Como transmitir a tela do celular para a TV

chromecast 990x595 - Como transmitir a tela do celular para a TV
Nós te ensinamos como transmitir a tela do celular para a TV e aproveitar tudo que ele oferece, só que em uma tela bem maior.

Ficou com vontade de assistir aquele vídeo do Youtube do seu celular em uma tela maior? Uma forma de resolver essa questão é conectar seu smartphone a um aparelho de televisão. Dessa forma, além de vídeos, ver fotos, ouvir músicas e até jogar games em telas maiores que a do seu smartphone. Neste artigo, nós ensinamos três métodos simples, rápidos e, em geral, baratos para você conectar seu aparelho à sua televisão e transmitir sua tela.

Solução “fácil”: cabo adaptador HDMI

Primeiramente, para conectar o seu smartphone à TV através da entrada HDMI você precisará de um cabo. Este é exatamente o mesmo que liga diversos aparelhos atualmente, como videogames e monitores. Porém, para fazê-lo funcionar em seu smartphone, precisará de um adaptador que conecte-o à entrada micro-USB comumente usada nos celulares.

Esse adaptador não é muito caro e nem muito difícil de ser encontrado, pois praticamente todos os fabricantes de smartphones possuem um para seus dispositivos.

71bvyshak3l. sl1500  - Como transmitir a tela do celular para a TV
Um adaptador permite conectar seu celular à TV

Depois de conectar seu smartphone à televisão pelo do cabo, você precisará selecionar a fonte na tela da sua TV. Essa opção varia de acordo com o fabricante e modelo do aparelho, mas normalmente é opção “Fonte”, “Source” ou “Input”. Escolha “HDMI” e a televisão mostrará a tela atual de seu smartphone.

A única desvantagem desse método é ser necessário o uso de um cabo, em que o celular sempre precisa estar conectado ao televisor. Além disso, esse cabo costuma ser bem curto, então nada de ficar no sofá mexendo no seu smartphone enquanto assiste ao conteúdo na televisão.

Fazendo a conexão pelo Chromecast

Para aqueles que não conhecem o aparelho, o Chromecast é um dispositivo de conexão e espelhamento digital do Google. Ele foi desenvolvido para permitir ao usuário assistir o conteúdo de seus smartphones na TV. Entretanto, é importante que seu smartphone tenha ao menos o Android 4.4 para que ele seja compatível com o Google Cast. Além disso, é preciso também que sua televisão tenha uma entrada USB e/ou HDMI para conectar o gadget.

Para verificar a compatibilidade de seu smartphone, basta visualizar o símbolo de espelhamento está na barra de atalhos rápidos, ou na parte superior de qualquer aplicativo que mídia como o Youtube, Netflix e Spotify. Após isso, basta selecionar a opção,  conectar o dispositivo com o Chromecast e assistir seu conteúdo preferido na tela de sua TV.

Chromecast Mirroring in app - Como transmitir a tela do celular para a TV
O Chromecast é uma solução rápida e prática para espelhar a tela do celular na TV

Pareamento pelo Wi-Fi: uma solução específica

Ainda nas opções sem-fio, você também pode conectar seu smartphone à TV via uma conexão Wi-Fi. Para isso, você vai precisar que seu televisor tenha acesso Wi-Fi. Normalemnte, essa é uma funcionalidade encontrada nas Smart TVs.– Além disso, é claro que seu smartphone também precisa ter essa opção.

Você pode verificar se o seu smartphone possui essa função de conexão indo até o menu de configurações rápidas do Android e acessando “Screen Mirroring” ou “Transmitir”. Após isso, siga os seguintes passos:

f5997ee5f235144783a0b87475c31c8f 1 - Como transmitir a tela do celular para a TV
Se sua TV possui conexão Wi-Fi, você pode espelhar a tela do celular diretamente
  • Acesse as opções de fonte de sua televisão, aqui, escolha a opção de monitor sem fio;
  • Feito isso, agora Inicie a opção de screen mirroring em seu smartphone. O aparelho irá mapear os dispositivos que estejam conectados à sua rede Wi-Fi. Quando ele localizar a sua televisão, é só selecioná-la;
  • Após o reconhecimento mútuo entre Smart TV e smartphone, todo o conteúdo do display de seu celular será reproduzido na tela de sua TV. Simples, não é?

E então, qual a sua forma preferida de conectar seu smartphone à TV e, se você ainda não experimentou, qual tentaria? Fique atento pois, ao escolher qualquer tipo de conexão, é preciso se certificar que seu dispositivo irá suportar esse tipo de configuração para que não ocorram problemas de conectividade ou de resolução de imagem. Portanto, sempre consulte antes o site do fabricante para mais informações.

chromecast - Como transmitir a tela do celular para a TV

Receba Notícias por E-mail:

Share via