Como limpar o teclado do computador com facilidade

Limpar o teclado pixabay
Aprenda como limpar o teclado do seu computador, seja ele de membrana, mecânico ou de notebook!

Limpar o teclado é indispensável para manter a higiene, evitar a transmissão de doenças e garantir uma experiência de trabalho agradável. Afinal, o teclado carrega mais de 3 milhões de bactérias, cerca de 20 mil vezes mais do que uma cadeira ou banco. 

O teclado só perde para o crachá de identificação, que lidera o ranking com mais de 4 milhões de bactérias, de acordo com os resultados da pesquisa Bytes e bactérias: expondo os germes em sua tecnologia publicada pela CBT Nuggets, empresa norte-americana de cursos, certificados e pesquisas em tecnologia da informação.

Neste tutorial, vamos ensinar passo a passo como limpar o teclado: abordaremos tanto os tradicionais de membrana quanto os mecânicos, bem como os de notebooks no geral. Confira!

Desligue da tomada!

Como limpar o teclado do computador com facilidade. Aprenda como limpar o teclado do seu computador, seja ele de membrana, mecânico ou de notebook!

Tudo, absolutamente tudo que for limpar precisa estar fora da tomada. Por mais que você não use produtos de limpeza líquidos (como álcool), o atrito do pano com equipamentos eletrônicos ligados pode gerar estática, e consequentemente um curto-circuito.

Já com relação ao teclado do notebook é importante começar a limpeza com o computador desligado pois assim você evita o desastre de apertar um atalho sem querer e o computador começar a executar coisas que não deveria.

Comece limpando o teclado do jeito “seco”

Comece removendo resíduos físicos. Vire o notebook ou teclado com as teclas direcionadas para baixo e dê leves batidas para que a sujeira acumulada se solte de dentro das teclas. Isso não vai remover tudo e não garante a higienização do equipamento, mas remove os detritos maiores.

Aspirador de pó

Aprenda a limpar o teclado com aspirador de pó próprio.
Aspirador de pó portátil com lanterna. Muito bom para ser usado em equipamentos eletrônicos e em tarefas como limpar o teclado. Foto: reprodução/youtube.

Caso você tenha um aspirador de pó em mãos, agora é a hora de usar. Passe com cuidado em todas as possíveis entradas de pó do teclado. Você também pode usar um cilindro de ar comprimido específico para limpeza de equipamentos eletrônicos, mas atenção, esse cilindro é poderoso e pode congelar rapidamente a superfície aplicada. Sendo assim, espirre doses em pequenos intervalos. Mas, caso não tenha aspirador nem ar comprimido, assopre com cuidado (e com os olhos fechados). 

Lembrando que o ar que está empurrando também precisa sair junto com a poeira. Nunca assopre ou espirre ar comprimido diretamente para o teclado. Assim é mais fácil entrar algo por baixo das teclas e fazer com que elas fiquem bloqueadas — o terror que assombra usuários de MacBooks mais antigos.

Remova as teclas

Aprenda a limpar o teclado com pano e álcool.
Teclado mecânico sem as teclas. Foto: reprodução/youtube.

Em alguns teclados é comum que fique um acúmulo de gordura e poeira que se transforma numa espécie de gosma. Para removê-la perfeitamente é necessário retirar as teclas. 

Teclados convencionais de membrana e mecânicos possuem teclas fáceis de remover. Já o processo em alguns notebooks pode ser terrível. Por isso, procure informações sobre o modelo do seu teclado antes de remover as teclas. Se não remover, você pode tentar alcançar a sujeira com hastes flexíveis com pontas de algodão, como cotonetes.

Se necessário, repita o passo 2.

Higienização

Aprenda a limpar o teclado com pano e álcool.
Para limpar o teclado definitivamente sempre use um pano macio com álcool. Foto: reprodução/youtube.

Chegou a hora de higienizar as teclas e a carcaça do teclado. Aplique um pouco de álcool em um lenço macio, idealmente de microfibra, ou em hastes flexíveis com algodão nas pontas, para limpar as teclas. Não se esqueça do espaço entre elas no teclado. 

Use o pano com álcool para limpar a carcaça e, em casos de notebook, o resto do equipamento, mas com cuidado especial com a tela do dispositivo. 

Finalmente, tudo limpo! Coloque as teclas de volta ao teclado e, antes de ligar, certifique-se de que o equipamento está completamente seco.

Aprenda a limpar o teclado removendo as teclas.
Montagem de um teclado limpo. Foto: reprodução/youtube.

Por conta do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão passando ainda mais tempo usando o teclado do computador. Sendo assim, é fundamental que você saiba como limpá-lo para evitar a transmissão de qualquer doença (principalmente se você o dividir com alguém), além de garantir uma experiência de uso mais agradável.

Quer descobrir mais tutoriais como este? Visite nossa página de tutoriais e deixe nos comentários suas dúvidas e dicas para quem precisa dar aquele tapa no teclado!


Fontes: CBT Nuggets; The Verge.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter

Gostou? Ajude a gente