Como limpar seu disco com a nova ferramenta automática do Windows 10

Windows 10
Mesmo com a popularização de HDs de grande capacidade, usar a nova ferramenta de liberar espaço do Windows 10 pode salvar a sua pele.

O Windows 10 não para de evoluir e trazer vários novos recursos em seus polêmicos updates obrigatórios. Em uma de suas atualizações mais recentes, o sistema operacional incluiu uma nova ferramenta de apagar arquivos temporários e abrir espaço no HD. Então, naturalmente, iremos te mostrar como utilizá-la através de um tutorial passo a passo:

Fazendo a faxina com a ajuda do Windows 10

Antes de começarmos, certifique-se de que seu sistema está atualizado. Afinal, você não irá achar o novo recurso caso esteja rodando uma versão antiga do Windows.

Windows 10
Menu de configurações fica logo ali, no Menu Iniciar.

Passo 1: Na barra de ferramentas do Windows 10, clique no botão Iniciar. Lá, é possível encontrar um atalho para o menu de configurações do sistema operacional. Basta clicar no ícone da engrenagem.

Como limpar seu disco com a nova ferramenta automática do Windows 10 7
Menu de configurações do Windows 10.

Passo 2: Com o menu de configurações aberto, entre na seção de nome “Sistema”. Não será difícil de achá-la, já que se trata da primeira opção.

Como limpar seu disco com a nova ferramenta automática do Windows 10 8
Basta ir até a seção de Armazenamento.

Passo 3: Dentro da aba “Sistema”, você irá se deparar com diversas seções. No entanto, somente uma delas importa: a de “Armazenamento”. Ao clicar nela, o Windows 10 irá te mostrar as partições do seu disco rígido no topo da página.

Porém, estamos procurando o recurso “Sensor de armazenamento”, que fica logo abaixo. Lá, você precisa se certificar de que ele está ativado – como demonstrado na imagem acima.

Como limpar seu disco com a nova ferramenta automática do Windows 10 9
Opção fica “escondida” como uma frase.

Passo 4: Com o recurso ativado, é necessário saber se ele irá funcionar de uma maneira que não irá te atrapalhar.

Sendo assim, logo abaixo do local onde se ativa a ferramenta, há como “Alterar o modo de liberar espaço automaticamente”. Dê um clique nesta área e siga para o próximo passo.

Como limpar seu disco com a nova ferramenta automática do Windows 10 10
Utilize o botão “Limpar agora” para liberar espaço em seu HD.

Passo 5: Este último passo é subjetivo. Em outras palavras, você deve decidir como o sensor de armazenamento irá se comportar. Entretanto, no final da página, temos a opção de “Limpar agora” para casos urgentes. Basta clicar neste botão e o Windows 10 irá, automaticamente, tentar liberar o máximo de espaço em seu HD.

Note que é possível até mesmo se desfazer de versões anteriores do sistema operacional. Porém, não recomendamos tornar isto um hábito, já que algum dia você pode precisar do backup.

Gostou do tutorial? Deixe a sua dica para economizar espaço de armazenamento logo abaixo, na seção de comentários!

Leia também

Como usar vários monitores juntos no Windows 10

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box