Conheça as melhores maneiras de juntar arquivos PDF no Mac

Como juntar arquivos PDF no Mac
Os arquivos PDF são uma ótima maneira de transferir documentos pela internet, aprenda agora como juntar arquivos PDF usando o macOS

Os documentos PDF estão no nosso dia-a-dia, sendo muito utilizados para enviar apresentações, contratos e até mesmo plantas de projeto pela internet. O PDF (Portable Document Format, ou Formato de Documento Portátil, em tradução livre) é um formato universal desenvolvido para exibir e compartilhar documentos com segurança, independente de software, hardware e sistema operacional utilizado. Entretanto, muitas vezes poderíamos organizar vários arquivos em apenas um, então precisamos pensar em como juntar arquivos PDF. Esta tarefa nem sempre é fácil, pois depende de programas específicos, mas se você tiver um computador da Apple podemos utilizar algumas maneiras para combinar arquivos PDF no Mac.

A origem do PDF

A história desse formato remonta ao ano de 1991, quando Dr. John Warnock, cofundador da Adobe, deu início ao “The Camelor Project”, que tinha por objetivo captar documentos de qualquer origem — como um texto de Word, um impresso do CorelDRAW!, e até mesmo uma planta de detalhamento no AutoCAD — e enviá-los a qualquer destinatário, podendo exibir e imprimir com a mesma qualidade da origem, em qualquer computador. O formato pode incluir textos, imagens em bitmap, imagens vetoriais, e até mesmo informações em 3D.

Entretanto, uma das limitações é a possibilidade de edição dos documentos PDF. Como eles foram feitos apenas para serem visualizados em formato digital e impressos, é necessário o uso de aplicações específicas mesmo para ações simples, como juntar dois PDF. Mas agora, vamos mostrar algumas maneiras de juntar arquivos PDF usando os computadores da Apple.

Como juntar arquivos PDF usando a Pré-Visualização (Preview) do Mac

A Pré-Visualização (ou Preview, se você estiver usando o macOS em inglês) é o aplicativo nativo do sistema para visualizar arquivos de imagem, como JPG e PNG, e documentos PDF. Mas ele oferece mais do que apenas visualizar, ele também pode fazer pequenas edições nestes tipos de arquivo.

  1. Para juntar dois PDF (ou mais) utilizando a Pré-Visualização, abra o primeiro arquivo PDF.
  2. Verifique se o painel com as miniaturas das páginas está visível à esquerda da tela. Caso não esteja, vá até o menu Visualizar > Miniaturas.
  3. Selecione a miniatura da última página que você deseja antes do arquivo a ser inserido. Após isso, vá em Editar > Inserir > Página de Arquivo > Abrir, e escolha o segundo PDF que vai ser adicionado.
  4. Pronto! Simples juntar PDF em um só arquivo, não? Agora basta salvar, indo em Arquivo > Exportar como PDF.
Conheça as melhores maneiras de juntar arquivos PDF no Mac

Como inserir páginas avulsas em um arquivo PDF usando a Pré-Visualização (Preview) do Mac

Há também a possibilidade de você precisar incluir apenas uma página de um arquivo PDF em outro arquivo —por exemplo, você tem um relatório de vendas de um produto em um ano, e precisa anexar apenas a página referente a um mês em outro documento. O processo é simples, e semelhante ao anterior:

  1. Abra os dois arquivos PDF utilizando a Pré-Visualização, mantendo-os abertos lado a lado.
  2. Verifique se o painel com as miniaturas das páginas está visível em ambos os documentos. Caso não esteja, vá até o menu Visualizar > Miniaturas.
  3. Com a tecla Command acionada, selecione as miniaturas das páginas que você deseja copiar para o outro documento. Em seguida, arraste estas páginas para o arquivo de destino.
  4. Para salvar as alterações, basta apenas ir em Arquivo > Exportar como PDF.

Outras ações que podem ser feitas utilizando a Pré-Visualização do macOS são:

  • Reordenar as páginas do documento;
  • Rotacionar as páginas, muito útil quando estamos unindo arquivos que tenham orientações diferentes (paisagem e retrato), bastando selecionar a miniatura da página e ir até Ferramentas > Girar à Esquerda/Direita;
  • Remover páginas não utilizadas: selecione a miniatura da página a ser excluída e vá em Editar > Apagar.

Infelizmente, quando se trata de como juntar PDFs, são apenas estas as edições possíveis na Pré-Visualização, e mesmo assim pode haver sérias limitações em seu uso:

  • Pode ocorrer a perda de fontes incorporadas no arquivo PDF, levando o documento a perder sua formatação;
  • Não é possível carregar assinaturas para incluir em um arquivo combinado, sendo possível apenas desenhar com o trackpad ou tirar uma foto com a câmera do computador;
  • O sistema não é otimizado para estas ações, e pode apresentar lentidão quando arquivos grandes são combinados.

Como contornar essas limitações? Existe no mercado soluções específicas para a edição de arquivos PDF, sendo uma boa opção para quem trabalha regularmente com grandes arquivos e edições em documentos PDF.

Como combinar arquivos PDF usando o PDFpen

Como já falamos, um arquivo PDF pode conter vários tipos de informação, como fontes incorporadas, assinaturas e anotações, e para trabalhar com documentos mais complexos recomendamos o uso do PDFpen da Setapp, um ótimo programa para você que precisa unir PDFs.

O PDFpen é uma ferramenta completa para edição de arquivos em PDF. Mais do que juntar documentos PDF, ele possui uma série de ferramentas de edição, sendo uma solução completa para quem trabalha rotineiramente com este tipo de arquivo. Com o PDFpen da Setapp, é possível adicionar texto, imagens e assinatura aos documentos, mantendo a formatação original. O programa também possui OCR para reconhecimento de texto, assim basta você digitalizar um texto impresso que o programa transforma em texto editável no computador.

E como combinar seus arquivos PDF com o PDFpen? É simples:

  1. Abra os dois arquivos PDF (origem e destino) no PDFpen.
Conheça as melhores maneiras de juntar arquivos PDF no Mac
  1. Verifique se a barra lateral com as miniaturas esteja visível. Caso não esteja, vá até o menu View > Show Sidebar.
  2. No arquivo que você deseja copiar as páginas, selecione todas as páginas acessando Edit > Select All.
  3. Agora, basta selecionar as miniaturas selecionadas no arquivo de origem e arrastar até a posição desejada no arquivo de destino, e pronto, os PDFs foram combinados. Após esta operação, você ainda pode arrastar as miniaturas para organizar a ordem das páginas no documento.
Conheça as melhores maneiras de juntar arquivos PDF no Mac
  1. Para salvar o documento, basta ir em File > Print. Depois na caixa de seleção PDF, selecione Save as PDF, e então escolha a pasta e nomeie o arquivo.
Conheça as melhores maneiras de juntar arquivos PDF no Mac

Caso queira incluir apenas algumas páginas do documento de origem, basta manter acionada a tecla Command e selecionar as páginas individualmente no documento de origem, e em seguida arrastar as páginas para o documento de destino.

Outra possibilidade é adicionar páginas em branco ao documento. Para isso, selecione a miniatura da página anterior à que você deseja adicionar o espaço em branco, e acesse Edit > Insert Blank Page.

Conclusão

Se você tem um Mac, agora já sabe que é possível combinar arquivos PDF através de algumas maneiras, seja pelas próprias ferramentas do macOS, ou seja por soluções de terceiros, como o PDFpen. Você encontra o programa na Mac App Store:

Conheça as melhores maneiras de juntar arquivos PDF no Mac

A escolha do programa a ser utilizado deve ser feita levando em consideração o volume de arquivos PDF que são editados no seu dia-a-dia, bem como as características que devem ser mantidas nos documentos e podem ser perdidas usando a Pré-Visualização.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter