Como lavar as roupas a seco nas máquinas Add Wash da Samsung

Como lavar as roupas a seco nas máquinas Add Wash da Samsung 3
Com o ciclo AIR Wash, é possível lavar peças a seco, sem utilizar água ou qualquer outro solvente, somente ar quente.

Você já lavou a seco? Esse processo é necessário para algumas roupas que não podem ser lavadas com água. Como alternativa, pode ser utilizado algum solvente químico. Entretanto, mesmo com diversas técnicas distintas, só recentemente que a tecnologia conseguiu tornar essa prática mais acessível e, assim, chegamos às lavadoras com o chamado Add Wash, a lavagem a seco da Samsung.

Mas qual a importância da lavagem a seco? Bom, “A água incha a fibra dos tecidos. Quando a roupa seca, ela pode encolher e se deformar. Com o solvente isso não acontece: essa é sua grande vantagem”, aponta Nelcindo Nascimento, com 20 anos de experiência na direção da 5asec LATAM (franquia de internacional de lavanderias). Assim, veja agora algumas dicas de como utilizar as máquinas da Samsung para fazer suas lavagens.

Como lavar as roupas a seco nas máquinas Add Wash da Samsung 4

Da origem ao Add Wash

A lavagem a seco não é uma invenção moderna. Ela foi descoberta em 1855, pelo francês Jean-Baptiste Jolly. Acidentalmente, ele derrubou uma lâmpada de querosene em uma mesa. O óleo vazou. Jolly notou que a toalha de mesa havia ficado mais limpa onde o querosene tocou. Ele abriu a primeira casa de lavanderia a seco.

Entretanto, havia um problema, os solventes eram derivados do petróleo. Incêndios não eram raros. Hoje, o solvente mais usado é o percloroetileno: barato, eficiente, evapora rápido e não é inflamável. Contudo, ele é tóxico ao ser humano. Mas, se você tem uma máquina de lavar Add Wash da Samsung, saiba que poderá lavar a seco de modo seguro e cômodo.

Como lavar as roupas a seco nas máquinas Add Wash da Samsung 5

Quais roupas pode lavar a seco

Olhe a etiqueta da peça. Veja quais os símbolos presentes. Algumas roupas podem ser lavadas a seco, enquanto umas são obrigatoriamente a seco e outras proibidas. Confira a tabela abaixo, com atenção aos itens destacados.

Add Wash

Portanto, coloque apenas as peças que possuem na etiqueta um ou mais desses símbolos sob azul. Em hipótese alguma lave a seco peças com o símbolo que colocamos sob vermelho.

Casa não haja etiqueta, não lave a seco os seguintes itens:

  • Roupas sensíveis ao calor feitas de couro, pele de marta, pele, seda, etc;
  • Roupas íntimas com renda, almofadas bordadas e casacos cujos ornamentos podem se soltar;
  • Roupas com botões podem perder os mesmos;
  • Roupas muito engomadas podem ficar deformadas;
  • Roupas de cama rígidas;
  • Cobertores elétricos, cobertores com pelos e volumosos;
  • Travesseiros de látex.

Sobre solventes e ciclos

Nenhum solvente deve ser adicionado para a lavagem. Como é explicado no manual do produto, a lavagem é feita apenas com o ar quente. Não adicione qualquer outro produto, pois ele pode prejudicar sua máquina Add Wash e provocar algum acidente.

Já sobre os ciclos, com todas as peças no tambor (no máximo 1 kg por lavagem), ligue a máquina e gire o seletor de ciclos até o chamado AIR Wash – Sanitização. Esse processo não utiliza água, somente ar quente. Ele remove maus odores e bactérias das roupas. O tempo do ciclo é de uma hora. Se quiser que as roupas saiam com perfume, coloque alguma fragrância durante o processo AIR Wash.

Como lavar as roupas a seco nas máquinas Add Wash da Samsung 6

Roupas limpas sem estragá-las

Com isso, você já tem tudo o que precisa para fazer suas lavagens a seco da maneira certa. Claro que a qualquer dúvida, é possível entrar em contato com o pessoal da Samsung Care, o serviço de pós-venda da Samsung, para informações mais específicas ou dúvidas sobre a sua lavadora. Até manutenção é possível ser feita por este serviço.

Mas e vocês, leitores? Já fizeram lavagem a seco? Pretendem fazer? Deixem seus comentários!

Receba notícias por e-mail