Saiba como transferir conversas do WhatsApp entre Android e iPhone (e vice-versa)

Saiba como transferir conversas do WhatsApp entre Android e iPhone (e vice-versa)
Confira neste tutorial como transferir conversas do WhatsApp entre iPhone e Android de forma simples e rápida

Você comprou um celular novo e agora precisa fazer todo aquele processo de transferência de arquivos. Em alguns aplicativos, esse trabalho pode até ser fácil e rápido, mas nem todos são assim, infelizmente. Por exemplo, transferir conversas do WhatsApp do Android para iOS (ou vice-versa) pode ser trabalhoso, entretanto existem programas que facilitam a migração e que não deixam perder os arquivos das conversas.  

Pensando nisso, criamos um guia de como transferir o WhatsApp para um celular novo com um dos programas mais populares que envia conversas do WhatsApp para outros aparelhos sem precisar usar o Google Drive, iCloud ou e-mail. Trata-se do iMyFone iTransor for WhatsApp, uma ferramenta que, além de fazer a migração completa, também pode ser usada para backup das suas conversas, entre outras funcionalidades.

Como transferir conversas do WhatsApp para um celular novo

Primeiro, o usuário precisa instalar o aplicativo do WhatsApp no celular novo, disponível gratuitamente para aparelhos Android e iOS (iPhone). Em seguida, é necessário fazer a instalação do software de transferência do WhatsApp entre Android e iPhone (disponível para Windows e Mac).

O iMyFone está disponível para Windows e Mac (macOS)
O iMyFone, para transferir conversas do WhatsApp, está disponível para Windows e Mac (macOS)

Para evitar possíveis erros durante o processo de migração, o iMyFone recomenda fazer o backup das conversas. Você poderá realizar diretamente no aplicativo do mensageiro, em Configurações. 

O programa consegue migrar conversas, áudios, vídeos e fotos do WhatsApp: de iPhone para Android, Android para iPhone, iPhone para iPhone e Android para Android. Basicamente, o método de transferência é igual para todos os sistemas operacionais. Abaixo, mostramos como transferir conversas do WhatsApp do iPhone para o Android (e ao contrário também). Confira como é simples.

Passo 1 : Conecte os dois smartphones no computador e abra o iMyFone iTransor for WhatsApp para começar a transferir conversas do WhatsApp do Android para o iOS. Inicialmente, o programa pode pedir para ativar o modo Depuração USB e, para fazer isso, basta clicar na marca do aparelho (com sistema Android) e seguir as orientações. 

Escolha a marca do seu smartphone Android para transferir conversas do WhatsApp
Escolha a marca do seu smartphone Android

Passo 2: Aqui, antes de começar a transferir as conversas do WhatsApp, note que o iTransor for WhatsApp irá reconhecer automaticamente ambos os aparelhos conectados. Confira se eles estão na ordem correta e clique em “Transferir”. 

Aprelhos conectados para transferir conversas do WhatsApp
Aqui aparecem os telefones conectados, antes do programa começar a transferir conversas do WhatsApp

Passo 3: Na próxima tela, escolha a opção “WhatsApp Messenger” ou “WhatsApp Business”, conforme a versão que você esteja utilizando.

Escolha "WhatsApp" antes de começar a transferir conversas do WhatsApp
Selecione “WhatsApp Messenger” para iniciar a transferência

Passo 4: O iTransor for WhatsApp mostrará um último aviso antes de começar a transferir as conversas do WhatsApp. Leia atentamente os três tópicos com as instruções. Caso esteja tudo ok, basta clicar em “Continuar”. 

Leia as instruções antes de transferir as conversas do WhatsApp
Antes de transferir as conversas do WhatsApp, leia atentamente as informações do programa

Passo 5: Durante a migração de arquivos do WhatsApp, o iTransor pode solicitar para ativar ou desativar alguns recursos de ambos os aparelhos que podem impedir a transferência de conversas (veja exemplo abaixo). Felizmente, o próprio programa apresenta os caminhos que você deve seguir para alterar os recursos. Com isso, basta prosseguir.

Último passo antes de transferir conversas do WhatsApp
Antes de encerrar, o iTransor pode solicitar algumas verificações

Pronto! Todo processo termina em “Transferir os dados”. O próprio iTransor avisa quando estiver tudo transferido.O tempo para fazer esse trabalho vai depender da quantidade de arquivos que há em sua conta do WhatsApp. Normalmente, a conclusão é feita em 30 minutos, mas pode ir além. 

Fazer backup do WhatsApp para o computador

Além de transferir conversas do Whatsapp, o iTransor pode ser usado para fazer backup do mensageiro. O grande diferencial do iTransor é conseguir salvar os arquivos do WhatsApp sem restrições, diferentemente de serviços como o Google Drive e iCloud. Instalando o programa, todos os dados do aplicativo ficam salvos no seu PC. Veja a seguir como fazer. 

Passo 1: No próprio iTransor você encontrará o segundo menu “Backup do WhatsApp em dispositivos”. Clique nele selecione o smartphone com o mensageiro instalado. Lembrando que o aparelho deve estar conectado ao computador no cabo USB; habilite a Depuração USB e libere o acesso ao seu dispositivo Android, ou “confie no computador” desbloqueando a tela do seu iPhone. Caso tenha feito isso anteriormente (para transferir conversas do WhatsApp), o iTransor pulará essa parte de liberação. 

Tela para backup do WhatsApp
Opção para fazer backup do WhatsApp através do iTransor

Passo 2: Na próxima tela, você só precisa selecionar se deseja fazer o backup do WhatsApp Messenger (convencional) ou do WhatsApp Business.

Tela para transferir conversas do WhatsApp e fazer backup das conversas
Agora, selecione WhatsApp Messenger ou WhatsApp Business para continuar

Passo 3: Agora você só precisa aguardar que o programa irá fazer o backup automaticamente. Novamente, o tempo pode variar de acordo com a quantidade de arquivos. 

Carregamento de backup do WhatsApp
Dependendo da quantidade de arquivos, o carregamento pode demorar, assim como na opção de transferir conversas do WhatsApp

Passo 4: Pronto! Backup realizado. O próprio iTransor apresenta o caminho para você visualizar o arquivo salvo. 

Backup das conversas do WhatsApp realizado com sucesso
Backup das conversas do WhatsApp realizado com sucesso

Restaurar backup do WhatsApp 

Outra função existente no iTransor é a de restaurar o backup do WhatsApp para o seu smartphone. Também é possível exportar apenas um chat diretamente para o seu computador (explicaremos logo abaixo). Veja a seguir como fazer ambos. 

Passo 1: Para iniciar a restauração, clique no terceiro menu do iTransor: “Restaure/Exporte cópias de segurança do WhatsApp”. Escolha o backup da lista (como na imagem abaixo).

Página para restaurar conversas do WhatsApp
Escolha a lista e depois clique em “Restaurar para dispositivos”

Passo 2: Em seguida, você poderá visualizar os chats e arquivos a serem restaurados, porém, se preferir, o programa pode fazer a restauração direto. Após carregar os arquivos, basta olhar no dispositivo para ver as mensagens. 

iTransor restaurando as conversas do WhatsApp
iTransor restaurando as conversas do WhatsApp

Exportar chats individuais

Passo 1:Exportar arquivos de chats individuais também é muito simples. Ainda no menu “Restaure/Exporte cópias de segurança do WhatsApp”, selecione “Exportar para computador”. 

Página para iniciar a exportação das conversas do WhatsApp
Para iniciar, clique no botão “Exportar para computador”

Passo 2: Após a análise do iTransor (que pode demorar alguns minutos dependendo do arquivo), você poderá visualizar todas as conversas, bem como mídias ali presentes. Para exportar, basta selecionar um chat individual ou, se preferir, também é viável todos de uma vez. Por fim, selecione um dos formatos disponíveis: HTML ou CSV/XLS.

Conversas do WhatsApp para exportar
Conversas do WhatsApp para exportar

Benefício

O que achou do iMyFone iTransor for WhatsApp para transferir conversas do WhatsApp? Essa é uma das alternativas mais seguras e em conta para você fazer transferências e ter sempre por perto os dados da sua conta. Além disso, o programa funciona sem limitações. 

Para os leitores do Showmetech, o iMyFone disponibilizou um cupom de desconto para obter o programa por apenas US$ 29,95 no plano básico, que oficialmente custa US$ 59,95. Para aproveitar o benefício, basta utilizar este código: F487SA.

Se você já o utiliza para transferir conversas do WhatsApp ou para outros recursos, conta a experiência para nós aqui nos comentários.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

1 Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter