Como usar bancos de imagens nas redes sociais de maneira inteligente

capa do post de dicas de fotos para redes sociais
Saiba como usar bancos de imagens nas redes sociais de maneira inteligente para sair na frente na hora de criar sua identidade visual

Pode ser um desafio produzir imagens alta qualidade para sua empresa ou marca. Você não precisa apenas encontrar conteúdo visual para seu blog e site, mas hoje em dia parece que é preciso produzir um fluxo interminável de recursos visuais para nossos conteúdos online, como postagens no Facebook, artigos do LinkedIn, Twitter, e Instagram

Neste artigo, nós do Showmetech vamos compartilhar algumas dicas e estratégias importantíssimas para usar bancos de imagens de forma transparente como parte de sua marca e sem cair naquelas armadilhas e clichês que esbarramos na criação de uma identidade visual.

Para isso, vamos usar como exemplo o DepositPhotos, banco de imagens que facilita a nossa vida com filtros e categorias temáticas para que nosso tempo não seja gasto procurando imagens por horas

Para que as fotos não sejam detectadas como stockphotos (imagens genéricas, conhecidas por não serem naturais) em suas postagens de mídia social, elas devem ser:

  • Relevante para o conteúdo sobre o qual você está postando;
  • Consistente com sua marca;
  • Único o suficiente para chamar a atenção.

Pense fora da caixa na hora de pesquisar

Então, a primeira coisa que você precisa ter em mente ao usar um banco de imagens é que pensando fora da caixa seus resultados de pesquisa serão muito mais efetivos. Seguem alguns exemplos:

Ponto de vista – Use a vista aérea, drone e panorâmica para encontrar imagens de cima; use vista do chão para imagens de baixo para cima; também utilize o POV (ponto de vista) para imagens tiradas pelas lentes do ponto de vista de outra pessoa;

Se você pesquisar por "POV" no DepositPhotos, aparecerá diversas imagens de diferentes pontos de vista
Se você pesquisar por “POV” no DepositPhotos, aparecerá diversas imagens de diferentes pontos de vista (Imagem: DepositPhotos)

Tempo – Use períodos como os anos 50/60 ou palavras como “retrô” ou “nostalgia” para encontrar imagens do passado. Pôr do sol, o nascer do sol ou a hora dourada também podem ser uma opção para encontrar belas imagens iluminadas com aquele brilho logo após o nascer do sol e logo antes do pôr do sol;

Idade – Crianças, idosos, adultos ou adolescentes e muito mais em conjunto da palavras-chave para restringir sua pesquisa;

Associação – Palavras ou categorias relacionadas. “Coração por amor”, “pomba por paz”, “desejo por viajar”. Faça um brainstorm de ideias para ser criativo;

Cor – Do verde ao rosa, preto e branco e tudo mais, a adição de cores ao filtro de pesquisa pode ajudá-lo a encontrar rapidamente imagens que correspondem à sua marca;

Fotografia divertida – Use termos “divertidos” de fotos como miniatura ou mudança de inclinação (o efeito fotográfico que dá a perspectiva de miniatura). Use bokeh ou desfoque ou exposição de riscos (para fotos de longa exposição) para encontrar fotos com efeitos específicos de fotografia.

Escolha imagens que combinem com sua marca e seu Feed

Como você pode começar a usar bancos de imagens para combinar com sua marca? Talvez sua marca seja bastante feminina com tons de rosa e você esteja procurando algumas fotos para adicionar citações inspiradoras. Você pode usar as palavras-chave flat lay e pink para encontrar imagens para escolher.

Usando as palavras-chave flat lay e pink para encontrar imagens.
Usando as palavras-chave flat lay e pink para encontrar imagens com cores rosas (Imagem: DepositPhotos)

Do neon ao retrô e do clássico ao preto e branco, seja específico na sua pesquisa para encontrar imagens que correspondam à sua vibração. Existem imagens e temáticas que nunca perdem a validade, então fotos da natureza, por exemplo, são sempre eternas e universais.

Quando você tem um tema de cores para combinar, pode ser mais fácil restringir sua escolha de fotografia e combiná-la com seu feed. Basta adicionar a cor à sua pesquisa por palavra-chave (ou usar a ferramenta de cores disponível na maioria dos bancos de imagens) e você estará pronto!

Esteja atento ao seu público alvo

Usar imagens incorretas pode afastar seu público ao invés de atraí-los. Cuidado ao utilizar imagens relacionadas à culturas específicas, religião ou algum cunho político. Se quiser agradar um público estrangeiro por exemplo, pesquise antes de fazer alguma postagem que possa soar como algo negativo ou superficial em relação àquela cultura.

Cuidado ao utilizar imagens relacionadas a culturas específicas, religião, ou algum cunho político.
Cuidado ao utilizar imagens relacionadas a culturas específicas, religião, ou algum cunho político (Imagem: DepositPhotos)

As fotos são suas, inclusive para mudá-las!

Você não precisa necessariamente usar as fotos como elas são – você também compra o direito de modificá-las, para que seja possível criar uma obra de arte, que pareça muito diferente da original.

Desde a adição de um cabeçalho à sua imagem do Pinterest até a criação de uma imagem de cotação, geralmente adicionamos texto às imagens nas mídias sociais. Também podemos adicionar ícones e ilustrações e elementos de design.

Quando você adiciona texto e ilustrações, pode escolher uma imagem simples e transformá-la em algo que seja muito mais coerente com a sua proposta.

Pegue uma imagem e modifique à sua escolha (Imagem: DepositPhotos)
Pegue uma imagem e modifique à sua escolha (Imagem: DepositPhotos)

Use uma sobreposição de cores – se você não conseguir combinar uma foto com o esquema de cores que procura, esse é um ótimo truque! No seu software de design, como o Photoshop, adicione uma camada de forma ou cor sobre a imagem na cor da sua marca ou cor preferida. Em seguida, reduza a opacidade para que a imagem apareça, mas com um novo tom!

Adicione um logotipo para torná-lo único – não exagere nas imagens, mas adicionar um logotipo pequeno ajuda seus seguidores a reconhecer o seu conteúdo e clicar nele;

Cortar e aplicar zoom – se houver uma parte da foto que você não goste ou não permita que seja coesa com a sua marca, corte-a! O zoom em uma parte da imagem altera a perspectiva.
Vetores e Ilustrações são seus aliados;

É tentador focar no lado “foto” da fotografia, mas há muito mais por trás da pesquisa de palavras-chave, incluindo ilustrações e gráficos vetoriais. Você pode encontrar alguns gráficos e elementos muito legais que podem ser usados em seus designs.

O DepositPhotos tem uma área especial focada em ilustrações e vetores e pode te ajudar bastante. Você pode usar vetores para agregar suas postagens nos stories do Instagram por exemplo, e aumentar a visibilidade da mensagem que a sua marca quer enviar. 

Você pode usar vetores para agregar suas postagens nos stories do Instagram (Imagem: DepositPhotos)
Você pode usar vetores para agregar suas postagens nos stories do Instagram (Imagem: DepositPhotos)

Com essas dicas, fica muito mais fácil de utilizar serviços de um banco de imagens sem parecer genérico ou superficial, e ainda há uma grande possibilidade de engajamento do seu público com a imagem criada para a sua marca.

Gostou das nossas dicas? Deixe nos comentários se você possui alguma outra orientação para nossos leitores!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário:

Assine nossa Newsletter