Como recuperar arquivos de um pendrive corrompido

recuperar pendrive
Dicas simples para quando o pendrive for infectado por vírus e você precisa recuperar arquivos dentro dele

Ao mesmo tempo que a criação do pendrive facilitou muito para que as pessoas possam transportar arquivos pessoais de um computador para qualquer outro, ela também gerou novos problemas para os usuários, não sendo incomum problemas nesses acessórios que te fazem perder todo o conteúdo deles – e pode não ser tão fácil assim recuperar arquivos perdidos.

Por isso, traremos aqui algumas dicas do que você pode fazer para tentar recuperar arquivos que foram perdidos em um pendrive (ou em qualquer outro dispositivo de armazenamento externo) que pode te ajudar nos momentos de maior aperto.

Vírus “invisível”

Como recuperar arquivos de um pendrive corrompido
Perder arquivos do pendrive é um problema comum para quem usa computadores públicos

Este é um problema muito comum encontrado por pessoas que precisam imprimir algum arquivo, não possuem uma impressora em casa e precisam recorrer a lugares públicos para fazer essa impressão, como lan houses ou gráficas. Você leva o pendrive funcionando para fazer a impressão, ele é acessado e impresso normalmente, mas depois que você tenta conectá-lo em outro computador percebe que todos os arquivos nele foram transformados em “atalhos” e você não consegue acessar mais nada.

Isto acontece por causa de um tipo de vírus muito comum nesses tipos de computadores públicos, e que infecta seu pendrive assim que você abre qualquer arquivo na máquina que o possui. Apesar de ser algo bem chato, boa parte desses vírus não apaga seus arquivos (se você clicar com o botão direito do mouse em cima do drive que representa o seu pendrive e escolher a opção “Propriedades”, vai notar que ele não está vazio), mas simplesmente “oculta” todos os arquivos reais armazenados ali.

Resolver esse problema no Windows 10 é relativamente simples: 

Primeiro, você deve acessar a aplicação “Opções do Explorador de Arquivos” (que pode ser encontrada digitando este nome na barra de busca do Windows). Ao acessar essa aplicação, escolha a aba “Modo de Exibição” e desça a barra de rolagem até a opção “Pastas e arquivos ocultos”, e então selecione “Mostrar pastas e arquivos ocultos” e clique no botão “OK” para sair salvando a alteração.

Como recuperar arquivos de um pendrive corrompido
Você deve navegar pelo aplicativo “Opções do Explorador de Arquivos” até achar a opção que permite visualizar pastas ocultas do sistema

Feito isso, entre no pendrive e apague todos os atalhos que foram criados pelo vírus (com cuidado para não apagar os arquivos reais). O próximo passo então é deixar os próprios arquivos como não ocultos (o passo anterior permite visualizar apenas as pastas), e para isso você precisará entrar na aplicação “Prompt de comando”, que pode ser encontrado na lista do menu Iniciar ou ao procurar pelo nome na barra de busca do Windows.

Dentro dele, você precisará digitar a letra relativa ao drive designado pelo computador para o seu pendrive (neste exemplo, o pendrive será indicado como o drive “D”) e, dentro do prompt de comando, digitar a letra do drive seguido de dois pontos (no caso do exemplo da imagem, o comando usado foi “D:”) e então apertar a tecla “Enter”.

recuperar arquivos ibeesoft data recovery

Digite esta linha de código para forçar o pendrive a mostrar todos os arquivos ocultos existentes nele

O próximo passo é digitar a linha de código “attrib -r -s -h /s /d D:\*.*” (sem as aspas). É preciso obedecer o espaçamento exato dessa linha (ou seja, se dois caracteres estão juntos, eles precisam ficar juntos, e se há um espaço entre eles, é preciso dar este espaço no prompt) e também de lembrar de trocar o “D:” pela letra do drive relativo ao seu pendrive caso ela tenha outra identificação.

Após completar esses passos, todos os arquivos que estavam ocultos no pendrive deverão estar prontos para serem acessados, e aí para tirar o vírus de vez do acessório você pode rodar um antivírus para tentar eliminar a ameaça ou simplesmente copiar todos os arquivos dele para o seu computador e fazer a formatação completa do pendrive.

Recuperar arquivos com o iBeesoft Data Recovery

iBeesoft Data Recovery é uma opção para tentar recuperar arquivos perdidos

Agora, pode acontecer de um vírus ter realmente formatado seu pendrive e apagado todos os seus arquivos – e, por azar, você não tinha um backup deles em lugar nenhum. Neste caso, a única solução possível é tentar usar um desses programas de recuperação de arquivos – e uma boa solução nesse caso é o iBeesoft Data Recovery.

Desenvolvido pela iBeesoft, o programa é uma boa opção para tentar recuperar arquivos perdidos não só no pendrive, mas também em HDs externos, cartões de memória e até no próprio computador. Uma das vantagens do programa é que ele consegue recuperar todos os tipos de arquivos mais comuns, conseguindo restaurar desde PDFs e documentos de texto até músicas e vídeos.

Usar o programa é fácil, pois ele possui uma interface bem intuitiva: ao abrir o programa, a tela inicial te permitirá escolher o tipo de arquivo que você quer recuperar. Assim você pode decidir se o programa irá se concentrar em tentar recuperar arquivos de texto, de vídeo, de áudio ou então tentará recuperar todos os tipos que conseguir encontrar.

recuperar arquivos ibeesoft data recovery

Na tela inicial, você pode escolher o tipo de arquivo que quer tentar recuperar

Após selecionar o tipo de arquivo que será recuperado, o próximo passo é escolher qual dos dispositivos de armazenamento que o programa irá verificar. Aqui, você deve selecionar o drive relativo ao pendrive, HD externo ou qualquer outro onde estava o arquivo que você perdeu e quer recuperar.

recuperar arquivos ibeesoft data recovery

Nesta tela você deve escolher o drive em que estava o arquivo que foi perdido

Com o drive escolhido, o programa irá fazer a verificação e mostrará para você quais pastas e arquivos ele conseguiu encontrar para recuperação. Neste passo, você pode verificar se o arquivo que você quer recuperar foi encontrado pelo programa. Caso o arquivo tenha sido encontrado pelo programa, é só apertar o botão “Recover Now” para iniciar a recuperação.

recuperar arquivos ibeesoft data recovery

O programa permite visualizar quais pastas e arquivos ele conseguiu encontrar para tentar a recuperação

Depois de apertar o botão, uma nova janela irá se abrir para que você escolha onde quer que os arquivos recuperados sejam salvos. Neste momento você pode escolher salvar eles em alguma pasta do seu computador, ou até mesmo em algum outro dispositivo externo, como um cartão de memória SD.

recuperar arquivos ibeesoft data recovery

Nesta tela você pode escolher onde o programa irá salvar os arquivos recuperados

Escolhido qual o local que você quer que esses arquivos sejam salvos, é só aguardar o programa fazer a “mágica” dele e recuperar os arquivos que conseguiu encontrar. Esse processo pode demorar um pouco dependendo da complexidade do que está sendo recuperado, então é normal que o programa fique vários minutos trabalhando até completar a operação.

recuperar arquivos ibeesoft data recovery

Apesar de bem simples de usar, é preciso citar alguns “poréns” do iBeesoft Data Recovery. O primeiro deles é que o programa não é gratuito: você pode fazer o download de graça no próprio site oficial do produto e seguir até o passo de verificar quais arquivos podem ser recuperados sem pagar nada, mas para efetuar a recuperação em si é preciso comprar uma licença para o programa. A empresa oferece diversas opções de planos, mas infelizmente todos eles são em dólar – o que pode tornar até o plano mais barato meio salgado.

Outro “porém” é o fato de qualquer programa de recuperação não garantir 100% de efetividade. Então, é possível que o arquivo que você quer recuperar não é encontrado por ele, ou ainda que ele é encontrado mas não sobraram traços o suficiente para se fazer uma recuperação total, e a versão “recuperada” dele sai com erros ou corrompida. Por isso, recomendamos o uso desses programas de recuperar arquivos como uma “última alternativa” caso você não tenha mais nenhum outro modo de reaver um arquivo perdido.

Use a nuvem

Criar um costume de fazer backups na nuvem é a forma mais fácil de se proteger de problemas com a perda de arquivos em dispositivos físicos

A forma mais simples e rápida de se recuperar arquivos perdidos de um pendrive ou qualquer outro local de armazenamento é sempre ter um backup em nuvem desse arquivo. Opções de armazenamento gratuito em nuvem não faltam, e o uso dessa tecnologia acaba com todos os problemas envolvidos em se perder um arquivo importante, já que ele pode ser facilmente recuperado em praticamente qualquer aparelho que tenha uma conexão com a internet. 

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter