Como recuperar senha de qualquer e-mail de forma simples e rápida

recuperar senha e-mail
Com o uso de programas como o Recovery Toolbox, recuperar senhas esquecidas nunca foi tão fácil

Um problema bem comum na vida, daqueles que todo mundo já teve que passar pelo menos uma vez, é esquecer a senha do e-mail. Afinal, normalmente você cria a sua conta, a senha fica cadastrada no navegador e no celular, e você fica meses – senão anos – sem precisar digitá-la novamente, o que é o suficiente para qualquer um esquecer qual senha cadastrou. E o pior: você só acaba descobrindo isso quando precisa acessar sua conta de email em um aparelho diferente, e não faz a menor ideia de como fazer para recuperar uma senha perdida.

Na maioria das vezes, as próprias contas de e-mail já possuem uma opção de “esqueci a senha”, que costumam enviar um link para a definição de uma nova senha para uma outra conta de e-mail cadastrada. Mas se você não fez o cadastro de uma conta alternativa – ou então também esqueceu qual é a senha de acesso para esse conta de e-mail cadastrada para recuperar uma senha – a tarefa de relembrar a senha esquecida parece algo impossível.

Felizmente, hoje temos diversas ferramentas que podem ajudar a recuperar uma senha perdida, e trazemos aqui dois métodos simples que você pode tentar antes de desistir de vez e se sentir obrigado a criar um novo e-mail.

Recuperar senha pelo cliente de e-mail

O Outlook é o serviço de e-mail do Pacote Office, com total integração com outros serviços da empresa
Se alguma vez na vida vocÊ já usou o Microsoft Outlook, então é bem fácil recuperar uma senha perdida (Imagem/Reprodução: Deposit Photos)

Se em algum momento da sua vida você já usou o Microsoft Outlook para acessar essa conta de e-mail da qual perdeu a senha, uma forma rápida e fácil de recuperar ela é através do Recovery Toolbox for Outlook Password.

O Recovery Toolbox é um programa desenvolvido para recuperar de maneira simples e rápida a senha de qualquer e-mail que em algum momento foi configurado para acesso via Microsoft Outlook. A grande vantagem deste programa é que ele é compatível com qualquer versão do gerenciador de e-mails da Microsoft, funcionando até mesmo com as mais antigas. 

Após fazer a instalação do programa, é só escolher qual e-mail que você quer recuperar que, em questão de instantes, o Recovery Toolbox for Outlook Password te mostrará a senha daquela conta. Além disso, o programa também te permite resetar a senha daquela conta, possibilitando que você insira uma nova senha que seja mais fácil de lembrar.

recovery toolbox for outlook password
Através do Recovery Toolbox for Outlook Password, é possível encontrar a senha de qualquer conta de e-mail que foi configurada no programa da Microsoft (Imagem: reprodução)

Agora, se você é um usuário “old school” que se lembra de ter usado o Outlook em algum momento longínquo da sua vida mas, por algum motivo, o Recovery Toolbox não está conseguindo encontrar sua conta, é possível que na verdade o que você tenha usado foi o Outlook Express – um programa que funcionava igual ao Microsoft Outlook, mas com um número menor de recursos e ferramentas, e que podia ser encontrado no Windows 98, Windows 2000, Windows ME, Windows XP e Windows Server 2003.

Neste caso, você deve usar o Recovery Toolbox for Outlook Express Password. Este programa funciona exatamente igual ao Recovery Toolbox for Outlook Password, mas possui algoritmos criados especificamente para a recuperação de senhas do Outlook Express, permitindo que você recupere a senha até mesmo de contas que não acessa há muito tempo.

Recuperar senha pelo navegador

Agora, se você não costuma utilizar o Outlook e só acessa o e-mail através de seu navegador de internet, é possível recuperar uma senha que foi esquecida no próprio navegador. Claro, isso só funciona se você permite que ele lembre a sua senha na primeira vez que tenta acessar o e-mail – algo que provavelmente deve ter acontecido se você esqueceu sua senha, senão você teria que digitar ela toda vez que tentasse acessar o e-mail e provavelmente se lembraria dela.

Caso você utilize o navegador Google Chrome ou o Microsoft Edge, o procedimento é exatamente o mesmo: tudo que precisa fazer é entrar no menu de configurações do navegador e, logo na tela inicial, clicar no botão “Senhas”. Você será levado para uma lista onde estão todas as senhas que foram salvas pelo navegador. Assim, é só procurar o serviço de e-mail (como Gmail ou Yahoo) que você se esqueceu da senha naquela lista e clicar no botão que se parece com um “olho”, e a senha salva para aquele serviço lhe será mostrada.

recuperar senha chrome
Dentro do menu de configurações do Google Chrome, é só escolher a opção “Senhas” que vocÊ poderá ver uma lista de todas as senhas salvas no navegador

Já no Mozilla Firefox, para ter acesso à senhas salvas é preciso entrar no menu “Logins and Passwords”, que pode ser acessado diretamente do botão indicado por três barras horizontais paralelas que fica no canto superior direito da tela. Dentro desse menu, na parte esquerda você terá uma lista de todos os domínios que você possui uma senha salva. Assim, é só escolher qual é o serviço que você esqueceu sua senha e então clicar no botão que se parece com um “olho”, e a senha para aquele serviço será revelada.

recuperar senha firefox
O Firefox possui um menu dedicado exclusivamente para a listagem e visualização de senhas salvas, e pode ser acessado diretamente pelo menu principal do navegador

Assim, ainda que se esquecer de uma senha seja algo bem comum, recuperar ela se tornou muito mais fácil com a ajuda dos navegadores que fazem uma lista de todas as senhas salvas e de programas como como o Recovery Toolbox for Outlook Password, que permite recuperar senhas até mesmo de contas de e-mail que há anos não são acessadas.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter