os apss vinculados de uma só vez é possível desligar a interação do Facebook com qualquer app de terceiros, clicando na opção aplicativos, sites e plugins, e depois em desativar plataforma.

facebook 4 - Como garantir que o Facebook não distribua seus dados

faceboook - Como garantir que o Facebook não distribua seus dados

Como impedir que aplicativos dos seus amigos coletem seus dados:

Através das configurações também é possível impedir que os aplicativos utilizados por seus amigos coletem seus dados. Além de poder realizar esse trava na coleta é bem interessante acessar essa área do Facebook porque dá uma noção bem abrangente dos tipos de dados que a rede social costuma coletar.

  1. Vá até as configurações
  2. Clique em configurações da conta
  3. Clique em aplicativos
  4. Clique em aplicativos que outras pessoas usam
  5. Nesta tela é possível desmarcar as opções que serão coletadas

05 - Como garantir que o Facebook não distribua seus dados

Gostou das dicas? Deixe sua opinião abaixo nos comentários e caso queira entender mais sobre a polêmica que o Facebook está passando e que poderia resultar em mais de US$ 2 trilhões em perdas para a empresa, clique aqui.

facebook 5 - Como garantir que o Facebook não distribua seus dados

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via