Saiba como o Twitter se reergueu após passar por sua maior crise

Saiba como o Twitter se reergueu após passar por sua maior crise 6
O Twitter, que hoje permanece firme e focado, já passou por uma grande crise que o forçou a mudar tudo. Entenda como a rede social voltou ao jogo mais forte do que nunca.

Apesar de sempre ter possuído usuários fiéis, o Twitter passou, de uns tempos para cá, por uma grande crise. Hoje, iremos falar um pouco sobre como a rede social superou seus problemas e virou totalmente o jogo.

Pessoas chegaram a tuitar com a hashtag #RIPTwitter

Em 2016, mais precisamente no mês de fevereiro, mais de 1 milhão de pessoas ao redor do globo usaram a hashtag #RIPTwitter (“Descanse em paz, Twitter” em português) para comentar sobre o quão ruim a situação estava para o Twitter.

Saiba como o Twitter se reergueu após passar por sua maior crise 7

O motivo disso? A rede social estava passando por uma crise de tráfego, com usuários abandonando-a todo dia. E quando não há usuários, também não há empresas pagando para terem seus produtos anunciados na plataforma.

Nessa época, o valor das ações da empresa haviam caído a nível catastrófico – atingindo a marca dos US$ 14 por ação. No entanto, alguma coisa precisava ser feita, e ela acabou, de fato, sendo feita.

Como o Twitter se reergueu

Saiba como o Twitter se reergueu após passar por sua maior crise 8
Twitter possui cerca de 336 milhões de usuários mensais ativos.

Dentre as principais causas para a volta do Twitter, uma se destacou: a rede social definiu que seu foco seria a transmissão de notícias. Dessa forma, a plataforma ficaria responsável por uma tarefa que o Facebook havia se recusado a cumprir.

Essa sábia decisão fez com que o Twitter parasse de tentar fazer um pouco de tudo e se aprofundasse em algo que realmente valia a pena. Hoje, seja você um produtor de cinema ou de um jogo de videogame, um lugar fácil de anunciar e fazer bombar um novo projeto é justamente o Twitter.

“Dois anos atrás, estávamos fazendo muitas coisas e não estávamos executando nenhuma delas como gostaríamos”, disse Matt Derella, Chefe da Receita e de Parcerias do Twitter, em entrevista ao BuzzFeed News.

Saiba como o Twitter se reergueu após passar por sua maior crise 9
Alguns dos parceiros do Twitter.

No entanto, esse aspecto por si só não seria o suficiente para salvar uma empresa desse nível. Dito isso, também é necessário lembrar que outra estratégia foi usada pela rede social. Estamos falando de transmissões ao vivo de empresas parceiras.

Tudo começou com um surpreendente acordo com a NFL para transmitir jogos durante as noites de quinta-feira“Thursday Night Football” é o nome da programação. Tal acordo, que começou em abril de 2016, logo foi crescendo até chegar ao ponto em que estamos hoje: transmissões de jogos a todo instante.

Atualmente, o Twitter é parceiro de empresas e associações como: NBA, MLB, Live Nation, IMG Fashion e muitas outras. Isso faz com que haja muito lucro vindo desse tipo de serviço prestado pela rede social.

Mudanças que afetaram todos os usuários da rede social

Saiba como o Twitter se reergueu após passar por sua maior crise 10
Textos maiores foram só a ponta do iceberg.

Ainda que tenham realizado mudanças que desagradaram vários usuários – tais como a linha do tempo com cronologia reversa e a possibilidade de fazer tweets maiores – no fim das contas, todas essas novidades se provaram bem positivas.

E a razão para isso é bem simples: tanto usuários novos quanto usuários casuais aprovaram as mudanças. Agora, além de menos limitado, o Twitter mostra melhor o conteúdo e permite que você navegue sem dificuldades.

Além disso, outro ponto crucial ganhou a atenção da empresa. As publicações dos usuários, que muitas vezes eram repletas de conteúdo danoso para a comunidade, não eram devidamente filtradas. Na verdade, elas eram simplesmente ignoradas.

Porém, isso também mudou. No Twitter que vemos hoje, há diversos filtros anti-assédio para que o usuário só tenha ao seu redor pessoas e comentários que não vão acabar com o seu dia. Seja silenciando pessoas que não confirmaram o e-mail ou ignorando usuários que utilizam perfis sem imagem, a rede social disponibiliza ferramentas essenciais para manter a paz num ambiente que pode ser repleto de toxicidade.

E você, usa o Twitter? Caso sim, aproveita e segue o Showmetech por lá. Estamos sempre postando novidades sobre eventos e tecnologia em geral.

Fonte: BuzzFeed News.

Leia também

YouTube anuncia novas maneiras de patrocinar canais

Receba notícias por e-mail