Como sobreviver em Dead by Daylight

Como sobreviver em dead by daylight
Confira nossas dicas de como sobreviver em Dead by Daylight e vença todas as partidas!

Sejam bem-vindos ao Reino da Entidade! Se você é fã de conteúdos de terror e/ou suspense, provavelmente já ouviu falar em Dead by Daylight, o famoso DBD. Este jogo que consiste em sobreviventes fugindo de um assassino reúne o melhor dos elementos de terror e sobrevivência, fatores que trazem muitos jogadores ao título periodicamente. Já ouviu falar no jogo, mas não sabe por onde começar? Então confira conosco as melhores dicas de como sobreviver em Dead by Daylight!

O que é Dead by Daylight?

Para começar as dicas de Dead by Daylight, devo antes fazer uma breve introdução ao jogo. A princípio o DBD foi desenvolvido apenas para PC, em 2016, e chegou sem muito alarde, sendo considerado inclusive como um jogo indie. Alguns meses depois, foi introduzida ao jogo a DLC (Downloable Content, “conteúdo ‘baixável'”, em tradução livre) The Halloween Chapter, trazendo o famoso Assassino Michael Myers da franquia de filmes Halloween, assim como a Sobrevivente Laurie Strode, o que acabou por causar um certo burburinho.

Dbd halloween
DLC Halloween

Em 2017, a Behaviour Interactive (produtora do jogo), conseguiu os direitos de uso de outro personagem desse mundo do terror: o Leather Face, mais conhecido no Brasil pelo filme O Massacre da Serra Elétrica. A partir desta DLC, o jogo, então, começou a ficar um pouco mais famoso, inclusive por conta de streamers começarem a divulgá-lo.

Como é o DBD?

Dead by Daylight se joga numa partida que costuma girar em torno de trinta minutos e é composto por cinco jogadores: quatro Sobreviventes e um Assassino. O objetivo dos Sobreviventes é reparar geradores espalhados pelo mapa e conseguir energia suficiente para abrir o portão e sair do que é chamado de “O Reino da Entidade”. Enquanto isso, o Assassino tem o objetivo de matar os quatro Sobreviventes, os ferindo e, quando não conseguem mais ficar de pé, os pega no ombro e os coloca em ganchos, uma grande referência a uma das cenas do filme O Massacre da Serra elétrica.

Teoricamente fácil, né? Mas ao jogar em ambas as posições, você encontra certas dificuldades para alcançar seu objetivo, seja para reparar os geradores, seja para caçar, alcançar e finalmente matar os Sobreviventes. Então, após essa introdução, vamos às dicas de como sobreviver em Dead by Daylight.

Trailer de 2017 divulgando o lançamento do jogo para os consoles

Como sobreviver em Dead by Daylight

Dicas gerais

Levando em consideração que são dicas para iniciantes e você não possuirá pontos para progredir suas personagens, então vamos começar literalmente do zero.

Cada Sobrevivente e Assassino possuem três Vantagens únicas que ajudarão nos seus objetivos. Apesar de todos possuírem naturalmente três Vantagens, cada personagem pode equipar até quatro Vantagens. Essas Vantagens costumam ser um pouco ocasionais, então não necessariamente você usará as quatro em toda a partida. Todos os personagens (Sobreviventes ou Assassinos) podem “ensinar” suas Vantagens para os demais.

Perks survivors
Escolha quatro Vantagens antes de iniciar a partida.

Todos os personagens começam com suas Vantagens no nível 1 e, ao coletar Pontos de Sangue — que você consegue ao encerrar cada partida ou ao completar Rituais Diários assim, como realizar os Desafios do Compêndio –, você terá a possibilidade de melhorar essas Vantagens ou adquirir outras, através do sistema Teia de Sangue. Esse sistema consiste em gastar os Pontos de Sangue para conseguir itens, complementos ou oferendas, para então alcançar a melhoria de alguma Vantagem já adquirida ou conseguir uma nova.

Teia de sangue sobrevivente
Até chegar nas Vantagens, nas pontas e com um, dois ou três tracinhos, indicando seu nível, adquira outras coisas no caminho.

Dica sobre os Pontos de Sangue: para conseguir mais Pontos de Sangue, você pode utilizar Vantagens que aumentam essa quantidade como Prove-se do Dwight ou Vamos Viver Para Sempre, do David King. Sempre coloque oferendas que aumentam um pouco a quantidade de pontos. Além disso, dos Rituais e Desafios, você também pode ficar ligado em códigos que esporadicamente são divulgados em grupos e fóruns, concedendo uma quantidade de Pontos de Sangue.

  • Itens: os Itens te ajudam nos objetivos, como a Lanterna para cegar o Assassino ou desativar algumas armadilhas, os Kit Médicos que servem para curar a si mesmo ou aos aliados, as Caixas de Ferramenta que aumentam a velocidade em que o gerador é reparado, etc. Lembrando que todos os Itens possuem uma quantidade que é consumida enquanto você o usa, então, use com sabedoria. Se você sair vivo, você mantém seu Item;
  • Complementos: é possível melhorar os Itens com Complementos para, por exemplo, aumentar a duração em que você pode ligar a Lanterna, aumentar a velocidade de cura do Kit Médico ou tirar os Testes de Perícia (falarei no tópico de Sobreviventes) enquanto utiliza uma Caixa de Ferramentas para reparar um gerador. Mesmo saindo vivo, os Complementos são perdidos;
  • Oferendas: você pode escolher uma Oferenda para acontecer algo quando a partida começar, como aumentar as chances para jogar em um determinado mapa, aumentar a quantidade de pontos ganhos ou aumentar a sorte dos sobreviventes. As Oferendas são literalmente “queimadas” e você as perde ao final da partida.

O Assassino não pode equipar-se com Itens, ao invés disso, ele já possui um Poder único (às vezes mais de um) para ajudar em seu objetivo, e os Complementos melhoram este poder e/ou suas próprias funções naturais.

Jogando de Sobrevivente

Atualmente contando com 25 Sobreviventes das mais variadas características, histórias e personalidades, você pode escolher um deles para tentar escapar do Assassino. A princípio, quem joga no PC pode escolher entre os gratuitos, que são Dwight Farfield, Meg Thomas, Claudette Morel, Jake Park, Nea Karlsson, William “Bill” Overbeck e David King. Quem joga nos consoles não possui o Bill como personagem gratuito, por ser um Sobrevivente licenciado do jogo Left4Dead.

Como sobreviver em dead by daylight. Confira nossas dicas de como sobreviver em dead by daylight e vença todas as partidas!
Tela de seleção de Sobreviventes. Os primeiro oito são os gratuitos (para PC).

Dica de Sobrevivente: considerando o meta atual e como opinião, sugiro começar com a Meg Thomas, pois as Vantagens dela irão ajudar e muito sua jornada quando ensinar suas Vantagens aos outros Sobreviventes.

Após escolher o sobrevivente que mais lhe chamou atenção, vamos à partida propriamente dita (na verdade, após escolher a personagem, você ainda pode equipar Itens, Complementos e Oferendas, mas como você não possuirá nada, vamos prosseguir). Durante a tela de carregamento, fique atento, pois aparecem dicas preciosas que com certeza te ajudarão durante a partida.

Dica importante: nos primeiros níveis, durante a tela de carregamento, geralmente é exibida uma dica sobre como lidar com algum Assassino específico, isso indica que este Assassino citado é o que você enfrentará nesta partida!

Dicas dbd
Dicas durante a tela de carregamento.

Ao chegar ao Reino da Entidade, no mapa em que ela escolheu, a partida se deu início. Aqui os Sobreviventes começam a procurar geradores para reparar e o Assassino busca pelos Sobreviventes. Você pode escolher entre encontrar um gerador para reparar ou procurar um Totem para purificar. O Assassino consegue ver a aura de TODOS os geradores, então fique atento!

Por que um ou outro, se o objetivo é reparar os Geradores? Porque o Assassino em algum momento vai encontrar o primeiro Sobrevivente, vai persegui-lo e ele fará isso indo de Gerador em Gerador caçando sua primeira vítima, ou seja, você pode começar a reparar um Gerador sem ser pego, pode reparar e acabar sendo encontrado ou pode começar purificando um Totem, para dar tempo dele não te encontrar e procurar um Gerador depois, diminuindo suas chances de ser encontrado primeiro.

Ao interagir com um gerador, esporadicamente aparecerão Testes de Perícia, onde você deve clicar um botão para acertar este teste no campo indicado. Caso acerte na área maior, você ganhará pontos por um bom teste realizado, se acertar o campo menor, o progresso de reparo será um pouco mais rápido e você ganhará mais pontos por ter sucesso num teste ótimo.

Gen dbd
Repare os geradores para escapar.

O Totem é um artifício do jogo que pode ser vinculado a uma Vantagem do Assassino, ou não. Se estiver vinculado, será considerado um Totem Enfeitiçado, e ao purificá-lo, o Assassino fica sem essa Vantagem até o final da partida. Um Totem comum pode se tornar Enfeitiçado, por isso sugiro purificá-los sempre que encontrar um.

Totem dbd
Totem comum, à esquerda e Totem Enfeitiçado, à direita.

É possível encontrar Baús espalhados pelo mapa e, ao interagir com eles, você o destrancará e poderá encontrar itens para te ajudar a sobreviver. Algumas Vantagens, assim como Oferendas, podem melhorar a qualidade deste Item, conforme é aplicado o fator Sorte.

Baús dbd
Destranque Baús para encontrar Itens.

Enquanto está reparando um gerador, você poderá ouvir batimentos cardíacos, isso é o Raio de Terror do Assassino, que indica que ele está próximo. Quanto mais forte os batimentos e mais intensa a música fica, quer dizer que ele está bem perto, então faça o menor barulho possível e tente não ser visto. Esconda-se atrás do que o cenário oferece, que podem ser pedras, paredes, arbustos volumosos, árvores etc.

Não sugiro que você corra, pois, ao correr, os Sobreviventes deixam rastros no caminho em que você percorreu (chão, paredes) que podem ser vistos exclusivamente pelo Assassino. Corra apenas se de fato você tiver sido visto e ele estiver atrás de você. Lembre-se de sempre conferir, olhando pra trás rapidamente, se ele realmente está te perseguindo. Isso pode economizar seu tempo ou te poupar de utilizar recursos desnecessários, como jogar uma Pallet em vão.

Rastro dbd
Os traços em vermelhos são os rastros deixados pelos Sobreviventes.

Como se defender do Assassino?

Para se defender de uma chase (termo utilizado no jogo para se referir à perseguição), você pode utilizar alguns artifícios como as Pallets, pedaços de madeira jogados que criam uma barreira entre você e o Assassino e que podem atordoá-lo, dando mais tempo ainda para criar distância. O Assassino pode quebrar as Pallets, então as use com segurança.

Pallets dbd
Derrube Pallets para atrasar o Assassino.

É muito importante que você não corra em linha reta – tente fazer zigue-zague ou correr de forma aleatória, para que a perseguição não seja tão rápida. Claro, tendo em mente que você deve sempre fazer essas corridas próximas às janelas e/ou Pallets, para poder, sempre que possível, criar distância entre vocês.

Pule janelas e outros obstáculos para que o Assassino tenha dificuldade em te alcançar. Enquanto numa perseguição, pule a janela correndo e tendo o ângulo do personagem o máximo que puder ficar de frente com a janela, para conseguir realizar um Salto Rápido. Se você pular a janela estando, por exemplo, ao lado dela (e não de frente), você realizará um Salto Médio, um movimento mais lento que dá brecha para que o Assassino te alcance. Você só pode realizar três Saltos num obstáculo, pois a Entidade bloqueia este lugar após o terceiro Salto durante um período. A Entidade não bloqueia Saltos em Pallets. Saltar sem correr não bloqueia o obstáculo.

Outra maneira de se esconder, um pouco mais arriscada, é entrando nos Armários que estão espalhados pelo mapa. Ao entrar num Armário, você fica com o status de Cegueira, sendo incapaz de enxergar Auras. Mas tome cuidado para não ser uma opção muito óbvia, pois se o Assassino abrir o armário em que você estiver, você será levado ao Gancho.

Dica importante: se você não estiver em chase (em alguns casos, mesmo se tiver) não realize as ações acima correndo. Se for pular uma janela, fora da chase, o faça sem correr. Se for se esconder num armário fora da chase, o faça sem correr. Essas ações, quando realizadas durante uma corrida, sinalizam o Assassino, revelando sua localização.

Locker dbd
Se estiver num armário, sua aura não poderá ser revelada ao Assassino.

Dica sobre armários: uma das Vantagens do Assassino, a Churrasco com Chili (comumente conhecido como BBQ ou Barbecue, entre os jogadores) garante a possibilidade de ver a aura de todos os Sobreviventes que estiverem longe dele assim que ele põe alguém no Gancho. Entre no armário antes disso e fique até 5 segundos após ele terminar de enganchar, assim ele não conseguirá saber sua localização. A não ser que você esteja muito próximo, ele não conseguirá ver a aura.

Outra maneira de se livrar do Assassino é através dos famosos loops. Este é um dos artifícios mais difíceis e mais úteis em Dead by Daylight. Consiste em que você fique com o Assassino, sem ser pego o maior tempo possível. Você pode realizar loops entre Pallets, dando a entender que você vai jogá-las, mas não joga, pode ser próximo a janelas, abusando da estética do mapa para continuar criando distância entre você e o Assassino. Essa, assim como a maioria dos artifícios, vêm com a experiência no jogo.

Loops dbd
Utilize os recursos no mapa ao seu favor, como paredes longas e Pallets.

Depois que os cinco geradores estiverem reparados, vocês devem abrir um ou os dois Portões para, enfim, saírem do Reino da Entidade — e ganhar a partida. Abrir o Portão leva um tempo, então o faça com cautela para não acabar sendo pego. Tome cuidado pois, quando abrir o Portão, começará o Colapso da Reta Final, e se você não sair dentro daquele período, a Entidade o matará.

End game dbd
A barra em cima indica o tempo que você tem para escapar, ou será morto pela Entidade. Puxe essa alavanca para abrir o Portão.

Existe também a Escotilha, uma passagem que te leva à vitória. Em alguns casos você pode encontrar e sair pela Escotilha:

  • Caso você seja o único Sobrevivente no mapa: seja pela saída dos demais ou porque alguém se desconectou e você acabou sendo o único restante;
  • Ao restar no mínimo 2 geradores para reparar, a Escotilha aparecerá fechada, então você pode utilizar uma Chave Roxa ou Rosa para abrir a Escotilha e ganhar a partida. A Escotilha permanecerá aberta por até dez segundos, então outros Sobreviventes poderão escapar também.
Hatch dbd
Escape pela Escotilha!

O Assassino pode fechar a Escotilha, e se o fizer, começará o Colapso e você deverá abrir um dos Portões para escapar, a não ser que você possua outra Chave para sair pela Escotilha.

Como lidar com ferimentos

Se você for atingido pelo Assassino, você estará no estado Machucado e, se for atingido novamente, estará no estado Morrendo e neste último, com possibilidade de ser colocado em algum Gancho. Caso você esteja Machucado, você pode ser curado por outro Sobrevivente, pode se curar usando alguma Vantagem que ofereça essa possibilidade ou pode se curar usando um Kit Médico. Se curar, assim como reparar Geradores ou purificar Totens, leva algum tempo, então se posicione bem para que não seja encontrado pelo Assassino.

Heal dbd
Um Sobrevivente sendo curado por outros dois.

Dica sobre sons: todas as ações do Sobrevivente costumam fazer barulhos que podem ser identificados pelo Assassino, então evite purificar Totens, por exemplo, se ele estiver por perto; o mesmo vale para reparar Geradores, realizar ações de cura, etc. Inclusive estar Machucado ou Morrendo emitem sons, assim como correr em locais com grama, madeira ou ferro pode indicar sua localização.

Ao estar no estado Morrendo, você não poderá se levantar, a não ser que outro Sobrevivente te cure o suficiente para que você ao menos levante ou utilize alguma Vantagem para que o faça por si mesmo. Caso não se levante a tempo, o Assassino pode te colocar no Gancho para ser sacrificado à Entidade.

Dying dbd
Arraste-se ou recupere-se no estado Morrendo.

Se você foi pego no ombro durante o estado Morrendo, você poderá se Debater para se soltar ou pode ser solto por outros Sobreviventes caso eles consigam cegar o Assassino usando uma Lanterna ou atordoando-o com a Pallet.

Debatendo dbd
Debate-se para tentar se livrar do Assassino.

Você foi atingido duas vezes e colocado ao Gancho, então você possui duas opções: aguardar até você ser tirado por outro Sobrevivente, ou pode tentar se soltar, entretanto, tentar se soltar possui 4% de chance de dar certo, então o ideal é aguardar para que alguém te tire. Se você tentar sair e falhar, o seu Progresso da Entidade será consumido e você pode acabar tendo que “lutar pela sua vida”.

Struggle dbd
Acerte os Testes de Perícia para sobreviver ao Gancho.

Essa é a última tentativa de se manter vivo. Durante essa fase, que é a segunda parte de estar enganchado, aparecerão Testes de Perícia para que você acerte para tentar se manter vivo – sempre que acertar um Teste, o próximo virá menor. Se você errar duas vezes, a Entidade te matará e o sacrifício do Assassino à Entidade estará completo. Lembrando que todos os Sobreviventes podem ser enganchados até duas vezes, na terceira ele será automaticamente sacrificado.

Você pode evitar que algum Sobrevivente (ou até você mesmo) seja enganchado ao Sabotar Ganchos. Utilizando a Vantagem que concede essa habilidade ou através de uma Caixa de Ferramentas, você pode fazer isso inutilizando aquele Gancho durante um curto período.

Sabotage dbd
Gancho sabotado.

Status

Fique ligado pois algumas ações podem causar vários status aos Sobreviventes, como:

  • Exaustão: você não consegue utilizar certas Vantagens como Duro na Queda, Arrancada Explosiva, Agilidade etc;
  • Dilacerado: aumenta o período necessário para realizar uma ação de cura;
  • Hemorragia: aumenta a frequência com que o sangue é caído no chão;
  • Exposto: estado em que, se o Assassino te atingir com um golpe básico, você irá para o estado Morrendo.
Status dbd
Ao lado direito, vários status diferentes, inclusive os citados

Entre muitos outros, inclusive status positivo, como o Resistência, que concede proteção ao próximo golpe que lhe causaria dano.

Afinal, quem é a Entidade?

A Entidade é o ser que comanda tudo em Dead by Daylight. Ela quem invoca os Sobreviventes e Assassinos aos mapas, ela induz o Assassino a realizar sacrifícios para si, ela até mesmo pode consumir seus itens ou bloquear suas passagens. Extremamente poderosa, ela é explorada pouco a pouco no desenrolar da história.

Entity dbd
Fanart sobre como a Entidade costuma ser vista. Créditos na imagem.

Dead by Daylight está disponível para a maioria dos consoles atuais, incluindo PC, PS4 e PS5, Xbox One e Xbox Series X/S, Nintendo Switch etc. Ao acessar o site, você pode conferir para qual console você vai querer adquirir o jogo, no canto superior direito, no botão vermelho “Buy Game”. O valor do jogo (e das DLCs) variam conforme a plataforma desejada. Lembrando que há crossplay!

Como sobreviver em dead by daylight. Confira nossas dicas de como sobreviver em dead by daylight e vença todas as partidas!
Alguns dos vários Sobreviventes disponíveis

O que achou das dicas sobre como sobreviver em Dead by Daylight? Será que você vai conseguir escapar do Reino da Entidade? Faremos uma matéria sobre como jogar de Assassino no DBD, enquanto isso, confira nossa review de Resident Evil Village. Lembrando que Resident Evil em breve será uma nova DLC no DBD!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

2 Comentários

Clique aqui para postar um comentário