Conecte-se conosco
Tutorial Como conectar o seu smartphone à TV - Como transmitir a tela do celular para a TV

Android

Como transmitir a tela do celular para a TV

Nós te ensinamos como transmitir a tela do celular para a TV e aproveitar tudo que ele oferece, só que em uma tela bem maior.

Ficou com vontade de assistir aquele vídeo do Youtube do seu celular em uma tela maior? A solução para isso é conectar seu smartphone a um aparelho de televisão que, além de vídeos, lhe permite que você mostre fotos para os amigos, jogue games numa tela maior e muito mais.

O melhor de tudo é que esta conexão é bem simples e pode ser feita de muitas maneiras. Confira abaixo todas os métodos e dicas.

Conectando pelo Chromecast

Muitos usuários utilizam o Chromecast, aparelho de conexão e espelhamento digital criado pelo Google, para assistir o conteúdo de seus smartphones na TV. Para ser compatível com o Google Cast (tecnologia usada pelo Chromecast) é preciso que seu dispositivo esteja rodando com o Android KitKat ou uma versão superior, o que já é algo bem comum. E, claro, é preciso também que sua televisão tenha uma entrada USB e/ou HDMI para usar uma das versões do gadget.

O símbolo de espelhamento está disponível na barra de atalhos rápidos, ou na parte superior de qualquer aplicativo que seja compatível com o Google Cast como o Youtube, Netflix, Spotify, etc. Dessa forma, basta selecionar a opção,  conectar o dispositivo com o aparelho e desfrutar do seu conteúdo preferido na tela da TV.

androidpit Chromecast 2015 23 w782 - Como transmitir a tela do celular para a TV

Conectando pelo cabo HDMI

Já para conectar o seu smartphone à TV através da entrada HDMI você precisará, obviamente, do cabo HDMI, bem como de um adaptador que conecte a entrada microUSB do seu smartphone ao cabo HDMI.

Esse adaptador não é muito caro e nem muito difícil de ser encontrado, pois praticamente todos os fabricantes de smartphones têm um disponível. Cabos de qualquer marca realizam o trabalho.

AndroidPIT control a phone with a mouse 6 w782 - Como transmitir a tela do celular para a TV

Uma vez conectado o smartphone à televisão através do cabo, basta selecionar a fonte na tela do televisor. Para fazê-lo, pressione o botão do seu controle chamado “Fonte”, “Source” ou mesmo “Input”. Ao selecionar “HDMI”, a televisão mostrará a tela atual do smartphone.

A única desvantagem desse método é ser necessário o uso de um cabo, em que o celular sempre precisa estar conectado ao televisor.

Conectando através do Wi-Fi

Finalmente, para poder conectar o seu smartphone com uma televisão através do sinal sem fio, é necessário que a sua televisão tenha acesso Wi-Fi (geralmente as Smart TVs oferecem suporte), e que o seu smartphone permita essa opção.

Para saber se o seu smartphone possui essa função, vá ao menu de configurações rápidas do Android e acesse “Screen Mirroring” ou “Transmitir”. Após isso, siga os seguintes passos:

chrome new 2 1 w782 - Como transmitir a tela do celular para a TV

  • Através da fonte da sua televisão (o botão “Source”, como mencionado anteriormente), selecione também a opção de tela/monitor sem fio;
  • Inicie a opção de screen mirroring em seu smartphone. Seu smartphone começará a buscar outros dispositivos que estejam conectados à rede Wi-Fi através dessa função. Selecione a televisão que você conectou à rede;
  • Depois que ambos os dispositivos se reconhecerem, você poderá ver na tela de sua televisão tudo que fizer no display do seu smartphone.

E então, qual a sua forma preferida de conectar seu smartphone à TV e, se você ainda não experimentou, qual tentaria? Fique atento que ao escolher qualquer tipo de conexão é preciso se certificar que seu dispositivo irá suportar esse tipo de configuração para que não ocorram problemas de conectividade ou de resolução de imagem. Portanto, sempre consulte antes o site do fabricante para mais informações.

Continue lendo
Advertisement

Sou um amante de ciência, livros e games desde que ganhei meu primeiro videogame e pude ler meu primeiro livro completo. Também sou graduando em Ciência da Computação pela UFRGS e programador inveterado nas horas vagas.

Comentários
Subir