10 dicas de como liberar espaço em celulares Android

10 dicas de como liberar espaço em celulares android
Confira nossas 10 dicas para liberar espaço em celulares Android, de forma fácil e prática, acabando com o armazenamento cheio

Um problema recorrente entre os donos de smartphones Android é a lentidão e travamentos do sistema operacional. Mas com algumas dicas e truques simples é possível liberar espaço em celulares Android e deixar o dispositivo mais rápido. O tutorial a seguir pode ser usado para limpar a memória de dispositivos Motorola, ASUS, LG, Samsung, Xiaomi, Nokia, dentre outros, mas é importante ressaltar que o passo a passo pode variar de acordo com o modelo do aparelho e a versão do Android. Dito isso, vamos para as dicas!

Limpe o cache dos aplicativos instalados

Uma forma de liberar espaço no Android é limpar a memória cache dos aplicativos instalados. De modo geral, a memória cache armazena os dados usados com mais frequência pelo processador, permitindo que o usuário consiga acessar os apps rapidamente. O principal problema é que com o tempo esses dados vão se acumulando e somados ocupam boa parte do armazenamento interno. Por isso, fazer uma limpeza periódica na memória cache ajuda a liberar espaço no sistema. 

  1. Acesse Configurações. Depois vá em Aplicativos e notificações;
Apps e notificações android
  1. Em seguida, escolha a opção Todos os Aplicativos ou Gerenciar Apps;
Todos os apps android
  1. Escolha o app que deseja apagar a memória cache e toque sobre ele;
Limpar cache
  1. Agora, toque em Armazenamento;
Limpar cache apps
  1. Em seguida em Limpar Cache para concluir a ação;
Limpar-cache-apps-android
Limpar a memória cache de aplicativos no celular

Desinstale apps que você não usa

Precisa liberar espaço em celulares Android com urgência? Uma das alternativas mais rápidas é desinstalar aplicativos que você não usa mais. Para facilitar o processo, você pode ir até a Google Play Store e organizar os apps pela ordem de uso. Assim, é possível visualizar os aplicativos mais usados e desinstalar aqueles que só estão ocupando espaço.

  1. Acesse a Google Play Store no seu celular e toque em Meus apps e jogos;
Aba apps e jogos na play store
  1. Depois selecione a aba Instalados;
Aba-apps-instalados
  1. Clique na aba “Neste dispositivo”;
Apps menos usados na play store

4. Escolha a opção Usados por último;

Apps usados por último android

Agora que você já descobriu quais aplicativos estão entre os mais usados é hora de limpar o dispositivo e liberar espaço no Android. 

  1. Toque sobre o app que deseja remover e segure;
Deletar app no android
  1. Selecione Desinstalar. Para confirmar a remoção, toque em OK;
Excluir app no android

Além disso, smartphones da ASUS, LG, Motorola, Nokia, Samsung, Xiaomi e outras empresas costumam vir com bastantes bloatwares instalados, os famosos apps inúteis do sistema. Infelizmente, se o seu celular Android não possui root, muitos aplicativos pré-instalados de fábrica não podem ser removidos e ficam apenas enchendo a memória interna. A dica para amenizar o problema é desabilitar esses apps indesejados e, assim, liberar espaço no sistema Android. 

  1. Para desativar um app nativo, basta clicar em cima dele e escolher a opção Desativar.
Desativar apps nativos no android
Como desativar apps nativos no Android

Limpe a pasta de downloads e arquivos inúteis

Alguns usuários acreditam que basta deletar os aplicativos indesejados para liberar espaço no Android. Mas, nem sempre, os arquivos e dados são excluídos do aparelho após a remoção dos aplicativos. Por isso, a melhor forma de limpar a memória do celular é excluindo essas pastas com informações inúteis. É possível se livrar do lixo residual usando aplicativos específicos como os gerenciadores de arquivos ES File Explorer e Cx File Explorer, por exemplo. 

Lembrando que, a partir do Android 8 (Oreo), é possível usar uma ferramenta nativa do sistema operacional para gerenciar esses arquivos e liberar espaço no sistema.

  1. Acesse Configurações e escolha Gerenciamento Inteligente;
Gerenciamento inteligente android
Como usar gerenciamento inteligente no Android
  1. Na sequência, selecione Armazenamento;
Gerenciamento inteligente android
  1. Toque em Limpar e depois em Confirmar;
Armazenamento inteligente

Também é possível limpar a pasta de downloads do celular por meio do Files do Google.

  1. Abra o app Files do Google e toque em Downloads.
Google files

2. No canto superior direito, toque no ícone três pauzinhos.

Acessar google files

3. Escolha Selecionar Tudo;

Files do google

4. Toque no ícone da Lixeira;

Deletar arquivos google files

5. Finalize tocando em Excluir.

Excluir arquivos google files

Remova fotos que você não precisa

Apesar de não ser uma decisão muito fácil para algumas pessoas, se você está com o armazenamento cheio, é necessário limpar a galeria com frequência. Mas isso não significa que você precisa deletar todas as fotos e vídeos do aparelho. Dê prioridade para capturas de tela, vídeos longos e fotos duplicadas. Você pode excluir uma foto por vez ou selecionar um grupo de imagens para deletar.

  1. Acesse a Galeria e, em seguida, toque e segure sobre uma foto. Selecione quais imagens deseja remover e toque em Excluir no topo da tela;
Excluir fotos no android
  1. Depois, confirme a ação tocando novamente em Excluir.
Excluir fotos no android

Use o Google Fotos e outras alternativas na nuvem

Outra dica para  liberar espaço em celulares Android é apostar em serviços de armazenamento em nuvem. O Google Fotos, por exemplo, já vem pré-instalado em celulares Android e pode ser muito útil para salvar fotos na nuvem. Lembrando que, a partir do dia 1º de junho de 2021, o Google encerrou o armazenamento ilimitado e gratuito de fotos em alta qualidade. 

Com a mudança, as imagens em alta resolução salvas no Google Fotos passam a contar no espaço gratuito disponível para cada conta. Os usuários continuam tendo direito a 15GB gratuitos para usar com o Google Fotos, Drive, Docs e Gmail. Depois de exceder esse limite, é possível contratar planos para aumentar o armazenamento e continuar a salvar na nuvem suas fotos e documentos. Também é possível contratar outros serviços de backup na nuvem para liberar espaço em celulares Android.

  1. Para otimizar o Google Fotos e liberar espaço no sistema, abra o app e toque no ícone da foto de perfil, no canto superior direito. Depois, escolha Liberar espaço;
Liberar espaço em celulares android
  1. Confirme a ação e pronto. Lembrando que para liberar espaço no Google Fotos é preciso ter ativado a sincronização de arquivos anteriormente.
Liberar espaço usando a nuvem

Use somente plataformas de streaming, mas limite o número de conteúdos baixados 

As plataformas de streaming de música Amazon Music, Deezer, Spotify e os serviços de vídeo Disney +, Amazon Prime Vídeo e Netflix, oferecem aos usuários a opção de salvar conteúdos para assistir offline, mas é aí que mora o perigo. Muita gente cria o hábito de baixar muitos filmes, playlists, séries e acabam ficando com pouco espaço de memória interna. Por isso, se você precisa liberar espaço em celulares Android, a dica é começar a deletar os conteúdos salvos para assistir ou ouvir offline.

Não guarde mídia de aplicativos terceiros, como o WhatsApp

Permitir o download automático de mídias ativado no WhatsApp e outros aplicativos terceiros pode deixar o armazenamento cheio. Com o passar do tempo, todos os gifs, fotos, áudios e vídeos recebidos acabam lotando a memória interna do celular. Portanto, se você precisa liberar espaço em celulares Android mantenha o salvamento automático desativado e faça limpezas periódicas em chats e grupos, limpando as conversas.

  1. Abra o WhatsApp e vá em Configurações. Selecione Armazenamento e dados;
Armazenamento whatsapp
Acessar Armazenamento e dados do WhatsApp
  1. Primeiro selecione Ao utilizar dados móveis e desmarque todas as mídias;
Desativar baixar mídias com dados móveis
D esativar baixar mídias com dados móveis no WhatsApp
  1. Depois vá em Ao utilizar o Wi-Fi e desmarque todas as opções. Repita a ação para a opção Em roaming. Dessa maneira, o WhatsApp para de salvar automaticamente todos os conteúdos no smartphone.
Desativar baixar mídias no whatsapp

Para remover de vez as mídias armazenadas no dispositivo via WhatsApp ou outros apps, é possível usar aplicativos de limpeza como o Power Clean. Alguns modelos de smartphones de marcas como a Xiaomi também oferecem um recurso nativo de limpeza. Neste caso, basta acessar o painel de limpeza e escolher o app que deseja limpar. 

Limpe o histórico do Chrome

Se você gosta de fazer pesquisas usando o navegador do celular, é bom excluir o histórico do Chrome frequentemente para liberar espaço no Android. 

  1. Abra o  Chrome. No canto superior direito, toque no ícone três pontinhos;
Google chrome
  1. Depois selecione Histórico;
Histórico google chrome
  1. Toque em Excluir Atividade Por;
Limpar histórico google chrome

4. Selecione Todo o Período;

Excluir histórico do google no android

5. Escolha a opção Excluir para limpar o histórico do seu celular Android.

Excluir histórico do google no android

Remova mapas offline no Google Maps

O recurso do Google Maps para baixar mapas de lugares específicos e poder navegar quando o aparelho estiver offline é muito interessante, sobretudo, para os viajantes. Afinal, nunca se sabe quando a internet móvel pode acabar. E ter um mapa à disposição pode evitar que você fique perdido em um lugar desconhecido. O ponto negativo da ferramenta é que ela pode ocupar muito espaço na memória interna. Apesar de os mapas serem excluídos do celular depois de 30 dias, se você está com o armazenamento cheio, o ideal é checar o Google Maps e remover os mapas offline.

  1. Toque no ícone do perfil da sua conta, no canto superior direito da tela;
Excluir mapas offline
  1. Selecione Mapas off-line;
Limpar google maps
  1. Escolha o mapa que deseja remover e toque nos três pontinhos;
Excluir mapas offline
  1. Agora, basta escolher a opção Excluir e, em seguida, Sim.
Remover mapa offline

Instale um cartão SD (caso o telefone suporte)

Diferente do iPhone, a maioria dos smartphones Android possuem um slot livre para microSD. Mover os aplicativos da memória interna para um cartão microSD pode ajudar a liberar espaço em celulares Android. Mas é preciso ficar atento, pois não é todo aplicativo que pode ser movido para a memória externa. Realizar o processo sem conhecimento prévio pode, inclusive, fazer o aplicativo parar de funcionar. Para auxiliar a identificar o que pode ser movido para o cartão de memória, recomendamos o AppMgr III (App 2 SD)

Além dos apps, também é possível mover fotos, vídeos e arquivos em geral para o cartão de memória.

  1. Depois de instalar o MicroSD no celular, abra as Configurações;
  1. Toque em Aplicativos e escolha o app que deseja mover para a memória externa. Prontinho!

Veja também:

Fonte: PCWorld; Business Insider; The Verge; Suporte Google.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário